Toda Nudez Será Castigada disponível na plataforma Sesc Digital




Desenho com traços pretos em fundo branco

Descrição gerada automaticamente 

Obra de Nelson Rodrigues dirigida por 

Antunes Filho é tema de Coleção e Debate do CPT_SESC 

 

Toda Nudez Será Castigada é a décima peça a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC e 

será rememorada no debate on-line, dia 08 de dezembro, no canal do CPT no YouTube 

Homem com a mão no rosto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa 

Imagem da montagem Toda Nudez Será Castigada | Crédito: Alexandre Nunis 

 

Imagens para divulgação: clique aqui 

 

A partir do dia 06 de dezembroestará disponível, na plataforma Sesc Digital, a mostra sobre Toda Nudez Será Castigadaoitava montagem rodriguiana dirigida por Antunes Filho, que passa a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC 


A peça estreou em 2012, em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues e aos 30 anos do Centro de Pesquisa Teatral do Sescespaço de produção, pesquisa e formação de profissionais de teatro. 

 

A coleção é composta por 13 figurinos, 14 fotos de cena de Ed Figueiredo, Bob Sousa, Adalberto Lima e Carlos Sanchez e vídeo da peça na íntegra, além de documentos fotos das montagens que Antunes Filho dirigiu anteriormente: Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno (1981) e Nelson 2 Rodrigues (1984).   

 

Cena da prostituta Geni nos braços de Herculano | Crédito: Alexandre Nunes

Descrição gerada automaticamente com confiança média 

Imagem da montagem Toda Nudez Será Castigada | Crédito: Alexandre Nunis 

 

Toda Nudez Será Castigada  

 

Escrita por Nelson Rodrigues, em 1965, Toda Nudez Será Castigada retrata a história de Herculano, viúvo conservador que perde a mulher e promete ao filho nunca mais se casar. Entretanto, levado por seu irmão a um bordel, conhece e se apaixona pela prostituta Geni, que vai morar com ele e o filho, com quem também se envolvevivendo um triângulo amoroso. Toda história é narrada pela meretriz, que está mortamas deixa uma gravação detalhada sobre sua vida.  

 

A peça reúne as provocações de Nelson Rodrigues, como conflitos familiares, paixões exacerbadas, dramas psicológicos e trata de temas como homossexualidade, traição e vingança.  

Para esta montagem, Antunes busca apresentar a essência poética de Nelson Rodrigues e se utiliza de poucos elementos cênicos: uma mesa longa, algumas cadeiras e iluminação, com o foco nos gestos e nas falas dos atores e interpretações baseadas no método desenvolvido por ele ao longo de sua trajetória no CPT. 

Ele trabalha como um maestro, aquela percepção de conjunto e dos atores individualmente — conta a atriz Ondina Clais, a Geni de Toda nudez.  Ele ouve longe. Nos ensaios, dizia que se eu quisesse que determinada palavra soasse como dita por um carioca, teria que mudar a respiração. É esse o nível de detalhamento. 

 

Antunes Filho era um especialista na obra de Nelson Rodrigues encenou diversas peças do dramaturgo, como A Falecida (1965), Bonitinha Mas Ordinária (1974), Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno (1981), e no CPT, Nelson 2 Rodrigues (1984), do qual fazia parte a apresentação de Toda Nudez Será CastigadaParaíso Zona Norte (1989), Senhora dos Afogados (2008), A Falecida Vapt Vupt (2009). 

 

 

Debate – Um encontro de “Genis” 

 

No dia 08 de dezembro, quarta-feira, às 19h, acontece o debate on-line sobre a montagem Toda Nudez Será Castigada com a participação das atrizes Ondina ClaisMarlene Fortuna e mediação do ator Leonardo Ventura. A apresentação é de Fabricio RibeiroHistoriador e Pesquisador de Acervo do Sesc Memórias 

 

O debate será um momento para os convidados falarem sobre suas experiências na peça e um encontro entre “Genis”Marlene Fortuna fez Geni em "Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno", de 1981, e em "Nelson 2 Rodrigues", de 1984. Já Ondina Clais fez Geni na montagem que dá nome à Coleção, de 2012. 

A transmissão será feita pelo canal do CPT_SESC no YouTubecom tradução em Libras. 

 

 

Uma imagem contendo mesa, edifício, escuro, água

Descrição gerada automaticamente 

Acervo da Coleção: imagem divulgação 

 

 

Décima Coleção na Plataforma Sesc Digital 

 

Toda Nudez Será Castigada (2012) é a décima peça a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, juntando-se a Vereda da Salvação (1993), Foi Carmen (2005), Gilgamesh (1995), Antígona (2005), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002), Fragmentos Troianos (1999), Xica da Silva (1988), A Hora e Vez de Augusto Matraga (1986) e A Pedra do Reino (2006), que permanecem on-line para serem visitadas. 

