Natal solidário - 25/12 (Domingo) | Papai Noel vai distribuir presentes para crianças em Realengo - O Papai Noel Limachem Cherem vai fazer a alegria das crianças de Realengo, na Zona Oeste do Rio

 


Papai Noel Limachem Cherem vai fazer a alegria das crianças de Realengo, na Zona Oeste do Rio. Na manhã do dia 25 de dezembro, domingo, ele fará a tradicional distribuição de brinquedos. A “charrete do Papai Noel” é esperada com ansiedade pelos pequenos moradores do local. Por onde passa ele chama a atenção, todos querem ficar perto de um dos maiores símbolos do Natal.

 

Neste ano, o Desfile de Natal criado pelo produtor cultural, ator e fundador da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, completa 31 anos de existênciaA saída acontece na Rua Dilson Funaro, 23, em Jardim Novo-Realengo, a casa do Papai Noel. 

 

É o próprio Limachem, com a ajuda da Família Cherem e alguns amigos, compra e arrecada as doações de brinquedos que são entregues para centenas de crianças. 

 

“O sentimento que eu tenho é de dever cumprido. Faço visitas particulares em áreas nobres do Rio e sempre reservo parte do cachê do trabalho para comprar os presentes que distribuo para as crianças de famílias menos favorecidas. Percorrer as ruas de Realengo é levar a magia do Papai Noel para quem não possui condições de ir aos shoppings tirar fotos ou comprar lembrancinhas”, diz o ‘bom velhinho’ Limachem. 

 

A ligação de Limachem Cherem com Realengo vem da sua infância. “Eu era muito pobre, não tinha ceia de Natal, não ganhava presentes, vivia com os pés no chão por falta de sapatos. Meu brinquedo era um cavalinho de pau que minha vó fez com bambu que ela cortou no mato. Era uma infância pobre, mas sempre tive muito amor da minha família.”, emociona-se ao lembrar.

 

Desse modo, levar a alegria do Papai Noel e distribuir presentes para a meninada é, além de um ato de empatia e amor ao próximo, uma expressão de gratidão pelas oportunidades que a vida deu a ele.

 

E pensar que em 2019, Limachem Cherem, quase se aposentou por conta de um câncer no intestino. Mas ao ver as crianças perguntando pelo Papai Noel e se ele iria levar presentes, a paixão pela data e por arrancar sorrisos dos pequenos falou mais alto e deu forças para continuar levando esperança por dias melhores. 

 

Coroado de fé em sua própria cura, ele seguiu pelas ruas fazendo a alegria de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos que conservavam em seus corações a magia do Natal.

 

Os anos foram passando e atualmente o ‘Papai Noel de Realengo’ presenteia os filhos e netos daqueles que outrora foram as crianças que o aguardavam com olhinhos vidrados pelas ruas do bairro.

Homenagem às vítimas da Escola Tasso da Silveira

 

Não é só presente que o Papai Noel Limachem Cherem distribui, ele também entrega amor, acolhimento e paz. 

 

Durante o percurso, Limachem faz duas pausas: A primeira em frente a Escola Municipal Tasso da Silveira, onde 12 estudantes foram mortos a tiros em um atentado realizado por um ex-aluno do colégio, em 7 de abril de 2011.

 

A segunda parada acontece no monumento de bronze construído em homenagem às vítimas na Praça Anjos da Paz, batizada com esse nome pela Prefeitura do Rio em memória aos adolescentes Karine, Rafael, Igor, Samir, Laryssa Martins, Milena, Gessica, Bianca, Mariana, Luiza, Laryssa Atanázio e Ana Carolina, que na época tinham entre 12 e 15 anos de idade.

Nos dois locais, as preces do Papai Noel são um gesto de consolo e acolhimento para as mães e familiares dos estudantes.

Transformação começa nos primeiros minutos da manhã

 

A transformação de Limachem Cherem em Papai Noel começa cedo, e mesmo no calor do Verão em Realengo, ele se veste com um figurino completo: roupa de veludo vermelha e branca, barba e cabelos branquinhos, cinto, luvas brancas, gorro e, claro, o saco de presentes. Nada desanima o ‘bom velhinho’.

 

Até aqui, tudo absolutamente normal para o dia natalino de 25 de dezembro, a não ser por um detalhe inusitado: no lugar do trenó puxado por nove renas, o ‘bom velhinho’ sai pelas ruas do bairro acompanhado pelo simpático cavalo Chocolate que, vestido a caráter, puxa a “charrete do Papai Noel”.

 

“Há 30 anos encerro as festividades de Natal com a sensação de dever cumprido. Em 2020 e 2021 foram anos difíceis por conta da pandemia do Covid-19, mas agora, com todas as vacinas em dia, é maravilhoso ter contato com as crianças e suas famílias. Agora, em 2022, será o Natal do Abraço, que é o que as pessoas precisam neste momento. Carinho, atenção e afeto ajudam a fazer o dia melhor", celebra Limachem Cherem, que a cada item retirado do saco ouve gritos de alegria.

 

A distribuição de presentes para crianças em Realengo também configura o encerramento das atividades e trabalhos da Escola de Papai Noel do Brasil, que neste ano formou 40 novos Papais Noéis para atuar em shoppings do Rio, empresas, escolas e eventos particulares. Em 30 anos de fundação, Limachem Cherem já formou mais de mil ‘bons velhinhos’ nos cursos gratuitos promovidos pela entidade realizados normalmente no mês de outubro.

 

HO! HO! HO! HO!

 

SERVIÇO: Saída da Rua Dilson Funaro 23 - Jardim Novo- Realengo (casa do papai noel).

Primeira parada -  Escola Tássio da Silveira e depois na Rua Vieira de Araújo 29

 


 

Conheça a Escola de Papai Noel do Brasil

Prestes a completar 30 anos de existência, a Escola de Papai Noel do Brasil já formou mais de 1000 bons velhinhos. São pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem tudo sobre Papai Noel e conquistam a possibilidade de fazerem uma renda extra na época do Natal, que pode chegar a R$ 15 mil por 40 dias de trabalho. Além de orientações sobre como tratar as crianças e suas famílias, o curso oferece aulas de interpretação teatral, improvisação, canto e músicas natalinas, oratória, trabalho corporal, maquiagem e figurinos, cuidados com a barba, oficina de brinquedo e aulas básicas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)

 

Quem é a Família Noel Cherem

Limachem Cherem, nome artístico de Sebastião Benedito Cherem, 66 anos, é o idealizador da Escola de Papai Noel do Brasil. Ator, produtor cultural, autor de teatro e empresário, ficou conhecido no cenário circense como Palhaço Cherem. Além disso, por 22 anos Limachem foi empresário e parceiro do palhaço Carequinha, um dos mais notórios palhaços brasileiros que faleceu aos 90 anos, em 5 de abril de 2006. 

 

A esposa de Limachem Cherem é a figurinista Fátima Cherem, responsável pela criação dos trajes natalinos dos ‘bons velhinhos’. Já Sluchem Cherem, filha de Limachem, é especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, mestre em Cultura e Territorialidades e trabalha como produtora cultural na empresa do pai, a Tapume Produções. Slanny Cherem, também filha do ator, além de enfermeira, é coordenadora da Escola de Papai Noel do Brasil e ajudante de Papai Noel.

 

 

Comentários