Espetáculo Macunaíma Ganha Coleção Digital do CPT_SESC


A partir de 13 de setembro de 2022, pesquisadores, estudiosos, profissionais das artes cênicas e interessados poderão acessar o acervo na plataforma Sesc Digital


Cena do Carnaval na peça Macunaíma (1984) - Foto: Paquito | Imagens: aqui  

No mês dos seus 40 anos, o Centro de Pesquisa Teatral (CPT_Sesc) lança a Coleção Macunaíma, montado em 1978 e 1984, versão cênica do livro homônimo de Mário de Andrade, dirigida por Antunes Filho, que integra o acervo digital das Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, realizado pelo Sesc Memórias.  

 

A mostra de caráter fotográfico e documental estará disponível na plataforma Sesc Digital a partir de 13 de setembro (terça-feira), e apresenta fotos de cena, material gráfico - inclusive de divulgação de apresentações da peça no exterior - e fotos de figurinos da montagem de 1984, registradas pelo fotógrafo Bob Sousa, no palco do Teatro Sesc Anchieta, com produção de Sergio Silva e da equipe do Sesc Memórias e iluminação cênica de Marco Aurélio Olimpio. 

 

No acervo, é possível acessar/visitar/conhecer o figurino construído de forma coletiva, e que foi sendo adaptado ao longo das turnês e na última montagem de 1984. Não havia uma modelagem específica, hoje tão personalizada; era artesanal, com muitas cores que remeteram à fauna e à flora, tecidos e aviamentos não mais usados atualmente, além de materiais simples como folhas de jornais, segundo relato da equipe de restauro do CPT_SESC. 

 

O figurino do espetáculo teve destaque pela irreverência de Antunes, que inovou com elementos de características brasileiras, trazendo a nudez e a diversidade de diferentes camadas sociais retratadas nos trajes e no cenário, utilizando uma estética em um período que não era comum esse tipo de abordagem. 

 

O público conta também com vídeos explicativos sobre as etapas de construção do acervo, processo coordenado pelo Sesc Memórias, e realizado por uma equipe de pesquisadores, historiadores e profissionais especializados em restauro, sob a supervisão de J.C. Serroni, cenógrafo, figurinista e responsável pela criação de cenários e figurinos de peças de Antunes Filho. 



Coleção Macunaíma - foto Bob Sousa 

Com a finalidade de preservar o patrimônio histórico e disseminar sua memória, permitindo o acesso dos diferentes públicos ao acervo, o trabalho teve como ponto de partida a pesquisa, e seguiu com processos de inventário, higienização, registros fotográficoscatalogação, entre outras. Para mais informações sobre o acervo, pesquisas e dados técnicos, os interessados podem contatar o Sesc Memórias pelo e-mail sescmemorias@sescsp.org.br

 

MACUNAÍMA 

 

Narrativa de caráter mítico, Macunaíma é uma tentativa de construção do retrato do povo brasileiro, por meio do herói sem caráter, imerso em elementos da cultura indígena e afro-brasileira. Porém, o que encantou o público no espetáculo foi a forma como Antunes Filho trouxe seu enredo ao palco, utilizando diferentes referências folclóricas e não fixando o personagem numa região brasileira específica, tornando, assim, a carnavalização a essência da peça, como cita Sebastião Milaré no livro Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho (2010). 

 

Sua estreia aconteceu em 15 de setembro de 1978, no Theatro São Pedro, com o grupo Pau-Brasil, que passou a se chamar Grupo de Teatro Macunaíma, devido ao sucesso da peça. Anos depois, em 1984, a segunda montagem estreou no Teatro Sesc Anchieta, ao lado de Romeu e Julieta, e Nelson 2 Rodrigues, como parte do Teatro de Repertório - uma peça por semana - inaugurando a programação de espetáculos do CPT

 

Apresentada em mais de 10 países, Macunaíma é considerada por muitos como a peça mais importante de Antunes Filho, que marcou sua trajetória como diretor. Ao todo, foram cerca de 900 encenações, participando de festivais e recebendo prêmios nacionais e internacionais, como Melhor Espetáculo, pela APCA, em 1978, e Prêmio de Teatro da Espanha El espectador y la Crítica, na categoria Melhor Espetáculo do ano, em 1982, Prêmio Ollantay, da Venezuela, em 1987, entre outros. 

 

Serviço 

COLEÇÕES E ACERVOS HISTÓRICOS CPT_SESC - MACUNAÍMA 

Disponível na plataforma Sesc Digital a partir de 13 de setembro de 2022 

Acervo digital do espetáculo Macunaíma com fotos dos figurinos de 1984, documentos e peças gráficas das montagens de 1978 e 1984, em diferentes idiomas, além de relatos da montagem e do processo de construção do acervo.  

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC   

  

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de 13 espetáculos: A Hora e Vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, fotos essas que são hoje o fio condutor das Coleções.    

 

Sobre o Sesc Memórias   

  

Implantado e coordenado pela Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo, o Sesc Memórias é um programa que desde 2006 atua na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, ações programáticas, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.   

 

CPT_SESC - 40 ANOS 

  

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado. A programação apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.   

  

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpte nas redes sociais:   

 Instagram.com/cptsesc   | facebook.com/cptsesc   

Twitter.com/cptsesc |  Youtube.com/cptsesc   

  


Comentários