Projeto “Quando eu me chamar saudades” – Anderson Tobias presta homenagem a Nelson Cavaquinho e Cartola.

 Projeto incentivado pelo PROAC EDITAIS – FOMENTO ESTADUAL DE CULTURAL, com participação especial de seu Dadinho Velha Guarda, na faixa “a jura” – composição de Magnu Sousa e Dadinho.



Intérprete: ANDERSON TOBIAS


Anderson é autodidata, toca pandeiro, repique, tantanzinho e instrumentos de percussão. Em 2014 e 2015 estudou teoria musical e canto coral na Ordem dos Músicos.De 2018 até 2020 fez aulas de canto na escola Prana Arte e Equilíbrio e atualmente estuda teoria musical, piano e canto coral na Escola de Música Mara Nascimento.


Conviveu e atuou musicalmente nos anos 2000 com os experientes Ney Silva, Mara Rubia, Deise do Banjo, Sussena e com incríveis músicos que se apresentavam no Bar Samba, reduto de samba paulista, ampliando seu repertório e conhecimento no musical. 


Em sua trajetória, grandes obras que lhe foram referências na sua carreira musical e que ainda inspiram gerações e se apresentam atuais, como obras de Ary Barroso, Alcyr Pires, Baden, Davi Nasser, Adoniram Barbosa, Chico Buarque, Cartola, Dorival Cayme, Ivan Linas, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Gonzaguinha, João Nogueira, João Bosco, Wilson das Neves, Yvone Lara, Luís Melodia, Luis Carlos da Vila, Pixinguinha, Zé Kéti.


Com essa influência e repertório versátil, vem conquistando espaço com o público jovem e longevos, porém exigentes. Destacando o samba de amor, melódico, malandreado, também vem investindo no samba Bossa e no jazz.Sua versatilidade e trajetória, permitiram protagonizar a roda de samba “Quintal da Chica”, na zona leste de São Paulo. Levando o sambas de raiz a diversos territórios e a outros estados.


Lançou em 2019 um EP com 6 faixas, com participação do trombonista Bocato, que o apadrinhou nesse trabalho.A produção independente permitiu selecionar, no primeiro momento, somente algumas obras e sente a necessidade de lançar seu álbum com mais faixas, criando uma narrativa de registro consistente e circulação de shows e investimento em divulgação, o que esse fomento possibilita.


Visualizando uma perspectiva histórica, selecionou não somente compositores brilhantes, mas letras com temáticas que abordam questões da realidade dos negros, das desigualdades sociais, do ufanismo e do amor.


PROJETO

Anderson Tobias, voz negra da nova geração do samba paulista, pretende produzir e licenciar a gravação audiovisual do show musical “Quando eu me chamar saudades” –prestando homenagem a Nelson Cavaquinho e Cartola, com objetivo de contribuir para a manutenção do nosso patrimônio histórico-cultural e bem imaterial da cultura popular brasileira. Ao executar canções de mestres da música popular, pretende fomentar o acesso à cultura, o fortalecimento da identidade, as expressões dos diversos grupos e manifestações das populações periféricas e pretas, também pretende ainda gerar temporariamente emprego e renda e fortalecer ações de promoção da equidade racial. O artista repleto de musicalidade, busca em nossos mestres e antecessores, prestar uma singela homenagem, executando na gravação 20 canções selecionadas em pesquisa musical entre obras de Cartola e Nelson Cavaquinho, e obras de brilhantes compositores da atualidade que circulam nas periferias e alimentam este universo musical, embora com baixa visibilidade. Pretende ainda o projeto, trazer a cena musical composições contemporâneas que dialogam com os mestres da música popular Cartola e Nelson Cavaquinho, e revelar a genialidade de suas produções.


A proposta de registro audiovisual da produção musical “Quando eu me chamar saudades”, distribui gratuitamente em streaming nas plataformas digitais do governo do estado de São Paulo, #culturaemcasa, irá contribuir para amplitude de difusão e alcance em visualizações e promover a manutenção da nossa cultura popular expressada pelo samba.

Comentários