(27/9) Terça aberta no Kasulo -Thais Ponzoni, Cassiano Fraga e Lucas Guilherme Sollar

 

  Ponzoni em “Bailarina Fulera” /Foto : Paulo Cesar Lima 

Uma bailarina e dois atores levam seus trabalhos para a Terça Aberta no Kasulo, no próximo dia 27 de setembro, às 19h: Thais Ponzoni dança sua “Bailarina Fulera”, na caixinha de música; Cassiano Fraga mostra “A Fome", o segundo de três capítulos do espetáculo em construção "Leti”; e Lucas Guilherme Sollar apresenta “?Qualé m(eu) selfie”, uma experiência que investiga a comicidade dentro dos campos da performance e do teatro. A entrada é gratuita e os ingressos também podem ser reservados no site da companhia: www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta

Em “Bailarina Fulera”, Thais Ponzoni (des)constrói imagens em torno da figura da bailarina, Utiliza uma barra de balé para realizar movimentos de instabilidade, resistência e deslocamento. Pastiches, paródias e delírios surgem da narrativa sonora e de movimentos corporais, que relembram alguns treinamentos de técnicas de dança, no intuito de brincar com um imaginário específico de dança.

A partir de um mergulho autoficcional, Cassiano Fraga funde fantasia e realidade para contar a história de um desejo e suas cicatrizes em "LETI - A Fome". Este segundo capítulo é um quadro composto de fragmentos de sonhos e memórias, que desenham a beleza da libido humana para evidenciar o preconceito e denunciar a homofobia. 


Leti / Cap. 2 / A Fome / Cassiano Fraga /Foto Leandro Azevedo


Com relatos verdadeiros e auto-ficcionais, Lucas Guilherme Sollar propõe, em “?Qualé m(eu) selfie”, reflexões sobre o "eu artista" e questões referentes a sua saúde mental. Através da criação de uma atmosfera de humor indigesto, que joga luz sobre os problemas psicossociais enfrentados por cada vez mais pessoas nos dias de hoje, o público é convidado a se questionar sobre os limites entre ficção e realidade na cena que está sendo apresentada.

Na sequência, começa uma boa  conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, que dirige a Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto.

Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.

_____________________________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

27/9 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Thais Ponzoni (“Bailarina Fulera), Cassiano Fraga ("LETI – Cap. 2 - A Fome") e Lucas Guilherme Sollar (“?Qualé m(eu) selfie”)

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Kasulo - Espaço de Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares

Ingressos: Grátis - reservas  www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta

Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos 

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

 

Um pouco dos artistas:

Thais Ponzoni desenvolve sua pesquisa a partir das relações entre dança e artes visuais, expandindo as fronteiras do que é considerado uma obra coreográfica. Participa do dueto Díade, de dança e música, com o artista sonoro Romulo Alexis, e integra o Coletivo Fiat Lux de Cinema Experimental. É pesquisadora e produtora das performances: “Gancho”, “Bailarina Fulera”, “Enxerto Custom” e “Afrodite Caótica”.

Ator e pesquisador das artes da cena, Cassiano Fraga desenvolve sua pesquisa de doutoramento no Instituto de Artes da UNESP, sobre possíveis aproximações entre a perspectiva decolonial, o movimento LGBTQI+ e as narrativas autoficcionais nas artes cênicas. É cofundador do Gana Coletiva e artista colaborador do Santa Víscera Teatro. Trabalha também como professor de canto e produtor de eventos.

Lucas Guilherme Sollar é ator, palhaço e diretor. Nascido em Boituva (SP) iniciou seus estudos nas artes do palco com o grupo Teorema, que pesquisava as obras de Augusto Boal. Estudou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Em São Paulo, deu início à Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria. Daí surgiu o ‘Lona de Quebrada’, projeto em parceria com Paloma Pedroso, atuante no interior e nas periferias de São Paulo. É diretor da Cia. Quase Poética de Teatros, grupo que investiga a comicidade na performance. Cursa Direção Teatral na SP Escola de Teatro e é professor na EDA - Escola de Desenvolvimento Artístico.

 

Qualé meu selfie / Lucas Guilherme /  Sollar 2
Ficha técnica:

“Bailarina Fulera”

Concepção, pesquisa e dança: Thais Ponzoni

Fotografia: Paulo César Lima

Audiovisual e trilha sonora: Thais Ponzoni

Iluminação: Analu

Duração: 25 minutos

"LETI - Capítulo 2: A Fome"

Direção, dramaturgia e atuação: Cassiano Fraga

Provocação física: Andrew Tassinari

Iluminação: Thatiana Moraes

Sonoplastia: Renato Navarro

Assistência de direção: Patrícia Soso

Vídeo-arte e fotografia: Leandro Azevedo

Realização: Gana Coletiva

Duração: 25 minutos

“?Qualé m(eu) selfie “

Intérprete: Lucas Guilherme Sollar

Produção: Carlo Cirenza

Operador de som e luz: Gabriel Labaki

Duração: 20 minutos

  

 

Comentários