Ativista guerreira originária, Gleycielli Nonato do Povo Guató confirma presença no desfile da X-9 Paulistana



O povo Guató é resistência e força pantaneira!

A originária é da etnia Guato-Pantanal MS, ativista social e cultural, natural de Coxim, Mato Grosso do Sul.

Escritora, comunicadora, produtora cultural e atriz, a intelectual é acadêmica de Licenciatura em letras na UFMS, integrando a Academia de Letras do Brasil, seccional Coxim-MS, ocupando a cátedra Nº 11. 

Ela também é autora dos seguintes livros:  Índia do Rio-poesias 2013 (produção independente); Vila Pequena causos, contos e lorotas - 2017 (editora LIFE). 

O povo Guató são argonautas do Pantanal, conhecidos por suas habilidades na construção de canoas de um tronco só, no qual chegavam a passar dias com suas famílias navegando em águas pantaneiras. É um povo nômade, que não se organizava em aldeias, e sim em famílias nucleares. Falam uma língua isolada, considerada extinta por seu número de falantes. São os verdadeiros povos do Pantanal.

A luta pela vida

O Povo Guató foi considerado extinto em 1950, sendo sua expulsão ocorrendo em maior número no período de 1987 a 2000 pelos fazendeiros e seus gados, que destruíram suas roças, os retiraram de suas terras e os transformaram em peões de fazendas. Com isso muitos indígenas foram parar em periferias de Corumbá e Ladário, ou se rendiam aos fazendeiros e diluíam a sua arte na atual cultura pantaneira.

A articulação para as lideranças que estarão no evento é feita pelo projeto Embaixada Encontro dos Povos, através da idealizadora Juma, parceria da agremiação.

É preciso resistir e fortalecer a luta dos povos originários!

A X-9 Paulistana, traz para o carnaval de 2022 o tema "Arapuca Tupi, a reconquista de uma terra sem dono" e através da maior manifestação popular do nosso país, o tema exaltará a resistência dos povos indígenas.

Texto escrito por Juma

www.x9paulistana.com.br

Leandro Nascimento


#Carnaval2022 #X9Paulistana #ArapucaTupi #PovoGuató

Comentários