Festival Visões Periféricas divulga filmes vencedores da sua 16ª edição

 


O Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A 16ª edição do festival aconteceu de forma presencial entre os dias 2 e 6 de março de 2023 sendo a sua versão on-line sendo exibida até o dia 8 de março. O festival é híbrido e gratuito para todo o Brasil. O Visões Periféricas esse ano exibiu, ao todo, 78 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens exibidos em 4 Mostras Competitivas: Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema, Panorâmica e Visorama, além da mostra Itaú Cultural Play.  A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Quézia Lopes, Júnior, José Marques de Carvalho Jr., Marcio Blanco, Marco Antônio Bonatelli e Lukas Nascimento. 

 

Além das Mostras, o festival realiza anualmente o Visões Lab, que consiste num laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que receberam uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes, selecionados em 2021 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto. Os projetos vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço.

 

No dia 6 de março o Festival realizou a sessão de premiação e divulgou os filmes vencedores da 16ª edição e o filme selecionado no Visões LAB.

 

 

 PREMIAÇÃO LAB 

 

O melhor projeto no pitching do Visões Lab 2023: Projeto Voragem


O projeto recebe: 

  • o valor de 3 mil reais pela VideoFilmes; 

  • uma vaga na disputa do Programa de Desenvolvimento de Roteiros de longas-metragens de ficção da Paradiso Multiplica;

  • Prêmio EDINA FUJII - CIARIO no valor de 10 mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, com validade de 1 ano.



2) Segunda melhor performance e projeto: Projeto Otilia ou Gabi


O projeto recebe: 

  • o valor de 2 mil reais pela VideoFilmes. 


3) Prêmio Especial Talentos Brasil, oferecido pela Têm Dendê Produções, o prêmio no valor de 2 mil reais vai para o projeto Tromso.


Premiação das Mostras Cinema da Gema e Fronteiras Imaginárias

O júri para estas duas Mostras é composto pela professora e pesquisadora, Tatiana Carvalho Rocha, e o professor e produtor, Júlio Bezerra. 



CINEMA DA GEMA 

Mostra com filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.


1) O júri oficial do 16º Festival Visões Periféricas 2023 concede o prêmio ao filme: A Jornada do Valente, de Rodrigo de Janeiro. 


Pelo seu gesto a um só tempo estético, político e fabulatório de interceder na História e dar a ela imagens e um caminho. 


Além do Troféu Mostra Competitiva Cinema da Gema, a equipe também recebe; 

  • o Prêmio EDINA FUJII – CIARIO no valor de oito mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, com validade de 1 ano;

  • e um Encode DCP para curta metragem de até 30 minutos pela Link Digital. Quem recebe esse prêmio então, é o próprio diretor do filme: Rodrigo de Janeiro. 


 

2) Menção Honrosa ao filme:  Deus Não Deixa, de Marçal Vianna. 


Pelo tom inconciliável, ao mesmo tempo doce e doído, do retrato realizado por Marçal Vianna em "Deus Não Deixa”. 


3) Júri Popular elege o filme: Poder Falar-Uma autoficção, de Evandro Manchini. 



FRONTEIRAS IMAGINÁRIAS

Mostra com filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.


1) O júri oficial concede o prêmio ao filme Ana Rúbia, de Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda. 


Pela riqueza da personagem que dá nome ao filme e a forma franca e simples com que os cineastas conseguem expressá-la, abordando de maneira complexa a questão da religiosidade. 


Além do troféu Mostra Fronteiras Imaginárias, a equipe também recebe: 

  • o Prêmio EDINA FUJII - CIARIO no valor de oito mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, com validade de 1 ano; 

  • e um Encode DCP para curta metragem de até 30 minutos pela Link Digital.



2) Menção Honrosa ao filme Anjos Cingidos, de Laercio Filho e Maria Tereza Azevedo.


Pelo diálogo inventivo para mergulho na memória e na tradição do monólogo-animação.



3) Voto Popular ao filme Em Frente, de Jonatan BT

Premiação das Mostras Panorâmica e Visorama

O júri para estas duas Mostras é composto pelo indígena e cineasta, Takumã Kuikuro, e pelo cineasta e educador audiovisual, Clementino Junior. 



PANORÂMICA 


Mostra com filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).


 1) O júri oficial concede o prêmio ao filme Cantar é Saúde Timbira, de Evandro Medeiros. 


Pelo importante registro da resistência e sabedoria dos povos originários na preservação de suas tradições na atual conjuntura, trazendo a importância da saúde e de como os saberes ancestrais colaboram no combate à pandemia de Covid-19 e aos avanços do agronegócio


O filme recebe o Troféu Mostra Panorâmica e:

  • Prêmio EDINA FUJII - CIARIO no valor de quinze mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, com validade de 2 anos.



2) O júri oficial concede Menção Honrosa ao filme Cervejas no Escuro, de Tiago A. Neves. 


Pela homenagem ao cinema enquanto linguagem e metalinguagem na construção da narrativa memorial de sua cidade. 



3) Voto Popular também para o filme Cervejas no Escuro, de Tiago A. Neves. 



VISORAMA


Mostra com filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio ou de projetos do terceiro setor.


1) O júri oficial concede o prêmio ao filme O Corre, de Gustavo Artur Rego Mariano, Gustavo Alexandre da Silva Pedro, Bruno Menezes Garcia, Giovane da Silva Lopes e. Matheus Caminsk. 


Pela abordagem direta no ato de transmitir a mensagem, trazendo outras linguagens artísticas para a construção narrativa. 


Os vencedores ganham Troféu Mostra Visorama e o: 

  • Prêmio EDINA FUJII – CIARIO no valor de oito mil reais em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE, com validade de um ano. 


2) Voto Popular para o filme Uma história sombria, muito sombria, de Luciane Maria Ferreira do Nascimento. 

 

O 16º Festival Visões Periféricas teve o patrocínio patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Rouanet, e o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio. O Festival conta com apoio do Sebrae; Projeto Paradiso Multiplica; VideoFilmes; Naymovie CiaRio; Itaú Cultural Play, IATEC /Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação; CTAV/Centro Técnico Audiovisual; AIC/Academia Internacional de Cinema; Link Digital; Canal  Like; Estação Net; Biblioteca Parque Manguinhos; CineCarioca Nova Brasília; Cineclube Subúrbio em Transe. Este evento é associado ao Fórum dos Festivais.


Comentários