Grupo Zumb.boys convida artistas da dança de todo o Brasil para o curso online “Jeito Zumb.boys”

 Pessoas interessadas em dança de todo o Brasil podem se inscrever para participar do curso online promovido pelo Zumb.boys. O grupo compartilhará sua metodologia em dança desenvolvida na periferia, buscando inspirar novas formas de produzir arte e experiências coletivas.

 


Grupo Zumb.boys convida artistas da dança de todo o Brasil para o curso online “Jeito Zumb.boys”


Até o dia 17 de novembro de 2022, estão abertas as inscrições para o curso “Jeito Zumb.boys”, um curso online gratuito, promovido pelo premiado Grupo Zumb.boys, da Zona Leste de São Paulo, que compartilhará a metodologia construída ao longo de sua trajetória de quase vinte anos de pesquisa em dança cênica.


Ao todo estão disponibilizadas 50 vagas gratuitas para pessoas interessadas em dança de qualquer lugar do Brasil e as inscrições podem ser realizadas através do link: https://cutt.ly/curso_jeitozb ou através do Instagram @zumbboys (link disponível na bio). 


Com início no dia 21 de novembro e término em 10 de dezembro, o curso “Jeito Zumb.boys” terá 20 horas de duração, com conteúdos previamente gravados, que poderão ser acessados pelos participantes a qualquer momento, e também encontros online ao vivo para diálogo e aproximação direta com integrantes do grupo, com possibilidade e abertura para aprofundamento dos conteúdos.


Ao longo deste período, os participantes entrarão em contato com o Método Zumb.boys, uma metodologia de ensino que busca estimular e provocar as pessoas envolvidas a se aproximarem de investigações corporais e de jogos coreográficos, inspirando um estado de sensibilidade e percepção para novas formas de produzir arte e experiências, em consonância com o espaço e seus elementos.


“Queremos trazer para esses encontros a possibilidade de diálogo e partilha sobre contextos que antecedem a criação, modos de produção em processos criativos, com recortes específicos e abordagem dos elementos desenvolvidos, para estabelecer escolhas estéticas ao ir para cena”, comenta o grupo.   





Sobre o Método Zumb.boys 


Ao registrar suas memórias criativas, o grupo buscou construir narrativas que pudessem contribuir e reverberar em um pensar futuro nas danças, que surge de uma estética urbana/periférica, numa perspectiva contemporânea

 

“Atualmente o Zumb.boys têm suas referências em dança, mas no início quando começamos a querer entender e fazer parte desse processo de produção artística, do pensar a dança, não tínhamos registros de tais referências, de grupos periféricos e/ou de danças urbanas que realizavam ou compartilhavam seus processos de pesquisa e fomos levados a desenvolver nosso próprio fazer”, explica o grupo.

 

O interesse em produzir e compartilhar esses procedimentos e conteúdo desenvolvido no grupo tem por base o fortalecimento das identidades periféricas a partir de uma percepção e uma ótica de danças que acontecem e são influenciadas pelas discussões das “margens” – periferia. 

 

“Mesmo hoje, com quase duas décadas que iniciamos nossa trajetória, ainda são escassos os registros no cenário das danças que acontecem nas margens. A condição de marginalidade da dança produzida nas periferias ainda é uma realidade. Neste sentido, trazer o olhar para as metodologias desenvolvidas na periferia, que se constroem e se modificam, é uma peça fundamental para o processo de reflexão, pesquisa e criação”, finaliza o grupo.


A ação faz parte do projeto “Solos de Laje” contemplado na 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.


Sobre o Grupo Zumb.boys

O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança, participando do processo criativo de importantes companhias. O grupo tem como base de pesquisa da sua criação e dos seus trabalhos, a dança breaking.

 

Em 2016, com o espetáculo “O que se Rouba” recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz. E “Dança por Correio” foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  

 

Em 2017, foi indicado ao Prêmio APCA como Melhor Espetáculo, por “O que se Rouba” e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, com “Mané Boneco”.

 

Mais informações: facebook.com/grupozumbboys  e @zumb.boys





SERVIÇO: Curso Online “Jeito Zumb.boys” 

Com Grupo Zumb.boys 

Sinopse: Curso online onde será compartilhado o Método Zumb.boys, que vem sendo desenvolvido junto à trajetória do Grupo Zumb.boys na pesquisa em dança cênica. A metodologia busca estimular e provocar as pessoas envolvidas a se aproximarem de investigações corporais e de jogos coreográficos, inspirando um estado de sensibilidade que as levem a perceber novas formas de produzir arte e experiências, em consonância com o espaço e seus elementos. O curso será composto por conteúdos previamente gravados e também com encontros online ao vivo.

Vagas: 50 vagas gratuitas

Período de inscrições: até 17 de novembro de 2022 

Inscrições através do link: https://cutt.ly/curso_jeitozb ou através do Instagram @zumbboys (link disponível na bio). 

Realização do curso: 21 de novembro a 10 de dezembro de 2022 (20 horas de duração)

Outras informações: as aulas gravadas serão disponibilizadas em plataforma destinada para cursos online e poderão ser vistas a qualquer momento e as aulas online ao vivo serão realizadas via Plataforma Zoom.

Haverá entrega de certificado para alunos que completarem ao menos 70% da grade do curso, ou seja, 14 horas.

Comentários