Teatro e festa: Rosas Periféricas - junho

 


Atuante na zona leste paulistana, o Grupo Rosas Periféricas encerra, em junho, o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro, iniciado em 2021. No dia 10/6 (sexta, às 15h) tem sessão online do infantil Ladeira das Crianças – TeatroFunk, pelo YouTube e Facebook do grupo.  E, fechando a programação, acontece a Festa-Exposição, no dia 25/6 (sábado, às 19h30), na sede da trupe, aberta à comunidade para celebrar o sucesso do projeto.

 

Festa-Exposição traz exibição de um documentário produzido durante a realização, que será disponibilizado também no YouTube. Um livro será lançado com a trajetória do Rosas Periféricas, histórias das produções e depoimentos, que será distribuído gratuitamente, inclusive em bibliotecas municipais, principalmente na zona leste da cidade. Uma exposição de fotografias traz registros poéticos do grupo e imagens dos eventos que aconteceram durante a programação, e o Sarau da Antiga

28 acontece inserido no contexto do evento.

 

O Grupo Rosas Periféricas atualmente é formado por Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

 

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk

10 de junho. Sexta, às 15h

Exibição online: Facebook/ rosas.perifericas e Youtube/Grupo Rosas Periféricas 

Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre.

 

Em Ladeira das Crianças - TeatroFunk, o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk. No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. A peça, dirigida pelo coletivo, estreou em 2019, quando o grupo completou 10 anos. Investigando o próprio território, os integrantes perceberam a importância das crianças para formação de um público periférico e, junto com elas, da valorização da linguagem do funk na região.

 



Texto: Grupo Rosas Periféricas - livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Fotos: Andressa Santos e Allan Bravos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.

 

Festa-Exposição: Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro

25 de junho. Sábado, às 19h30

Sede do Grupo Rosas Periféricas

Rua Redução de Guarambaré, 39 – Parque São Rafael (ZL). SP/SP.

Grátis (aberto ao público). Duração: 2h. Classificação: Livre.

 

Lançamento de livro e exibição de documentário, intitulados “Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro”, exposição de fotografias (registros do projeto) e sessão do Sarau da Antiga 28.

 

O projeto

 

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro foi concebido para festejar os 10 anos que o Grupo Rosas Periféricas completou em 2019, sendo contemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A programação - toda gratuita - trouxe uma mostra de repertório próprio, além de apresentar trabalhos de companhias parceiras, pesquisas e vozes inspiradoras para o coletivo. Realizado durante a pandemia, a programação aconteceu ora remotamente (principalmente na fase inicial) ora presencialmente. Durante as duas primeiras etapas foram apresentados em sessões online os espetáculos montados pelo Rosas Periféricas, entre 2009 e 2019: Vênus de Aluguel, Rádio Popular da Criança, Narrativas Submersas, Lembranças do Quase Agora, Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças - TeatroFunk, além da performance Fêmea e da leitura dramática de A Mais Forte.




 

O projeto também recebeu espetáculos de grupos e coletivos em apresentações virtuais: As Caracutás, FemiSistah, O Buraco d’Oráculo, CTI - Companhia Teatro da Investigação, Grupo Pandora e Cia. Bendita. Rodas de Conversa trouxeram diálogos e discussão sobre o direito de todos à arte e à cultura, mediadas por Marta Baião e Fernanda Haucke. Oficinas Artísticas para crianças e jovens fizeram parte da programação: Construção de Rimas (Fanieh), Passinho (Pablinho IDD), História do Funk (Renata Prado), Escrita Criativa - Cenopoesia (Jô Freitas), Brincadeiras de Rua (Fellipe Michelini) e Percussão Afro-brasileira (Adriana Aragão). E encontros com 12 saraus tradicionais paulistanos, intensificou a pesquisa para aprimorar o Sarau da Antiga 28: Cooperifa, Urbanista Concerto, Sarau no Kintal, Elo da Corrente, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Comungar, Sarau do Vale, Sarau da Brasa, Sarau Tem Coragem!?, Segunda Negra e Slam da Guilhermina.

 

A última etapa, em 2022, trouxe uma circulação do espetáculo Ladeira das Crianças - TeatroFunk pelas periferias da cidade (zonas leste, oeste, norte e sul), além de sessões online, uma temporada do Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas), que foi reformulado a partir dos encontros realizados em 2021, e, fechando as comemorações, a Festa-Exposição na sede do grupo (na ZL).

 

 

Comentários