Com apoio do Instituto Procomum, Grupo "Mulheres Grandes Guerreiras" realiza desfile de moda com moradores da Bacia do Mercado

                COM APOIO DO INSTITUTO PROCOMUM, GRUPO

“MULHERES GRANDES GUERREIRAS” REALIZA DESFILE DE MODA
COM MORADORES DA BACIA DO MERCADO


Evento, gratuito, acontece no sábado, 29 de outubro, às 14h, no Instituto Procomum e
apresentará o resultado de uma oficina de costura que reúne homens e mulheres trans
 

Em processo de retomada das atividades presenciais, o Instituto Procomum realiza uma série de encontros e atividades a partir da atuação dos grupos de trabalho que atualmente ocupam sua sede (R. Sete de Setembro, 52, Vila Nova), em Santos (SP). A programação, gratuita e aberta ao público, contempla segmentos como arte, cultura popular, tecnologia, permacultura, economia solidária e moda, entre outros.

 A produção é resultado de uma chamada pública realizada pela organização, que recebeu 45 propostas de grupos de trabalho. Trinta deles foram formados e hoje movimentam o espaço.  

 No dia 29 de outubro, sábado, às 14h, um desses núcleos de trabalho, o grupo Mulheres Grandes Guerreiras - formado em sua maioria por homens e mulheres trans que habitam a região da Bacia de Mercado, uma das áreas de vulnerabilidade social da cidade de Santos -  apresentará um desfile de moda com peças e acessórios confeccionados durante os encontros periódicos que têm realizado no Instituto Procomum.

O evento, que se estenderá das 11h às 20h, contará ainda com oficinas de pintura intuitiva e amigurumi e a participação de outros dois Grupos de Trabalho, Oju Obá (maracatu) e Reexistir (hip-hop e poesia falada).

 Idealizadora do grupo Mulheres Grandes Guerreiras, a pedagoga e artesã Roberta Antunes atribui sua criação à necessidade de contrapor as dificuldades que as participantes enfrentam no dia a dia por conta de sua identidade de gênero. “A ocupação do ateliê de costura, assim como a produção e a apresentação das peças em um desfile aberto ao público, é uma forma de combater a invisibilidade que muitas vezes os atinge ”, reflete.

 Roberta traz sua própria vivência como fonte de inspiração para as demais participantes. Ela viveu em um cortiço no Centro de Santos após a separação dos pais e, após o fim do próprio casamento, aos 25 anos, começou a trabalhar como faxineira e voltou a estudar. Formada em Pedagogia, trabalhou em outras funções até que decidiu empreender como artesã. “Assim nasceu o Pano da Terra e a decisão de passar meu conhecimento adiante”, conta.

 Outras histórias marcantes de superação também serão celebradas na passarela. Casos, por exemplo de Kátia Paiva Deniz, a Mãe Kátia, mulher trans que já foi moradora de rua e hoje vive de seu trabalho como mãe de santo em uma religião de matriz africana; ou Maria Lúcia Ferraz, a Dona Lúcia, que abandonou sua profissão de enfermeira por problemas pessoais, mas recomeçou como auxiliar de limpeza e conseguiu se aposentar, entre outras.

 O impacto das ações do Grupo de Trabalho Mulheres Guerreiras, inclusive, já tem atraído mais interessados, o que deve proporcionar a abertura de novas turmas em breve.

 Outras ações no Instituto Procomum

 Ao longo do mês de outubro, outras ações movimentaram o Instituto Procomum. No último dia 13, por exemplo, o Lab Procomum recebeu a visita de alunos da Escola Portuguesa, também da Vila Nova, por ocasião do Dia das Crianças, contando com os grupos de trabalho ComumNidades e Circo com Vida como anfitriões.

 Já entre os dias 18 e 20 de outubro, o Instituto promoveu a ativação de sua web rádio, com transmissão online e via streaming. Na ocasião, o convidado para uma oficina de comunicação livre foi  o artista-ativista malasiano radicado em Berlim, Sumugan Sivanesan. Também ocorreram na sede do Instituto uma oficina de malabares e o encontro “HIV é Vida”, com o grupo Posithivas da Baixada Santista.

 

Outras atividades acontecem de forma periódica, como a disponibilização semanal dos ateliês ao público (“Ateliês Abertos”), que pode usufruir do espaço livre e gratuitamente; a ação “Biblioteca Viva”, projeto para a construção de uma biblioteca no Instituto; aulas de capoeira e de inglês; e a Oficina Cartolagem com o grupo Lumina, que cria artesanatos com material reciclável.
Sobre o Instituto Procomum Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes. Site: www.procomum.org | Instagram: @procomum.

 

INSTITUTO PROCOMUM
DESFILE GRUPO DE TRABALHO “MULHERES GUERREIRAS”
Sábado, 29 de outubro de 2022, 14h.
Entrada Franca.
Local: Instituto Procomum
R. Sete de Setembro, 52 - Vila Nova - Santos.

Comentários