 

 

 

Sobre os Convidados 

 

Imagem em preto e branco de pessoa com cabelo comprido

Descrição gerada automaticamente 

Ondina Clais iniciou sua carreira como bailarina clássica na década de 80. Em 1990 ingressou no grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho. Dentre as montagens com o diretor no CPT, atuou em Nova Velha EstóriaParaíso Zona NorteTrono de Sangue - Macbeth e Drácula e Outro Vampiros. Se destacou como a protagonista Geni, de Toda Nudez Será Castigada, que marcou seu retorno ao grupo em 2012. 


Graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC- SP, fez parte do corpo docente da Escola e Faculdade de Teatro Célia Helena de 2008 até 2012. Em 2009 começou a trabalhar com Francisco Carlos estabelecendo parceria em diversas montagens, dentre as quais a Tetralogia Jaguar Cibernético Relatos Efêmeros da França Antártica 


Em 2013, foi uma das protagonistas da montagem brasileira de A dama do mar, dirigida por Robert Wilson, com indicação de melhor atriz coadjuvante Prêmio Revista Aplauso. Em 2015, passa a ser diretora artística da Companhia da Memória ao lado de Ruy Cortez, a dar aulas em oficinas e espaços culturais e ministrar workshops.  


No audiovisual fez parte do elenco de Sessão de Terapia, na GNT, HipnotizadorA vida secreta dos casais, na HBO, e Coisa mais linda, na Netflix. No cinema trabalhou com Hector Babenco em seu último filme Meu amigo Hindu, e com Selton Mello, em O filme da minha vida. 

 

 

Rosto de mulher sorrindo

Descrição gerada automaticamente 

Marlene Fortuna é pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 


Cursou a EAD e foi atriz do Grupo Macunaíma e do CPT, sob a direção geral de Antunes Filho, com quem atuou nas montagens de Macunaíma; Nelson Rodrigues - O Eterno RetornoNelson 2 RodriguesRomeu e JulietaA hora e vez de Augusto Matraga e Xica da Silva. 


Também fez a preparação vocal do elenco de diferentes espetáculos, como Prometeu acorrentado e As Troianas, de Moisés MiastkwoskiO melhor inimigo é o rei, de Rubens Teixeira; Medeia, de Ulisses Cruz; A Falecida, de Gabriel Villela; além das montagens do CPT nas quais atuou. 

 

Desenvolve trabalhos sobre a teoria e a prática da voz profissional, ensinando pessoas de diferentes segmentos e atividades a se expressarem oralmente, além de ser diretora de interpretação de atores de diferentes companhias teatrais em São Paulo, no interior e outros estados. Algumas delas são: Companhia Teatral Voz da Terra, em Minas Gerais, e Companhia Teatral da Sociedade Brasileira de Eubiose, em São e outras sedes. 

 

Homem de barba e camisa preta

Descrição gerada automaticamente 

Leonardo Ventura é formado em Artes Cênicas pela UNICAMP. Integrou a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, grupo fundado no Brasil por Cacá Carvalho e pelo diretor italiano Roberto Bacci 


Teve formação com os grupos Lume, Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, entre outros artistas. Atuou em espetáculos dirigidos por João das Neves, Georgette Fadel, Marcio Aurélio, Gabriel Villela, Sérgio de Carvalho, entre outros.  


De 2011 a 2015 foi ator e professor no CPT - Centro de Pesquisa Teatral do SESC, onde atuou como protagonista nos espetáculos Nossa Cidade, ao qual foi indicado ao prêmio APCA de melhor ator em 2014, e Toda Nudez Será Castigada, dirigidos por Antunes Filho. No CPT também ministrou aulas no curso Introdução ao Método de Ator.   


Em janeiro de 2020 estreia “Elizabeth Costello”, adaptação e direção do livro homônimo do prêmio Nobel J.M. Coetzee, indicado ao prêmio APCA de melhor espetáculo em 2021. No audiovisual, fez parte do elenco da série “Carcereiros”, da TV Globo, e “O Escolhido”, da Netflix. É idealizador e apresentador do programa Prólogo, TV Democracia, no YouTube. 


SERVIÇO 

 

6 de dezembro, segunda-feira 

 

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC 
Figurinos, materiais gráficos e vídeo da peça na íntegra em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo Toda Nudez Será Castigada, montado em 2012 pelo CPT, com direção de Antunes Filho. 

[disponível na plataforma Sesc Digital] 

 

Olá!! 

