Infantil | O Lá é Aqui, estreia online, dia 27/03

Figura 1 Cena do espetáculo O Lá é Aqui - Foto: AMANDA AMARAL


O planeta está entrando em colapso e alguma coisa tem que ser feita por todos, desde já. Para refletir sobre isso e como todas nossas ações afetam a tudo e a todos, estreia a peça infantil “O Lá é Aqui”, que tem direção de Angela Ribeiro, texto e atuação de Diego Chilio e cenário, figurino e adereços de Fernando Bertipaglia. Serão treze apresentações, entre 27 de março e 17 de abril de 2021, via canal do YouTube das Oficinas Culturais do estado de São Paulo e de outros projetos, como Movimento de Teatro da Baixada Santista e o Circênico (confira os detalhes no serviço abaixo).

Essas transmissões foram viabilizadas através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/20 do Governo Federal), através do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

O espetáculo infantil trata sobre como nós somos responsáveis pelo que nos cerca, pelo planeta, como uma coisa só. O lixo que a gente joga lá cai dentro da nossa casa, do nosso ser, daí vem o nome “O lá é aqui”. A peça fala de assuntos urgentes de maneira leve e divertida, e com muita música, aborda o tema do meio ambiente e do cuidado que todos têm que ter com a natureza, mesmo nas pequenas ações, como descarte de lixo e reaproveitamento de materiais.

O texto traz a história de um catador de lixo que, depois de um dia árduo de trabalho, conta como ele vê a percepção dos outros sobre si. Em meio às suas reflexões - de uma pessoa que vive à margem da sociedade - ele fala sobre a jornada de três seres encantados da natureza - Iara e Caipora e Boto - e as possibilidades de transformação e regeneração do planeta numa ação que convoca o coletivo.

Diego Chilio dá vida ao morador de rua, um artesão, que faz arte, reutilizando as embalagens para fazer as máscaras que ele usa durante a peça. As músicas são originais, compostas especialmente para o espetáculo por Marcello Ribeiro. 

“Uma das nossas inspirações é o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, em que ele fala desse lugar de olhar as montanhas como existências, para as pedras, para as árvores, como presenças mesmo, já que a coabitamos o mesmo espaço, somos uma coisa só”, completa Angela, que nasceu em Belém do Pará. 

Além das mensagens da importância de se produzir menos lixo, todos os aspectos da peça reforçam a ideia de que precisamos ter auto responsabilidade e agir juntos. O cenário, que representa uma paisagem urbana, traz objetos construídos de materiais reutilizados, garrafas pet, sacolas de plástico, papelão, tudo aquilo que pode ser reaproveitado de alguma forma. Outra camada cênica são as projeções mapeadas, que hora viram uma floresta, hora um rio, ora o próprio mar. O figurino também será todo produzido com materiais reutilizáveis. A iluminação delicada de uma noite na cidade, compõe a cena.

Para ‘compensar’ o fato de ser um espetáculo online, e conferir um sentimento cinematográfico à transmissão, serão utilizados artifícios como uso de mais de uma câmera, uso de closes e interação entre o ator e a câmera, já que ela “é” o espectador e vai funcionar como eco das vozes das crianças.

 

Ficha técnica

DIEGO CHILIO – Texto e atuação

ANGELA RIBEIRO – Direção, colaboração dramatúrgica, dramaturgismo e design gráfico

ZENAIDE DENARDI – Assistente de direção

FERNANDO BERTIPAGLIA – Cenário, figurino e adereços

AMANDA AMARAL – Vídeo mapping

TREVISAN – Guitarra e violão

WAGNER ANTONIO – Iluminação

MARCELLO RIBEIRO – Direção musical

SERGIO FERREIRA – Coreografia

DIEGO DAC – Assistente de produção

VITOR MIRANDA - Direção de vídeo

IZA MARIE MICELI – Direção de Produção

 

Serviço

“O Lá é Aqui” – de 27 de março a 17 de abril de 2021
 

Circênico Artes Integradas

27 de março e 03 de abril às 16h

https://www.youtube.com/channel/UCUcGYcOwcSOzcxNBvKUnxKA
 

Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista

28 de março e 04 de abril às 16h

https://www.youtube.com/channel/UC_C7wrXgDYHrPj8JpOKczOA
 

Liga Solidária

29 de março às 09h30

30 de março às 14h30

https://www.youtube.com/user/ongligasolidaria
 

Casa de Aprendizagens

11 de abril às 15h

https://www.youtube.com/channel/UC07kfjLsJfVXkcIAHdL0-Kw
 

**

Oficina Cultural Juan Serrano
07 e 14 de abril às 14h

Oficina Cultural Alfredo Volpi
09, 10, 16 e 17 de abril às 15h

Ambos no https://www.youtube.com/oficinasculturaisdoestadodesãopaulo

 

Comentários