Homenagem à ONU inspira compositores e três obras seguem no Concurso de Samba-Enredo da Sociedade Imperador do Ipiranga


Fotos : Bruno Gianelli 


Na noite do dia 3/01 a direção da Imperador do Ipiranga, que coordena o concurso de samba-enredo, definiu os três finalistas que continuam na disputa para ser o hino do enredo  “Imperador e Nações Unidas semeando amor para colher felicidade” assinado pela comissão de carnaval. A Imperador vai disputar a vaga para o grupo de Acesso 1 da Liga das Escolas de Samba. 


Entre os finalistas estão: 

Samba 1  - Compositores: Rafael Babú, Pixulé, Felipe Fejão, Genardão, Fabiano Pires, Adriano Boca e Guilherme Cecílio

Intérprete: Pixulé

Samba 3  - Compositores: Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Tuca Maia, André Filosofia, Ronny Potolski, Leandro Bata’s, Diley Machado, Leandrinho LV, Nellipe Costa e Alcides Jr. 

Intérprete: Renê Sobral 

Samba 7 - Compositores: Léo do Cavaco, Darlan Alves, Thiago Souza, Renne Campos, Paulo Senna, Carlinhos Novack, Cauby e Tigrão

Intérpretes: Darlan Alves e Léo do Cavaco

No último dia 15 de janeiro, 9 parcerias increveram suas obras para concorrerem nessa edição. “Estamos muito felizes com a qualidade das obras e agradecemos aos compositores por participare e acreditarem nesse projeto incrível”, afirma o presidente Rodrigo Souto. 


SINOPSE “IMPERADOR E NAÇÕES UNIDAS SEMEANDO AMOR PARA COLHER FELICIDADE”




Em 25 de abril de 1945, representantes de 50 países rumaram até São Francisco, nos Estados Unidos, para uma conferencia que, mais tarde, viria a mudar o sistema internacional para sempre. Numa altura em que o medo de uma 3º Guerra Mundial pairava no ar, a ideia de criar uma organização que promovesse a cooperação internacional, em que consequentemente impedisse, que outro conflito tão devastador como a 2º Guerra Mundial voltasse a eclodir. A Organização das Nações Unidas, nasceu assim com o mesmo objetivo da extinta Sociedade das Nações, criada entre a primeira e a segunda guerras mundiais.


Em 26 de junho de 1945, a carta das nações unidas foi adotada durante aquela que viria a ficar conhecida como a conferência das nações unidas sobre a organização internacional. No entanto todo este processo terminou apenas em 24 de outubro de 1945, quando a carta foi ratificada pelos 5 membros permanentes do conselho de segurança da ONU, e pela maioria dos 51 signatários, entrando finalmente em vigor.


Este documento veio introduzir 6 órgãos das Nações Unidas, sendo eles: Assembleia geral, o Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, o Secretariado, o Tribunal Internacional de Justiça e ainda o conselho de Tutelada, a  ONU que suspendeu funções em 1994.É por causa desta carta que, atualmente, os 193 estados membros das nações unidas têm o poder de tomar decisões coletivas e coordenar intervenções nos mais diversos temas e problemas da humanidade, desde a paz e segurança até ao desenvolvimento sustentável e aos direitos humanos.


Ainda hoje os valores que a carta introduziu em 1945 continuam a ser muito relevantes nos dias de hoje. Pois vivenciamos momentos de refletir e reavaliar o compromisso das nações para com o multilateralismo  e as nações unidas, partilhando as suas visões a cerca do futuro comum desta organização, assim preservar as gerações vidoura do flagelo das guerras, dos sofrimentos indizíveis a humanidade e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres assim como das nações grandes e pequenas e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito as obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direitos internacionais possam ser mantidas e promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade, igualdade e solidariedade, tolerância, respeito a natureza, desarmamento e erradicação da fome e pobreza, democracia e boa governança e proteção ao mais fracos ; Direito ao ensino básico para crianças assim também reduzindo a mortalidade infantil e combater as enfermidades e pandemias que virão. Assim, em 2021 a Imperador do Ipiranga e sua comunidade , junto com a ONU, a voz que irá ecoar para toda a humanidade uma mensagem de um amanhã mais fraternal.


Assessoria de imprensa Sociedade Imperador do Ipiranga

Comentários