Espero que esteja bem e com saúde!
Ocultar texto das mensagens anteriores

No próximo dia 06 (segunda-feira), a peça rodriguiana Toda Nudez Será Castigada, dirigida por Antunes Filho, passa a integrar o acervo digital de Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, disponível na plataforma Sesc Digital. 

E no dia 08 (quarta), às 19h, no canal do CPT_SESC no YouTubeacontece o debate on-line sobre a peça com as atrizes Ondina Clais, Marlene Fortuna, mediação do ator Leonardo Ventura e apresentação de Fabricio Ribeiro, Historiador e Pesquisador de Acervo do Sesc Memórias.

Segue release para mais informações e fico à disposição, caso tenha interesse na pauta.

Abraços,
Andréa


Desenho com traços pretos em fundo branco

Descrição gerada automaticamente 

Obra de Nelson Rodrigues dirigida por 

Antunes Filho é tema de Coleção e Debate do CPT_SESC 

 

Toda Nudez Será Castigada é a décima peça a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC e 

será rememorada no debate on-line, dia 08 de dezembro, no canal do CPT no YouTube 


 

Imagem da montagem Toda Nudez Será Casti

 

A partir do dia 06 de dezembroestará disponível, na plataforma Sesc Digital, a mostra sobre Toda Nudez Será Castigadaoitava montagem rodriguiana dirigida por Antunes Filho, que passa a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC 


A peça estreou em 2012, em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues e aos 30 anos do Centro de Pesquisa Teatral do Sescespaço de produção, pesquisa e formação de profissionais de teatro. 

 

A coleção é composta por 13 figurinos, 14 fotos de cena de Ed Figueiredo, Bob Sousa, Adalberto Lima e Carlos Sanchez e vídeo da peça na íntegra, além de documentos fotos das montagens que Antunes Filho dirigiu anteriormente: Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno (1981) e Nelson 2 Rodrigues (1984).   

 


 

Imagem da montagem Toda Nudez Será Castigada | Crédito: Alexandre Nunis 

 

Toda Nudez Será Castigada  

 

Escrita por Nelson Rodrigues, em 1965, Toda Nudez Será Castigada retrata a história de Herculano, viúvo conservador que perde a mulher e promete ao filho nunca mais se casar. Entretanto, levado por seu irmão a um bordel, conhece e se apaixona pela prostituta Geni, que vai morar com ele e o filho, com quem também se envolvevivendo um triângulo amoroso. Toda história é narrada pela meretriz, que está mortamas deixa uma gravação detalhada sobre sua vida.  

 

A peça reúne as provocações de Nelson Rodrigues, como conflitos familiares, paixões exacerbadas, dramas psicológicos e trata de temas como homossexualidade, traição e vingança.  

Para esta montagem, Antunes busca apresentar a essência poética de Nelson Rodrigues e se utiliza de poucos elementos cênicos: uma mesa longa, algumas cadeiras e iluminação, com o foco nos gestos e nas falas dos atores e interpretações baseadas no método desenvolvido por ele ao longo de sua trajetória no CPT. 

Ele trabalha como um maestro, aquela percepção de conjunto e dos atores individualmente — conta a atriz Ondina Clais, a Geni de Toda nudez.  Ele ouve longe. Nos ensaios, dizia que se eu quisesse que determinada palavra soasse como dita por um carioca, teria que mudar a respiração. É esse o nível de detalhamento. 

 

Antunes Filho era um especialista na obra de Nelson Rodrigues encenou diversas peças do dramaturgo, como A Falecida (1965), Bonitinha Mas Ordinária (1974), Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno (1981), e no CPT, Nelson 2 Rodrigues (1984), do qual fazia parte a apresentação de Toda Nudez Será CastigadaParaíso Zona Norte (1989), Senhora dos Afogados (2008), A Falecida Vapt Vupt (2009). 

 

 

Debate – Um encontro de “Genis” 

 

No dia 08 de dezembro, quarta-feira, às 19h, acontece o debate on-line sobre a montagem Toda Nudez Será Castigada com a participação das atrizes Ondina ClaisMarlene Fortuna e mediação do ator Leonardo Ventura. A apresentação é de Fabricio RibeiroHistoriador e Pesquisador de Acervo do Sesc Memórias 

 

O debate será um momento para os convidados falarem sobre suas experiências na peça e um encontro entre “Genis”Marlene Fortuna fez Geni em "Nelson Rodrigues, O Eterno Retorno", de 1981, e em "Nelson 2 Rodrigues", de 1984. Já Ondina Clais fez Geni na montagem que dá nome à Coleção, de 2012. 

A transmissão será feita pelo canal do CPT_SESC no YouTubecom tradução em Libras. 

 

 


 

Acervo da Coleção: imagem divulgação 

 

 

Décima Coleção na Plataforma Sesc Digital 

 

Toda Nudez Será Castigada (2012) é a décima peça a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, juntando-se a Vereda da Salvação (1993), Foi Carmen (2005), Gilgamesh (1995), Antígona (2005), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002), Fragmentos Troianos (1999), Xica da Silva (1988), A Hora e Vez de Augusto Matraga (1986) e A Pedra do Reino (2006), que permanecem on-line para serem visitadas. 

 

 

 

Sobre os Convidados 

 

Imagem em preto e branco de pessoa com cabelo comprido

Descrição gerada automaticamente 

Ondina Clais iniciou sua carreira como bailarina clássica na década de 80. Em 1990 ingressou no grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho. Dentre as montagens com o diretor no CPT, atuou em Nova Velha EstóriaParaíso Zona NorteTrono de Sangue - Macbeth e Drácula e Outro Vampiros. Se destacou como a protagonista Geni, de Toda Nudez Será Castigada, que marcou seu retorno ao grupo em 2012. 


Graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC- SP, fez parte do corpo docente da Escola e Faculdade de Teatro Célia Helena de 2008 até 2012. Em 2009 começou a trabalhar com Francisco Carlos estabelecendo parceria em diversas montagens, dentre as quais a Tetralogia Jaguar Cibernético Relatos Efêmeros da França Antártica 


Em 2013, foi uma das protagonistas da montagem brasileira de A dama do mar, dirigida por Robert Wilson, com indicação de melhor atriz coadjuvante Prêmio Revista Aplauso. Em 2015, passa a ser diretora artística da Companhia da Memória ao lado de Ruy Cortez, a dar aulas em oficinas e espaços culturais e ministrar workshops.  


No audiovisual fez parte do elenco de Sessão de Terapia, na GNT, HipnotizadorA vida secreta dos casais, na HBO, e Coisa mais linda, na Netflix. No cinema trabalhou com Hector Babenco em seu último filme Meu amigo Hindu, e com Selton Mello, em O filme da minha vida. 

 

 

Rosto de mulher sorrindo

Descrição gerada automaticamente 

Marlene Fortuna é pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 


Cursou a EAD e foi atriz do Grupo Macunaíma e do CPT, sob a direção geral de Antunes Filho, com quem atuou nas montagens de Macunaíma; Nelson Rodrigues - O Eterno RetornoNelson 2 RodriguesRomeu e JulietaA hora e vez de Augusto Matraga e Xica da Silva. 


Também fez a preparação vocal do elenco de diferentes espetáculos, como Prometeu acorrentado e As Troianas, de Moisés MiastkwoskiO melhor inimigo é o rei, de Rubens Teixeira; Medeia, de Ulisses Cruz; A Falecida, de Gabriel Villela; além das montagens do CPT nas quais atuou. 

 

Desenvolve trabalhos sobre a teoria e a prática da voz profissional, ensinando pessoas de diferentes segmentos e atividades a se expressarem oralmente, além de ser diretora de interpretação de atores de diferentes companhias teatrais em São Paulo, no interior e outros estados. Algumas delas são: Companhia Teatral Voz da Terra, em Minas Gerais, e Companhia Teatral da Sociedade Brasileira de Eubiose, em São e outras sedes. 

 

Homem de barba e camisa preta

Descrição gerada automaticamente 

Leonardo Ventura é formado em Artes Cênicas pela UNICAMP. Integrou a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, grupo fundado no Brasil por Cacá Carvalho e pelo diretor italiano Roberto Bacci 


Teve formação com os grupos Lume, Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, entre outros artistas. Atuou em espetáculos dirigidos por João das Neves, Georgette Fadel, Marcio Aurélio, Gabriel Villela, Sérgio de Carvalho, entre outros.  


De 2011 a 2015 foi ator e professor no CPT - Centro de Pesquisa Teatral do SESC, onde atuou como protagonista nos espetáculos Nossa Cidade, ao qual foi indicado ao prêmio APCA de melhor ator em 2014, e Toda Nudez Será Castigada, dirigidos por Antunes Filho. No CPT também ministrou aulas no curso Introdução ao Método de Ator.   


Em janeiro de 2020 estreia “Elizabeth Costello”, adaptação e direção do livro homônimo do prêmio Nobel J.M. Coetzee, indicado ao prêmio APCA de melhor espetáculo em 2021. No audiovisual, fez parte do elenco da série “Carcereiros”, da TV Globo, e “O Escolhido”, da Netflix. É idealizador e apresentador do programa Prólogo, TV Democracia, no YouTube. 


SERVIÇO 

 

Comentários