Dança: Espetáculo discute racismo religioso e diferentes relações com o sagrado

 Ouvindo Passos Cia de Dança estreia espetáculo que versa sobre racismo religioso e diferentes possibilidades de relação com o sagrado

Processo de pesquisa adentrou territórios de religiosidades católica, candomblecista, evangélica, muçulmana e guaranis mybiá


São Paulo, maio de 2022. Neste sábado (21), a Ouvindo Passos Cia de Dança estreia seu novo espetáculo Fé – um lugar onde o tempo para. Em formato solo, protagonizado pela dançarina e pesquisadora Paula Salles, a obra propõe um diálogo inter-religioso que encurte distâncias na tentativa de contribuir para a diminuição das intolerâncias religiosas, motivadas principalmente pelo racismo e desconhecimento sobre as narrativas não hegemônicas. O espetáculo ocorrerá gratuitamente em diferentes localidades da capital paulista, mediante prévia reserva de ingressos por meio do link.

Na investigação e composição do espetáculo, o grupo adentrou territórios de religiosidades católica, candomblecista, evangélica, muçulmana e guaranis mybiá – friccionando espaços em que o recorte racial não branco estivesse presente com outros de caráter cristão em que notam algum protagonismo nas relações que despertam reflexões sobre racismo religioso.


Pesquisa criativa

O mote criativo que culminou no atual espetáculo parte de uma pesquisa própria da dançarina que propunha um diálogo inter-religioso por meio da dança contemporânea. Ao unir-se às parcerias da Ouvindo Passos, a pesquisa ampliou as sacralidades observadas. No processo, o grupo adentrou territórios sagrados de terreiros, mesquitas igrejas e aldeias indígenas em busca de metáforas que envolvessem os sentimentos de fé de cada um, somados a símbolos, histórias, gestos, palavras, vestimentas e teologias, transformando-se em dispositivos de criação. “Unimos também o desejo de criar com a dança uma estética relacional entre as metáforas observadas em cada religião identificando suas divergências e aproximações, com o desafio de perceber como o corpo altera e é alterado por elas”.


Na intenção de aproximar ainda mais estes distintos universos religiosos, o grupo convidou representantes de cada uma das religiões visitadas para conhecerem umas às outras na ocasião das apresentações do trabalho – que ocorrerão nos espaços de fé de cada segmento – e participarem de uma roda de conversa partilhando suas impressões e experiências após a apresentação.


O acesso ao espetáculo Fé – um lugar onde o tempo para ocorrerá gratuitamente, por meio de prévia reserva de ingresso. Na aquisição da entrada, o público tem também a opção de deixar uma doação para a manutenção das comunidades religiosas que contribuíram para o trabalho. O espetáculo integra o Projeto Poéticas de Interferência, realizado com apoio da 29ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretária Municipal de Cultura.



Ficha técnica

Concepção: Ouvindo Passos Cia. de Dança

Criação e interpretação: Paula Salles.

Assessoria de Imprensa: Edson Rafael – Lebá Comunicação

Cenografia e Figurino: Melissa Rudalov e Bruno Nunes

Confeccionista: Bruno Nunes

Criação, designer e operação de Luz: Denilson Marques

Criação de trilha Sonora: Vitor Trindade e Vinicius Maza

Mixagem: Manuel Trindade

Coordenadora de estudos religiosos: Magali Cunha 

Direção Artística: Adriana Guidotte 

Designer gráfica: Adriana Amaral 

Ensaísta:/Assistente de Direção: Jô Pereira 

Filmagem: NOME Filmes

Fotografa: PJ.AFROP e NOME Filmes

Operação de Som: Cic Morais

Preparação corporal: Fredyson Cunha

Provocadora de pesquisa e experimentos: Deise de Brito

Produção e Assistência: Iolanda Costa e Jhow Carvalho 


Apoio:

Paróquia de S. Pedro Apóstolo; Comunidade Cristã da Zona Leste; Comunidade Guarani M'byà  – Aldeia/ Tekoà - Yvy Porã; Comunidade da Renovação Ilé Àṣẹ́ Ọ̀ṣọ́giyán; Ilê Alákétu Àṣẹ Àwúre Òrìsà Òṣagìyán



Representantes das Religiões

Babalòórixá Daniel Ty Òṣagìyán - Candomblé Ketu; Charlene Silva Balogun – Muçulmana ; Fracirosy Campos Barbosa – Muçulmana; Olórí Egbé Allan Ty Òṣagìyán.  - Candomblé Ketu; Padre Bizon – Católico; Pastor Daniel Santos - Evangélico Progressista; Txamoy Isaque Karay - Guarani M’bya.


Mediação

INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação); Ana Paula do Carmo; Marcos Correia Kiambu; Patricia Garcia Costa; Roberson Augusto Marcomini; Vanete G. da Rocha Viegas.


Agradecimentos:

Babalòórixá Ysabaragi Ty Ossaím – Ilê Asè Ocy Ewe Yalomin Aye farà Imorà; Ialòórixá Nádia Ominodô de Ologunèdé - CCRIA - LO. Comunidade da Compreensão e Restauração Ilê Asé Logun Edé; Jaxuka Aline - Aldeia Tenondé Porã; Padre Leomar; Pretas Bas (Angelina Camilo, Maria das Graça e Marlene Santana); Prof Sidnei Nogueira; Sheikh Alaa - Mesquita do Brás ( falta o sobrenome); Sheikh Mohamad Al Bukai - Mesquita Brasil; Sheikh Mohamad Caido - Mesquita da Misericórdia; Sheikh Mohamad Jihad Hammadeh; Sheikh Mohamad Yahya - Mesquita Bilal Alhabachi; Tião Soares.


Serviço

Fé – um lugar onde o tempo para

Ingressos disponíveis no link


Data: 21/05 – 19h

Local: Paróquia de S. Pedro Apóstolo

Endereço: Av. Alberto Ramos ,614- Jardim Independência São Paulo –SP


Data: 28/05 – 19h

Local: Comunidade Cristã da Zona Leste

Endereço: R. Asfaltite, 96 B - Vila Formosa


Data: 29/05 – 19h 

Local: Aldeia Guaraní Mbya - Yvy Porã

Endereço: Estrada turística do Jaraguá, nº 3379


Data: 04/06 – 19h 

Local: Comunidade da Renovação Ilé Àṣẹ́ Ọ̀ṣọ́giyán - CREIA Ọ̀ṣọ́giyán

Endereço: Rua Luís Carlos Lisboa, 166 - Núcleo do Engordador


Data: 05/06 – 17h

Local: a confirmar


Comentários