Dramaturga, diretora e atriz Giovana Soar | Crédito: Nana Moraes |
A atriz, diretora e dramaturga Giovana Soar ministra ateliê de escrita on-line, A Palavra como elemento estrutural da dramaturgia, nos dias 26 e 27 de março (sábado e domingo), das 14h às 17h. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e fazer a inscrição, a partir do dia 15 de março, no site sescsp.org.br/cpt; o valor é de R$16,50 para matriculados no Sesc, R$27,50 (meia) e R$55 (inteira).
Neste curso, Giovana Soar propõe trabalhar a recriação da arquitetura dramática, por meio da análise de textos da cena contemporânea francesa, do desmembramento de suas estruturas e ferramentas e do estudo de autores franceses, como Michel Vinaver, Philippe Minyana e Noëlle Renaude, que têm como característica principal o trabalho desenvolvido com a língua/ linguagem.
Assim, os participantes terão a oportunidade de explorar novos textos, autores e estímulos provocados por novas dramaturgias que apontam para novas escritas e escutas. Suas respectivas traduções, suas adaptações para a língua portuguesa, suas transposições para cena, entre outras considerações, também serão assuntos abordados.
A atividade faz parte do ciclo Uma Dramaturgia, realizado pelo CPT_SESC, em que dramaturgos e dramaturgas de diferentes vertentes compartilham suas metodologias e processos de escrita por meio de encontros on-line. Já participaram Silvia Gomez, Francisco Carlos, Dione Carlos, Michelle Ferreira, Pedro Brício, Michelle Boesche, Levy Mota, Grupo Magiluth, entre outros.
Giovana Soar
Atriz, diretora, dramaturga e tradutora. Formada em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral, pela PUC/PR, é Mestre em Teatro, na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. Desenvolveu parceria artística com o grupo francês Théâtre de la Tentative, entre 2001 e 2005, e atuou como intérprete e assistente dos diretores franceses Claude Regy, Sotigui Kouyaté, Gildas Milin, Benoît Lambert, Léa Dant, Phia Ménard, dentre outros. Atuou nos espetáculos Krum (2014), Projeto Brasil (2015), Preto (2017) e Sem Palavras (2021) e dirigiu A Viagem (2009), A Cidade sem Mar (2016) e Bem-vindos a espécie Humana (2019), em parceria com Nadja Naira. Em 2019 dirigiu a remontagem do texto “Apenas o fim do Mundo”, de Jean-Luc Lagrace, em parceria com o diretor paulista Luis Fernando Lubi Marques, com o grupo recifense Magiluth. Desde 2003 é Diretora de Produção da companhia brasileira de teatro.
Serviço
Uma Dramaturgia
A Palavra como elemento estrutural da dramaturgia
Ateliê de Escrita com Giovana Soar
Dias 26 e 27/3 - sábado e domingo, das 14h às 17h
Plataforma: Zoom
Valores: R$ 16,50 (credencial plena, mediante comprovação), R$ 27,50 (meia-entrada, mediante comprovação), R$ 55,00 (inteira)
Vagas: 30
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Inscrições
De 15/3, às 14h a 24/3, no site sescsp.org.br/cpt
Sobre o CPT_SESC
O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quase quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.
A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.
Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:
Instagram.com/cptsesc | fac
Twitter.com/cptsesc | Youtu
Comentários
Postar um comentário