CPT_SESC realiza Leitura dramática com trechos da peça O Outro Borges, de Samir Yazbek

  

Da esq. p/ direita: Samir Yazbek, Marcelo Lazzaratto, Valmir Santos,  

Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho, Matheus Cirilo | Imagem: divulgação  


Para encerrar a programação do projeto “De Borges a Outro Borges” - uma imersão teatral on-line a partir da vida e obra do escritor argentino Jorge Luis Borges – o CPT_SESC realiza, no dia 15 de dezembro, às 19ha Leitura Dramática de “O Outro Borges, com trechos da peça escrita pelo dramaturgo, professor e pesquisador teatral, Samir Yazbek.  

A programação se deu por meio de ações artístico-pedagógicas, totalizando sete encontros on-line; dois abertos ao público, ministrados por especialistas: a professora livre-docente pela USP, Laura Janina Hosiasson, que discorreu sobre a literatura de Borges, e o professor e crítico de teatro Welington Andrade sobre as teatralidades borgianas; e cinco encontros fechados, com participantes pré-selecionados, que realizaram um processo de criação cênico a partir de contos selecionados de Borges.  

"O processo todo (incluindo as palestras), ao abordar a vida e obra de Borges como matéria-prima para a criação cênica, está sendo fundamental para sondarmos novos caminhos para a dramaturgia e para o teatro”, afirma Samir Yazbek. 

Após esse ciclo de encontros, o público é convidado a acompanhar a leitura dramática que encerra a programação. Com direção de Marcelo Lazzaratto, interpretação de Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho e Matheus Cirilo e mediação do crítico de teatro e jornalista Valmir Santos, a atividade é gratuita e será transmitida no canal do CPT_SESC no YouTube, com tradução em Libras. 

 

 

O Outro Borges 

 

A peça começou a ser desenvolvida há 30 anos no CPT, sob a coordenação de Antunes Filho, quando ainda se chamava “O Aleph”, numa alusão ao conto homônimo de Borges. O Outro Borges está praticamente finalizado, com previsão de estreia em 2022. 


 

Serviço 

 

DE BORGES A “O OUTRO BORGES” 

Imersão on-line na obra de Jorge Luis Borges 

a literatura como matéria-prima para a criação cênica 

 

ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO 

 

Leitura dramática on-line  

Trechos da peça “O Outro Borges”, de Samir Yazbek, com direção de Marcelo Lazzaratto, com Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho e Matheus Cirilo. 

Mediação de Valmir Santos 

Atividade on-line em youtube.com/cptsesc   

Classificação: Livre 

15/12, quarta-feira, das 19h às 21h 

 

Sobre os participantes 

 

Carlos Alberto Riccelli é ator e diretor. Na TV interpretou alguns personagens importantes da teledramaturgia, participando de diversas novelas e séries, sendo a mais recente “A Vida Secreta dos Casais”, série original brasileira da HBO Latin America, criada por Bruna Lombardi e onde assina direção juntamente com Kim Riccelli. Em 2007, estreou na direção, com o filme “O Signo da Cidade. Fez também em 2004 o curta-metragem “O Homem Que Sabia Javanês”. Em teatro fez os espetáculos “Hair”, “Peer Gynt” e “Pequenos Burgueses”, entre outras montagens. 

 

Helô Cintra Castilho formou-se em jornalismo na PUC-SP e em artes cênicas no Teatro Escola Célia-Helena. Como atriz, participou de diversos espetáculos e trabalhou com diretores renomados como Marcelo Lazzaratto, Gabriel Villela, Elias Andreato, Malu Bazan, Sérgio Ferrara e Francisco Medeiros. Antes da carreira solo, foi atriz integrante da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, de 2000 até 2008, onde fez cinco espetáculos, sob direção de Marcello Lazzaratto. Como jornalista é sócia-fundadora da Pombo Correio Assessoria de Imprensa Cultural, que em oito anos de história já divulgou mais de 450 espetáculos e salas de teatro. 

 

Marcelo Lazzaratto é ator e diretor formado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Doutor em Interpretação e Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Em 2000, cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, na qual exerce a função de diretor artístico, tendo realizado, entre outros, os espetáculos: “A Ilha Desconhecida”, adaptação da obra de José Saramago; “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke; “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse”, de Jean-Luc Lagarce, e “Ifigênia” a partir do original de Euripedes. Fora da Cia já dirigiu espetáculos marcantes e premiados como, entre outros, Ricardo III, de William Shakespeare; A Entrevista”, de Samir Yazbek; “Maldito Benefício”, de Leonardo Cortez; “O Dragão de Fogo”, de Cassio Pires, e “Romeu Julieta 80”, de William Shakespeare. 

 

Matheus Cirilo é graduado em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Teve experiências acadêmicas com Marcelo Lazzarato, Guilherme Sant’Anna, Bete Dorgam e outros nomes importantes das artes no Brasil. Como experiência, peças teatrais, curtas universitários, apresentações em programas de TV e estágio na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).  

 

Samir Yazbek é dramaturgo, diretor e pesquisador teatral. Mestre em Letras pela USP. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do Sesc São Paulo. Escreveu “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, por O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e "O Eterno Retorno" (indicada à melhor dramaturgia pelo Prêmio Aplauso Brasil 2018), entre outras. Escreve para a imprensa, participa de festivais, ministra palestras, cursos e oficinas no Brasil e no exterior. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra) e Minnesota (EUA). Publicou (e/ou encenou) na Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal.  

 

Valmir Santos é jornalista, crítico teatral e fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, em 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos no campo teatral. Colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutorando em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, onde cursou mestrado na mesma área. 

 

 

Sobre o CPT_SESC      

 

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.    

  

A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.  

  

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:      

 Instagram.com/cptsesc   |  facebook.com/cptsesc      

Twitter.com/cptsesc    Youtube.com/cptsesc      


Comentários