Futuro Presidente da Fundação Cultural Palmares participa de evento no Rio de Janeiro e faz escuta ativa com lideranças presentes.

 



Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, em virtude do convite do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, através do Professor, Dr. Babalaô, Ivanir dos Santos para participar da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, João Jorge Rodrigues, indicado para assumir a presidência da Fundação Cultural Palmares (FCP), teve uma agenda rica de conversas.


O diálogo com representantes dos segmentos da religiosidade evangélica, muçulmana, católica, de matriz africana, entre outras, foi visível. 


Nos intervalos das mesas de discussão, João Jorge Rodrigues dedicou tempo também, para fazer escuta com as diversas liderança do setor cultural presentes ao evento, buscando fazer análise conjuntural, da cultura negra no Rio de Janeiro.



Consciente dos enormes desafios da pasta a partir do novo governo, o futuro presidente da FCP afirma que: "além de muita energia e uma nova configuração organizacional para tornar a FCP um órgão com presença efetiva em todas as capitais e seus municípios, é necessário ainda, restaurar seus  simbólicos, sua marca, sua galeria de negros que contribuíram em várias áreas, para o avanço da raça negra no Brasil e foram na antiga gestão desqualificados. Vamos trabalhar também, prestando atenção a realidade dos quilombos urbanos e das  periferias. Vamos focar nas mulheres e na juventude, facilitando a eles acesso aos recursos da ciência e tecnologia, e de forma inédita abraçar os refugiados de países negros e caribenhos que escolheram o Brasil como sua nova casa. Vamos estabelecer convênios com as entidades que tem o expertise com refugiados, para que nunca mais, tenhamos situações como a da morte brutal do nosso irmão Congolês Moise.  


Nossa Ciranda de  escuta aqui no Rio de Janeiro, e que queremos fazer em outras cidades, teve como objetivo fornecer subsídios para formar um pensamento norteador de nossas futuras ações. 



A Nova Fundação Cultural Palmares vai buscar ativamente, ser a fundação que reflita os saberes e fazeres de toda população negra. Este é meu compromisso".





Comentários