Felipe Oládélé (ator mineiro) em performance teatral bem humorada sobre a Resistência da Classe Artística durante a pandemia
![]() |
Felipe Oládélè_BH_ por Karla Brights |
Pandêmica Coletivo encena experiência virtual bem humorada sobre os desafios e reinvenção artística a partir da maior pandemia mundial. A ideia é lançar luz sobre novos horizontes para o futuro das artes no país.
SERVIÇO:
Temporada de 5 a 28 de Novembro, sexta a domingo, às 20h30, com ingressos gratuitos.
A experiência acontecerá ao vivo no Zoom.
O link será liberado sempre às 20h20min no endereço www.
Duração: 50 minutos / Classificação Etária: 14 anos
“Conferência Brasileira de Teatro Não-Teatro” transita entre uma homenagem, um deboche e um momento para se pensar o teatro. A construção da experiência, que acontecerá ao vivo, através da plataforma ZOOM, tem como ponto de partida o movimento de resistência artística realizado por artistas de teatro de todo o país ao longo da pandemia da COVID-19. Desde março de 2020, artistas e grupos de todo o Brasil se desafiaram em ocupações virtuais de plataformas e redes sociais, criando experiências que questionam os limites da presença e lançam novos horizontes para o futuro das artes da cena brasileira.
A construção do experimento, que investe em uma dramaturgia original, parte de diversas referências. A primeira provocação de criação e improviso foi a própria história de cada envolvide no processo, uma equipe criativa espalhada pelo país, e que esteve em intensa produção durante todo este momento pandêmico. A “Conferência” também dissemina um olhar para as sensações envolvidas na relação virtualXpresencial e brinca com trechos de dramaturgias clássicas brasileiras.
"Essa experiência acompanha o movimento da própria construção do Pandêmica: expandir as redes através de encontros que nos desafiam. Todo o processo de criação foi também um momento em que a equipe foi se conhecendo, aprofundando as relações, ganhando intimidade através das telas. Cada pessoa desse time é alguém que eu admiro intensamente e acompanho o trabalho como artista. São profissionais de teatro importantes pro movimento de suas cidades e estados e esse diálogo tem se mostrado incrível nos ensaios. Fico honrado de fazer parte desse encontro!" - Juracy de Oliveira, diretor do projeto
A realização do projeto é do Sesc Rio e do Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, aglomeração online de profissionais da arte de diversas partes do Brasil, que vem desenvolvendo um trabalho contínuo em criações, propondo um deslocamento geográfico, ético e estético. Desde Maio de 2020, o Coletivo constrói um espaço seguro e diverso para iniciativas de todo o país, funcionando como plataforma de experiências, consultorias técnicas e projetos formativos. O coletivo, que foi escolhido como destaque do 14º Cine BH International Movie Festival (Outubro/2020), é também o criador da experiência virtual “12 Pessoas com Raiva” que realizou intensa circulação em festivais e mostras online de todo o país.
A ficha técnica reúne profissionais dos quatro cantos do Brasil. O diretor cearense Juracy de Oliveira (CE) é também o idealizador do projeto que tem o elenco composto por Ana Luíza Bellacosta (DF), Felipe Oládélè (BH), Laís Machado (BA), Ralph Duccini (RJ) e Marisa Bezerra (PA/CE). Esta última também assina a direção de arte e o figurino da experiência. Felipe Storino (RJ) assina a direção musical, Karla Brights (CE) foi a responsável pelas fotografias e Gabrielly Arcas (SP) assume a produção do projeto.
![]() |
Felipe Oládélè_BH_ por Karla Brights |
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Juracy de Oliveira (CE)
Produção: Gabrielly Arcas (SP)
Elenco: Ana Luíza Bellacosta (DF), Felipe Oládélè (BH), Laís Machado (BA), Marisa Bezerra (PA/CE) e Ralph Duccini (RJ).
Direção de Arte e Figurino: Marisa Bezerra (PA/CE)
Direção Musical: Felipe Storino (RJ)
Design Gráfico: Rodrigo Menezes (RJ)
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa (RJ)
Fotografia: Karla Brights (CE)
Realização: Pandêmica Coletivo Temporário de Criação
Comentários
Postar um comentário