Ouvindo Passos Cia de Dança realiza série de atividades pautadas no potencial de interferência direta do público na obra
‘Encontro Poéticas de Interferência’ é composto por performances, apresentações, rodas de conversa e aberturas de processo.
São Paulo, abril de 2022. Nos próximos dias 08 e 09, a Ouvindo Passos Cia de Dança promove o Encontro Poéticas de Interferência – série de vivências, performances, rodas de conversas e partilha de processos cênicos cujas pesquisas e criações se caracterizam pelo potencial de reconfigurar-se na interlocução direta com o público, ainda que a obra esteja pronta ou previamente roteirizada. Para a programação o grupo propõe uma curadoria que mapeou trabalhos e artistas que abordam e aprofundam o conceito de interferência cultivado pela Cia Ouvindo Passos. Nesta edição, estarão Ana Musidora, Caio Zanuto, Grupo Mexa e Malu Avelar. As atividades ocorrerão gratuitamente na Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora.
Sobre a temática da atividade, a Ouvindo Passos Cia de Dança explica que essa interlocução direta, floresce caminhos de criação inclusive no momento em que a obra é apresentada. “Acreditamos na potência da interferência. Por isso, investigações contínuas a seu respeito são fundamentais para movimentar e identificar os diferentes trajetos estéticos que ela pode germinar, tal como possibilidades de trocas saudáveis, reflexivas e intensas entre todas as pessoas envolvidas”, comenta a dançarina e pesquisadora Deise de Brito. Para cada encontro a Ouvindo Passos irá propor uma interlocução com as pessoas artistas convidadas para pensar sobre as estéticas e poéticas de interferência apresentadas.
O Encontro Poéticas de Interferência será composto por:
08/04 – 18h
Abertura do processo de criação do espetáculo ‘Uma Dança para Adilson’
Artista: Caio Zanuto
Na obra, Caio Zanuto partilha um poema cênico a partir de suas lembranças com Adilson Barbosa Rocha e também de relatos colhidos em entrevistas com outras pessoas que conviveram com ele. “Em cada entrevista pedia um verbo que representasse a vivência daquela pessoa com o Adilson. E a partir disso, criei fluxos de experimentos muito baseados na minha corporalidade e nesses verbos” diz Caio Zanuto. No Encontro Poéticas de Interferência, o artista apresentará uma cena ensaiada antes da pandemia e retomada agora. Em complemento, também conversará sobre o trabalho e sobre o Adilson.
Duração: 2 horas
09/04 – 14h
Corpo erótico um deleitar sobre saúde e movimento
Artista: Malu Avelar
Nessa vivência, Malu propõe um aprofundamento nos conceitos do erotismo como práticas possíveis, por meio de estímulos textuais, corporais e sensoriais com o intuito de acolhimento para fermentarem movimentos sobre um assunto muito íntimo que é a sexualidade e seu desdobramento na saúde, na política, nas relações e no âmbito espiritual. O objetivo é experimentar no corpo o deleite que o erotismo cria e revela na fisicalidade, possibilitando uma inteireza no estado do corpo, mente e espírito. O foco dessa vivência e desse projeto e ter um espaço seguro para mulheres pretes cis ou trans, sapatonas, lésbicas ou pessoas não-binárias.
Duração: 3 horas
09/04 – 18h
Ana Paula Padrão
Artista: Ana Musidora
A ação performativa questiona os espaços de prazer e liberdade sexual da mulher negra. A partir de imagens de referência, como capas da revista masculina Sexy, a performer investiga a desconstrução de um corpo fetichizado. Fricções entre sexo, prazer e fetiche a partir do estudo de poses sensuais. Segundo a artista, a obra apresenta o desafio de dançar sobre as quedas enquanto a pele distorce o corpo.
Duração: 1 hora
As atividades do evento integram o Projeto Poéticas de Interferência, realizado com apoio da 29ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço
Encontro Poéticas de Interferência
Datas: 06, 08 e 09/abr
Local: Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora
Endereço: R. Canhoba, 299 – Vila Fanton (Perus)
Mais informações: Linktree Ouvindo Passos
Atividades Gratuitas
Comentários
Postar um comentário