Vida de Circo | Cia Circodança homenageia artistas itinerantes

     

O espetáculo, que está em cartaz há sete anos, retorna a São Paulo unindo pessoas com e sem deficiências no palco, através da história de uma trupe que viaja por todo o país - Foto: Paulo Barbuto

O que pode ser real e ao mesmo tempo ilusão debaixo de uma lona? Com o objetivo de aproximar o público do universo circense, “Vida de Circo”, premiado espetáculo da Cia. Circodança Suzie Bianchi, cumpre temporada durante o mês de outubro em São Paulo. As apresentações acontecem nos dias 8 e 9 de outubro às 16h no Teatro Arthur de Azevedo e entre os dias 22 e 30 de outubro, com sessões sábados e domingos, às 16h, no Teatro Paulo Eiró. A entrada é franca e os ingressos precisam ser retirados com uma hora de antecedência no local. Todas as apresentações contarão com tradução para Libras.

 

O espetáculo, que está em cartaz há sete anos, retorna a São Paulo unindo pessoas com e sem deficiências no palco, através da história de uma trupe que viaja por todo o país. “Ficamos quase dois anos sem circular com o espetáculo por conta da pandemia de Covid-19 e esse retorno de turnê é de extrema importância para a sobrevivência da nossa trupe. Nossa perspectiva é de continuidade, com o objetivo de levar a inclusão, a diversidade e acessibilidade para as pessoas com e sem deficiência”, pontua Suzi Bianchi, fundadora da Cia, que completa 35 anos em 2022.

 

O espetáculo, que rendeu ao grupo o I Prêmio Arte e Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, mescla danças, esquetes e uma variedade de números circenses para prestar uma homenagem aos artistas que excursionam pelo país diariamente, levando arte e cultura. 


A circulação atual teve início em Diadema e passará, ainda neste ano, por Suzano, Salvador, Feira de Santana, Mauá, Registro e Mogi das Cruzes. A segunda etapa da circulação ocorrerá em 2023, visitando mais 5 cidades do interior paulista. 

 

A circulação do espetáculo ‘Vida de Circo’ é realizada pela Cia. Circodança Suzie Bianchi, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com incentivo da Unilever e do Grupo Carrefour. A produção é da Líria Cultural e da Pomeiro Gestão Cultural.

 


Vida de Circo rendeu ao grupo o I Prêmio Arte e Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo - Foto: Paulo Barbuto

 

Sobre a Cia. Circodança Suzie Bianchi

A Cia. Circodança Suzie Bianchi possui ampla trajetória na criação de espetáculos de circo e dança que integram na cena artistas com e sem deficiência. Em 35 anos, criou espetáculos como “A Roda” (2011), “Los Hermanos” (2009) e “Vida de Circo” (2015), trabalhos que participaram de eventos importantes, como Festival Paulista de Circo (SP), Festival Ispiai (MT), o Festclown (DF); o Palco giratório do Sesc (RO), Santa Maria Sesc Circo (RS), Festival Internacional Fusion (Madrid, Espanha), Noite de Gala do Circo - Theatro Municipal (SP), FIC – Festival Internacional de Circo (SP), entre outros. Foi premiada com o I Prêmio Arte e Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e pelo eixo Premiação Circo do Proac Expresso LAB, através do qual publicou o livro “Memórias Poéticas da Diversidade”, em que revisita e rememora seus quase quarenta anos de trajetória.

 

Sinopse “Vida de Circo”

O espetáculo narra a história da cigana Laura, que convida o público a conhecer o cotidiano de quem vive sob uma lona de circo por meio de números aéreos como a lira, o tecido, o trapézio, as acrobacias de solo, alguns esquetes de clown e coreografias de dança contemporânea e de salão. O que pode ser real, e ao mesmo tempo ilusão? Onde o cotidiano é repleto de amor, coragem e poesia? Onde o homem pode voar sem ter asas e dançar sem ter chão? Respeitável público: sejam bem-vindos a este palco de sonhos reais! Seja bem-vindo ao picadeiro da “Vida de Circo”!  

 

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Carlos Amorim

Criação Coreográfica: Alberto Garcya, Suzie Bianchi e Wilson Helvécio.

Criação Números Aéreos e Técnico Circense: Flávio Santos

Elenco: Alberto Garcya, André Schulle, Flávio Santos, Giovanni Venturini, Juliana Daibert Padula, Melina Gomes Mesquita, Paloma Nogueira Fonseca, Rafael Barbosa, Suzie Bianchi e Wilson Helvécio.

Figurinos: D’Cajas Vestuário Cênico

Cenografia: Ari Buccione

Sonoplastia: Samir El Shaer

Iluminação: Ari Buccione

Ilustração Cenário: Rica Ramos

Adaptação e Operação de Luz: Sylvie Laila Choffat

Operação de Som: Samir El Shaer e Veri Ravizza

Tradução para Libras: Fabiano Campos

Direção de Produção: Igor Augustho e Lydia Arruda

Assessoria Jurídica: Alber Sena

Identidade Visual: Pablito Kucarz

Assessoria em Marketing Digital: Platea Comunicação e Arte

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Criação e Edição de Vídeo: Pantomima Post Produções (Samir El Shaer e Veri Ravizza)

Registro Fotográfico: Paulo Barbuto

Realização e Produção: Líria Cultural e Pomeiro Gestão Cultural

Realização e Criação: Cia. Circodança Suzie Bianchi

 

Serviço
Vida de Circo - Cia. Circodança Suzie Bianchi
Apresentações:

Dias 8 e 9 de outubro às 16h Teatro Arthur de Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP)

Dias 22, 23, 29 e 30 de outubro às 16h | Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo - SP)

 

Duração: 50 minutos | Classificação: Livre
Ingresso: Entrada Franca - Retirada de ingressos 1 hora antes no local.

 

* Todas as apresentações contam com tradução para Libras


Comentários