Cia. Estrela D’Alva (Santo André) estreia temporada de circulação da peça “O Crocodilo” em Diadema

 


Adaptação do conto fantástico inacabado de Dostoiévski, “O Crocodilo” reflete sobre a ascensão do Capitalismo e sobre o homem como uma vítima deste sistema que o seduz e aprisiona ao mesmo tempo.

 

Cia. Estrela D’Alva de Teatro apresenta adaptação de conto fantástico de Dostoiévski em Diadema

 

Nos dias 13 e 14 de maio de 2022 (sexta-feira e sábado), às 20h00, com entrada gratuita, a Cia. Estrela D’Alva, grupo de Santo André, apresenta o espetáculo “O Crocodilo”, no Teatro Clara Nunes, que fica na Rua Graciosa, 300, no Centro, em Diadema (SP).

 

Ainda no dia 13 de maio (sexta-feira), de 15h às 18h, o grupo promove uma oficina sobre o tema Teatro e política no Centro Cultural Serraria, para estudantes de cursos de teatro da cidade de Diadema.

 

A peça “O Crocodilo” é uma adaptação do conto fantástico de Dostoiévski que conta a história de homens comuns que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento.

 

Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.

 

“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre o moderno e o contemporâneo, entre a Rússia do século XIX e o Brasil do século XXI. A chegada do progresso na Rússia e no Brasil se assemelham: uma abrupta introdução dos modos de vida europeus, que os obrigam a dar um salto na modernidade, pulando etapas que acabam por formar estruturas hierárquicas e burocráticas que limitam o acesso a esta modernidade. A modernidade e o capital são resilientes, se adaptam a quaisquer estruturas, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo.

 

Da fantástica e absurda realidade da obra de Dostoiévski, a Cia. Estrela D'Alva investiga cenicamente a realidade política brasileira, resultante da frase apontada pelo autor russo: O princípio econômico vêm em primeiro lugar!

 

Sétimo espetáculo da Cia. Estrela D’Alva de Teatro, “O Crocodilo” irá circular por três cidades de diferentes regiões do Estado de São Paulo (Diadema, Santos e Suzano).

 

Além das apresentações, o projeto pretende gerar um espaço de encontro, debate e formação por meio de Oficinas de Teatro e Política, que promovam discussões práticas ou teóricas em torno da discussão do teatro como espaço para elaboração de filosofia política. Estas oficinas serão ministradas por artistas de diferentes áreas e pesquisas do teatro que participaram do processo de criação do espetáculo.

 


Sobre a Cia. Estrela D’Alva

 

A Cia. Estrela D´Alva de Teatro foi fundada em 2005, na cidade de Santo André, pelo diretor Marcelo Gianini e pela atriz Lígia Helena, como uma proposta de continuidade do projeto de teatro estudantil do Colégio Singular, existente desde 1989.

 

Desde então o grupo cria espetáculos que aliam o teatro ao estudo da obra literária. No repertório estão: “A Hora da Estrela” (2005), adaptação da obra de Clarice Lispector, “Alberto Caeiro – Ele mesmo” (2007), do heterônimo de Fernando Pessoa, “Hamlet S.A.” (2009), do clássico de Shakespeare e do contemporâneo Heiner Müller, “A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê” (2010), adaptação da obra “Horácios e Curiácios”, de Bertolt Brecht, que recebeu o prêmio de Autor Revelação para Ivan Ribeiro no antigo Prêmio FEMSA de Teatro Infanto Juvenil 2009 (atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem),em parceria com a Cia. Lona de Retalhos; “Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar” e “O Crocodilo”, de Doistoiévski, que estreou na Mostra de Teatro Político do ABC, no Sesc Santo André

 

Em julho de 2019 o grupo participou do Festival Internacional de Teatro de Cazenga, em Luanda, Angola, com o espetáculo “O Crocodilo”, além de ministrar oficina de Pedagogia Teatral e participar da conferência “Teatro e Pedagogia”.

 

As ações fazem parte do projeto “O Crocodilo” contemplado com o Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo.

 

Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva

 

SERVIÇO: Apresentações do espetáculo “O Crocodilo”

Com Cia. Estrela D’Alva de Teatro

Sinopse: Em uma Passagem um homem comum é engolido por um crocodilo. Ainda vivo, e gerando lucro ao dono do réptil, um estrangeiro, ele começa a vislumbrar a grande figura que poderá se tornar mantendo-se deitado de lado, com tempo suficiente para criar novos pensamentos para uma nova sociedade. A ascensão do crocodilo e do dono do crocodilo também poderá ser sua ascensão. Deitados de lado. Qual sociedade é possível existir se diante da primeira chance de se colocar confortavelmente deitados de lado, cedemos?

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos - Grátis

Quando: 13 e 14 de maio de 2022 (sexta-feira e sábado) - Horário: 20h00

Onde: Teatro Clara Nunes - Endereço: Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema - SP, 09910-660 – Telefone: (11) 4056-3356

 

Oficina Cena Manifesto, com Michelle Lomba

Quando: 13 de maio de 2022 (sexta-feira) - Horário: 15h00 às 18h00 - Onde: Centro Cultural Serraria

*oficina fechada para alunos de cursos de teatro de Diadema

 

Ficha técnica: Encenação, dramaturgia e atuação: Lígia Helena e Paulo Gircys | Trabalho de corpo e oficina: Carina Prestupa |Iluminação e Cenografia: Mauro Martorelli I Figurinos: Lídia Moura| Leitores provocadores e oficineiros: Judson Cabral, Marcio Castro, Michelle Lomba e Paula Carrara | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Operação de som: Carolina Ferrarezi

Comentários