REAFRO abre inscrições de voluntários para o MentPreta

 



Programa de mentoria, que visa potencializar as práticas e os desafios da gestão dos afronegócios, vai orientar afroempreendedoras(es) de SP e RJ.

 

A Rede Brasil Afroempreendedor, REAFRO, acaba de abrir inscrições de voluntárias(os) para o MentPreta, programa de mentoria para afronegócios na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto foi criado para acelerar negócios, desenvolver afroempreendedoras(es), além de criar uma proximidade entre empresárias(os) negras(os) e suas/seus mentoras(es) para gerar um ambiente de circularidade de conhecimentos; e desta forma, potencializar ainda mais os efeitos positivos para todos os envolvidos.

 O MentPreta nasceu para valorizar pessoas e promover diálogo pautado na escuta e acolhimento, a partir da pesquisa e da compreensão das estruturas afroempreendedoras, além da urgência em manter um canal de comunicação que vá além da formação formal. Entre as ações previstas estão: a Semana Afroempreendedora, Mentoria em Grupo e o Desafio Afroempreendedor.

 A “Semana Afroempreendedora”, que acontecerá de 12 a 19 de março de modo online; vai otimizar e acelerar os temas a serem trabalhados durante as atividades do MentPreta. Tudo isso para focar no desenvolver das ações de forma prática e objetiva. A iniciativa provém do plano de trabalho do Projeto Afronegócios Virando a Onda. A parceria para a realização ocorre entre a Reafro e o UnitedHealth Group (Amil).

 A mentoria em grupo acontecerá de forma on-line para respeitar as medidas de segurança da pandemia e deve reunir 200 pessoas em 48 encontros com total de 136 horas neste programa.

 O Desafio Afroempreendedor compreende que cada mentor(a) desenvolverá mecanismos empresariais práticos para as/os afroempreendedoras(es) dentro do prazo de uma semana. Todas as tarefas serão avaliadas para compor uma tabela de pontuação e premiações; que podem variar de acordo com o empenho de cada mentorada(o).

 “Segundo Daniel Lira, vice-presidente da Reafro e coordenador do MentPreta a participação dos mentores voluntários irá contribuir com a diversidade de conhecimentos sobre os temas abordados. Visto que esta seleção prevê a participação de pessoas das diversas regiões do país e permitirá, a estas(es) voluntárias(os), terem acesso a ferramentas e metodologias aplicadas no cenário do afroempreendedorismo.”

 Confira a seguir o passo a passo da mentoria na prática:

1. Semana Afroempreendedora; 2. Treinamento das/dos mentoras(es) para orientação do formato dos atendimentos; 3. Organização dos grupos e cronograma de ações para criar estratégias sólidas para melhorar o negócio; 4. Acompanhamento dos voluntários nas mentorias; 5. Acompanhamento das/dos voluntárias(os) dos desafios elaborados pelas(os) mentoras(es) sobre os temas abordados; 6. Acompanhamento e monitoramento da avaliação dos desafios, dos sistemas de pontuação e premiação; e, 7. Acompanhamento da avaliação final do relatório de desempenho.

 Esta iniciativa está contida no Plano de Trabalho do Projeto Afronegócios Virando a Onda, em parceria com o UnitedHealth Group (Amil) e consiste em cooperar para o fortalecimento, crescimento e visibilidade de 200 afroempreendedoras(es) negras e negros dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 Para compartilhar todo seu conhecimento nesta causa com afroempreendedoras(es) do projeto e saber mais sobre as candidaturas basta acessar: www.reafro.org/

Sobre a REAFRO

 A Rede Brasil Afroempreendedor é uma Associação Nacional de Direito Privado, sem fins lucrativos, de apoio e fomento ao afroempreendedorismo, se constitui como ferramenta substantiva para a organização e fortalecimento das/dos Afroempreendedoras(es).


Comentários