Espetáculos/dança - Teatro Municipal de Ubatuba


A Companhia de Danças de Diadema apresenta dois espetáculos, da diretora e coreógrafa Ana Bottosso, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba, SP, com ingressos gratuitos. A montagem Antropo100 - De Cascudo a Eros tem sessão no dia 17 de setembro (sábado, às 20h). E SCinestesia, no dia 18 de setembro (domingo, às 19h).

 

A Companhia de Danças de Diadema tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

 

Antropo100 - De Cascudo a Eros

 

Antropo100 - De Cascudo a Eros – que integra projeto contemplado pelo edital ProAC 35/2021 - Projetos Culturais / 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922 - é uma obra coreográfica idealizada pela coreógrafa Ana Bottosso com a essencial colaboração dos artistas intérpretes criadores da Companhia de Danças de Diadema. Apoiando-se nas tendências de miscigenação das linguagens do corpo - como tecidas por Eros Volúsia (1914-2004), a dançarina, e contidas em registros literários de Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), sobre a história dos gestos na cultura brasileira - a obra vislumbra trazer à cena a reflexão artística oriunda de efemérides da década de 20 do século passado.

 

Na Ânsia Azul de fazer uma Dança Selvagem, acompanhada por um Batuque (referências às coreografias de Eros)contamos nossas histórias por meio dos gestos que transitam entre o cotidiano e o expressivo. Olhar para nossos movimentos o mais internamente possível, e perceber sua potência, eventualmente nos impulsiona a movimentar e modificar barreiras que não nos convém.    

 

FICHA TÉCNICA - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Loop B. Desenho de luz: Alexandre Zullu. Assistente de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Figurino: Salomé Abdala. Assistente de figurino: Caio Katchborian. Estampa: DaCota Monteiro. Cenografia: Marcos Sanches e Patrícia Lopes. Pintura cenográfica: Rafael Boese. Art designer: Tono Guimarães. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professores de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Professor de view points: Bruno de Oliveira. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em yoga: Daniele Santos. Professora convidada: Daniela Moraes (Improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila.

 

SCinestesia

 

Com direção geral e concepção coreográfica da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, SCinestesia transita pelo universo do surrealismo, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação do músico e compositor Luciano Sallun na criação da trilha sonora.

 

A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia de Danças de Diadema. O título “SCinestesia” surge da exploração dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). Materializados nos corpos e na cena, ambos os significados dissolvem as fronteiras entre dentro e fora, objetivo e subjetivo, consciente e inconsciente, incorporando ainda mais o universo surreal buscado. No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros. Eles podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.

 

Esta apresentação integra projeto contemplado pelo edital ProAC 05/2021 – Dança Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.




 

FICHA TÉCNICA | SCinestesia - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Luciano Sallun. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Confecção de figurinos: Zezé de Castro. Art designer: Tono Guimarães. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.




 

Serviço

 

Companhia de Danças de Diadema

 

Dia 17 de setembro. Sábado, às 20h

Espetáculo: Antropo100 - De Cascudo a Eros

Duração: 50 min. Classificação: Livre.

 

Dia 18 de setembro. Domingo, às 19h

Espetáculo: SCinestesia

Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

 

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Praça Exaltação à Santa Cruz, 22 - Centro. Ubatuba/SP.

Ingressos: Gratuitos.

@teatromunicipalpedropauloteixeirapinto.

Comentários