Estrelas do Terceiro Milênio homenageia mulheres do Carnaval e da agremiação com nomes estampados no Pavilhão e camiseta do enredo


Fotos: pavilhão e Murilo Lobo /Léo Lopes

Fotos: Wilson Olimpio da Costa  / Igor Cantanhede

As sambistas da agremiação do Grajaú estão vivendo uma emoção diferente nesse projeto de 2022. Além de também serem homenageadas no tema, “O abre alas que elas vão passar”, elas foram surpreendidas com seus nomes estampados no pavilhão de enredo e na camiseta oficial da escola. A ação inédita foi idealizada em conjunto entre o carnavalesco Murilo Lobo e o diretor de Harmonia, Wilson Olímpio da Costa, o Japa. 

Inspirados na logomarca do enredo, Murilo e Wilson, idealizaram uma forma de homenagear todas as mulheres que estão na linha de frente das atividades da escola como: vice- presidente, diretoras, chefes de ala, cantoras,  portas-bandeira, harmonias, passitas, baianas, ritmistas, costureiras, aderecistas, entre outras que atuam em diversos departamentos. “Para que todas as mulheres sambistas se sentissem prestigiadas por esse belíssimo enredo, coloquei os nomes  que entrariam na nova arte no plural.  Assim, em vez de repetir muitas vezes as que são homônimas, os nomes com “S” no final já dizem tudo, assim todas as “Marias”, “Betes”, “Vilmas”, “Roses” da nossa escola e do carnaval podem se sentir representadas”, explica Murilo. 

A versão original da logomarca, idealizada pelo carnavalesco e desenhada pelo artista parintinense Emanuel Graça, tem os nomes das homenageadas no enredo como as cantoras “Grazzis”, “Bernadetes”, “Clementinas”, “Elzas”; as presidentes “Gugas”, “Angelinas”, “Solanges”, “Lucianas”; as portas-bandeira “Gilsas”, “Squels”, “Edilaines”;  rainhas de bateria do Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro “Nanis”, “Camilas”, “Kênyas”.  



“Conversando com a mulhereda da Milênio pensei em colocar o nome delas em uma camiseta comemorativa. Levei a ideia para a direção que abraçou na hora e decidiu que a homenagem seria a camiseta oficial do enredo e que os nomes  também estariam no segundo pavilhão. Eu fiquei muito feliz e sei que elas também estão”, conta Japa. “Dá muito orgulho receber esse carinho da escola. Estamos vibrando com esse enredo e, se já nos sentíamos importantes, agora então a gente 'tá se achando' ”, brinca Roberta Melo, componente e integrante da torcida Garra da Coruja. 


Para Ana Lígia, recém- empossada como segunda porta-bandeira, a responsabilidade é dobrada. “É uma explosão de emoção. Quando estou dançando penso em todas as portas-bandeira que estão aqui e, claro, em todas essas histórias de superação. Isso me inspira todos os dias”, afirma a responsável por ostentar o pavilhão representando todas essas mulheres dedicadas, batalhadores e apaixoadas pelo samba e Carnaval.

Comentários

  1. Cada dia que passa mais orgulho sinto da minha querida ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário