Grupo VÃO apresenta 'nada garante nada'| presencial

 A ação coreográfica acontece de forma presencial na área externa da Oficina Oswald de Andrade. Durante as dez sessões previstas entre os dias 16 e 20 de dezembro, o espaço será continuamente transformado em sobreposições de camadas de papéis, sons, textos e movimentos. No dia 21, o grupo também lança a plataforma on-line escândalo.



Em nada garante nada, o novo trabalho do Grupo VÃO, uma pergunta norteou o processo de criação das quatro diretoras, coreógrafas e performers Isis Andreatta, Juliana Melhado, Julia Viana e Patrícia Árabe: “o que nasce diante de uma paisagem devastada, o que brota depois do fim?”. Depois de onze meses de pesquisa e investigação, os resultados serão apresentados ao público no dia 16 de dezembro, em duas sessões, às 15h e às 17h, com a estreia presencial da ação coreográfica no espaço externo da Oficina Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo, SP). No dia 21, o grupo lança a plataforma on-line escândalo, que pode ser acessada gratuitamente pelo público, pelo site oficial e redes sociais do grupo.

 

Em seguida, foram criados vídeos em que cada artista buscou materializar os áudios criados coletivamente em imagens e movimentos

 

do grego “skándalon” se refere a uma pedra na qual um indivíduo tropeça

 

coisas desaparecem, se destroem, reaparecem de uma outra forma. Um tempo de constante construção e transformação.”, afirmam as criadoras.

 

O público poderá acompanhar a trilha com fones de ouvido retirados com a produção e também por telas de monitores que irão transmitir a performance ao vivo, por meio de imagens captadas por câmeras dispostas pelo espaço.

 


Plataforma escândalo

 

A plataforma foi criada em colaboração com a artista visual e designer gráfica Lídia Ganhito, do Estúdio Pavio.

 

O público navega no site e encontra “fragmentos e imagens que foram criados ao longo do processo, vídeos, textos e áudios”, afirmam as diretoras. Como na ação performática, a plataforma também carrega a sensação de infinitude, em transformação contínua.

 

Na “caminhada virtual”, também é possível escolher a trilha sonora e as artistas criadoras aconselham o público da plataforma a usar fones de ouvido.

 




Grupo Vão


O Grupo VÃO é composto por Isis Andreatta, Julia Viana, Juliana Melhado e Patrícia Árabe. Com mais de 10 anos de existência, o VÃO desenvolve seu fazer artístico investigando formas de autogestão e direção coletiva como prática de criação e atuação política em dança. Atualmente desenvolvem o projeto Escândalo e seus trabalhos recentes são: FIM, 2018; No Hay Banda é Tudo Playback, 2017, e Move Cover, 2016.



Integrantes


Isis Andreatta vive e atua em São Paulo desde 2013 onde trabalha como performer, coreógrafa e educadora em projetos pessoais e em parceria com outros artistas. Fez graduação em Dança e mestrado em Artes da Cena pela Unicamp. É eutonista em formação. Está em criação do solo “Verde Abismo” iniciado em 2020 no PACAP4 / Fórum Dança em Lisboa e atualmente como parte de sua pesquisa de mestrado no DAS Choreography em Amsterdam (2021 - 2023). Integra o Grupo VÃO desde 2009. Se interessa por investigar percepção, corpo e movimento em sua dimensão psicofísica e desde 2015 tem expandido sua prática a partir de trabalhos realizados na intersecção entre saúde mental e artes performativas.


Juliana Melhado é uma artista independente, educadora e eutonista em formação. Se interessa por processos artísticos e pedagógicos que fomentam a autonomia e reflexões sobre sexualidade e gênero. Tem formação em dança pela Unicamp e especialização pela UFBA. Desenvolve o projeto solo "Eu posso sentir o seu poder!" desde 2013 e integra e co-dirige o Grupo VÃO desde 2009.


Julia Viana é artista e educadora. Atua no campo da dança, vídeo, artes visuais e práticas corporais terapêuticas chinesas. Investiga a relação entre imagem, sensação e movimento. Graduada em Dança e Mestre em Artes da Cena pela Unicamp. Integra os grupos e projetos artísticos Grupo VÃO, solo sul e Corpo Projeção.


Patrícia Árabe reside em São Paulo desde 2010, onde desenvolve suas parcerias artísticas, entre elas estão o Grupo VÃO, os artistas Cristian Duarte e Clarice Lima. Estreou o solo Descarada no contexto do PACAP (2) / Fórum Dança e circulou no espaço Alkantara e na BOCA | Biennial of Contemporary Arts. Desenvolve o projeto transposição, contemplado pelo Iberescena 2019 - 2020 em parceria com as uruguaias Vera Gurat e Tamara Gomes e a brasileira Carolina Minozzi. Entende o corpo como agente da percepção e investiga o instante como potência performática.

 

 



Ficha técnica

direção Grupo VÃO

criação e performance Isis Andreatta, Julia Viana, Juliana Melhado e Patrícia Árabe

figurino Renan Marcondes

pesquisa de voz e orientação de trilha sonora Inês Terra

criação de trilha sonora Isis Andreatta, Julia Viana, Juliana Melhado e Patrícia Árabe

espaço cênico Renan Marcondes e Grupo VÃO

desenho mural Lídia Ganhito e Emerson Freire (ESTÚDIO PAVIO)

instalação de vídeo Marcelo Moraes e André Zurawski

foto Mayra Azzi

 

projeto escândalo

concepção e coordenação Grupo VÃO

falas públicas Coletivo Desvelo, Coletivo Cartográfico e Luciane Ramos-Silva

aulas flertes Zumb.Boys

residência e provocação artística Michelle Moura

identidade visual LÍdia Ganhito (ESTÚDIO PAVIO)

assessoria em redes sociais Rodrigo Melhado

produção MoviCena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri)

 

 

Serviço

nada garante nada

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP - Área Externa

 

Capacidade: 60 pessoas | Entrada Gratuita | Classificação: livre

 

Dias e horários

15|12 - ensaio aberto - 11h

16|12 - 15h e 17h

17|12 - 11h, 15h e 17h

18|12 - 11h e 15h

20|12 - 11h, 15h e 17h

 

Fone de ouvido: Equipamento a ser retirado com a equipe de produção. (levar RG ou documento para liberação).

 

Comentários