CPT_SESC lança 13ª coleção de obras restauradas e digitalizadas das peças dirigidas por Antunes Filho

Imagens do figurino da peça Nossa Cidade | Crédito: Bob Sousa 

A mostra digital é um recorte do processo criativo do diretor e traz fotos de figurinos 

e preciosidades disponibilizadas ao público na plataforma do Sesc Digital 

Ao longo de seus 37 anos à frente do CPT_SESC, o diretor Antunes Filho deixou um legado de 46 espetáculos que fizeram história no teatro brasileiro e estão sendo transformados em um acervo digital das Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, realizado pelo Sesc Memórias 


Nesta primeira etapa, já foram restaurados e fotografados 150 trajes e outros 470 elementos cênicos de espetáculos do diretor. Fechando o ciclo, composto por 13 obras, com a peça Nossa Cidade – uma reconstrução do texto do dramaturgo norte-americano Thornton Wilder (1897-1975). A nova coleção estará disponívela partir do dia 4 de abril (segunda-feira), na plataforma Sesc Digital.  


Para a segunda fase do projeto, outras 14 obras já se encontram em fase de higienização e restauro. Parte dessas coleções serão disponibilizadas ainda neste ano, quando serão comemorados os 40 anos do Centro de Pesquisa Teatral 


O acervo tem por finalidade fortalecer a memória do teatro e da cultura brasileira, contribuir com estudiosos e estudantes da arte de forma em geral, além de rememorar a história construída pelo encenador. 

Nossa Cidade 


O drama Nossa Cidade, ganhador do prêmio Pulitzer, é um clássico americano com apelo universal e uma das peças teatrais mais montadas no século XX e início do século XXI. Sua história retrata o dia a dia da pequena cidade de Grover’s Corners, a partir do cotidiano de duas famílias locais (os Gibbs e os Webb), narrada por um “diretor de cena” preso a uma cadeira de rodas, que costura os fatos para o espectador. 


Nesta montagem, o encenador prioriza os atores e a palavra em detrimento de um cenário mais elaborado, com o intuito de promover reflexões sobre a humanidade através dos EUA, identificando as contradições desse país e como isso se manifesta no mundo. 


Imagens do processo de tratamento do acervo de figurinos - Sesc Memórias 
Fotos: Ricardo Ferreira 


A cenografia é uma reprodução da nossa sala de ensaios. É uma forma de atender a rubrica do autor que pede que não exista cenário, mas também uma tomada de posição perante a tecnologia que inunda os palcos nos dias de hoje. É uma volta ao teatro simples, em que prevalece integralmente o jogo dos atores que é o que em toda a minha carreira eu estive todos os dias buscando”, comenta Antunes em nota indicada como parte do material para comunicação e divulgação na estreia da peça. 


Para compor essa cenografia, foi feita uma ampla pesquisa de ambientação e cores, com muitos itens adquiridos em brechós para a composição dos trajes, aponta Camila Nuñez, figurinista de Nossa Cidade 


Também foi muito utilizada a cor preta na cenografia, que remete à noção Ocidental do luto. O cenário foi construído como uma réplica da sala de ensaio do Espaço CPT, com cortinas nas laterais e no fundo, de acordo com San Pestana, responsável pela cenografia do espetáculo.   


Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC – Nossa Cidade 


Na Coleção Nossa Cidadede caráter fotográfico e documentalserá possível conferir o vídeo da peça na íntegra; fotos dos figurinos, de cenas de diferentes montagens do espetáculo; peças gráficas; além de relatos da figurinista Camila Nuñez, do ator Leonardo Ventura e do cenógrafo San Pestana que participaram da montagem. 

Para além da guarda e preservação de documentos referentes a festivais, jornadas, espetáculos, ensaios, cursos e oficinas, isto é, o que cerca e compreende o fazer teatral, a instituição, por meio do Sesc Memórias, lançou-se em 2010 ao desafio de concentrar esforços sobre o acervo produzido pelo CPT_SESC, desde seu surgimento em 1982. 


Composto por cartazes, folhetos, programas, vídeos, fotografias, entrevistas, recortes de jornais e revistas, esse conjunto também abarca os figurinos e adereços concebidos por cenógrafos e figurinistas que trabalharam com o grupo ao longo dos anos. 
 
O trabalho, especificamente dedicado aos figurinos e objetos de cena, teve início em 2016. Atualmente já são 12 as coleções publicadas no Sesc Digitalreferentes aos espetáculos A Hora e Vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia e Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. 


Cena da peça no Sesc Jundiaí | Foto: Roberto Assem 


Serviço 

A partir de 4 de abril, segunda-feira  

Nossa Cidade - Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC    

[disponível na plataforma Sesc Digital] 

Acervo digital do espetáculo Nossa Cidade, com fotos de figurinos, cenas e peças gráficas, além do vídeo da peça e relatos da figurinista Camila Nuñez, do ator Leonardo Ventura e do cenógrafo San Pestana. 

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC       

 

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de13 espetáculos:A Hora e Vez de AugustoMatraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação eXicada Silva.Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, fotos essas que são hoje o fio condutor das Coleções.   

 

Sobre o Sesc Memórias     

 

Implantado e coordenado pela Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo, o Sesc Memórias é um programa que desde 2006 atua na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, ações programáticas, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.   

   

Sobre o CPT_SESC       

 

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas.

...

Comentários