Semana da Consciência Negra - Toni Garrido e Programa Orquestra nas escolas da SME

 



Programação, entre 16/11 e 25/11, terá concertos no Centro e a ópera “O morro canta Canudos”

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora a Semana da Consciência Negra com uma programação extensa, entre os dias 16 e 25 de novembro, com uma série de ações educativas e culturais, tudo gratuito, em locais simbólicos, como o Cais do Valongo, Largo da Carioca, Central do Brasil e Praça Mauá, além de um convidado muito especial: Toni Garrido, que cantará e atuará no palco com alunos de escolas municipais em uma ópera-concerto composta especificamente para essa homenagem e acontece na Cidade das Artes. Instituído em homenagem a Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) valoriza a influência da matriz africana na formação sociocultural do país, que inclui a conquista da liberdade, a diversidade musical e a reflexão contemporânea sobre o debate étnico. Para resgatar a força dessa herança, o Programa Orquestra nas Escolas da SME, com 454 alunos da rede municipal participando dos eventos, oferece uma ampla programação de concertos durante novembro, que está detalhada abaixo e tem patrocínio da Uber.


Dos dias 16 a 20 de novembro, o Programa Orquestra nas Escolas levará música para locais como a Praça Mauá e o Cais do Valongo para comemorar a Semana da Consciência Negra. Nos dias 24 e 25 de novembro, a homenagem tem como ponto culminante a ópera “O morro canta Canudos”, uma grande produção com música, teatro e dança que será apresentada na Cidade das Artes, com o convidado Toni Garrido em cena junto a alunos-músicos das escolas da Prefeitura do Rio.


Detalhes da Programação

A série de concertos, entre 16 a 20 de novembro, terá apresentações em diferentes locais públicos do Centro do Rio de Janeiro, sempre às 16h30, com diversas formações musicais compostas por estudantes da rede municipal. No dia 16/11, será a vez da Orquestra Sinfônica Juvenil Santa Cruz, no Largo da Carioca. No dia 17/11, a orquestra Jazz Sinfônica leva seu repertório à Central do Brasil. A Praça Mauá recebe a OSJC Rivadávia Corrêa no dia 18/11. No dia 19/11, a Cinelândia é palco de uma apresentação da OSJC Carneiro Felipe. E esta primeira temporada de concertos termina em 20/11, Dia da Consciência Negra, com a Camerata de Choro levando a nossa tradição para o Cais do Valongo, local que recebeu quase 1 milhão de navios negreiros nos tempos da escravidão.

As comemorações da Consciência Negra prosseguem na semana seguinte. A culminância dessa programação é a ópera “O morro canta Canudos”, que será apresentada nos dias 24 e 25 de novembro, às 19h, na Cidade das Artes. Com direção de Caíque Oliveira e participação especial do cantor Toni Garrido, o espetáculo, criado pelo próprio Programa Orquestra nas Escolas, passeia por diferentes eventos históricos, tais como a criação do Morro da Favela pelos soldados de Canudos, a apresentação do maxixe de Chiquinha Gonzaga no Palácio do Governo, o nascedouro do samba pela Gamboa e arredores, finalizando com uma grande celebração carnavalesca.

Contado por meio de esquetes e fragmentos desses eventos, o espetáculo inclui também o grupo de dança Cia de Sonhos Bárbaros, o Coro Laboratório Orsina da Fonseca e Carneiro Felipe e vídeos de alunos da rede municipal, ao lado de seus professores e familiares, levando ao público mensagens de liberdade, igualdade e esperança no futuro. O repertório revitaliza a memória da nossa música, reunindo o erudito à música popular e incluindo compositores como Zé Keti, Donga, Dona Ivone Lara e Cartola. O roteiro é de Ana Gabriela Dickstein Roiffe e a direção musical e regência de Anderson Alves.


Serviço
Todos os espetáculos têm entrada franca e classificação livre. Basta chegar e participar.
Só o musical “O morro canta Canudos” que terá transmissão exclusiva pela internet, ao vivo, nos dias 24 e 25 de novembro, por meio do canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.YouTube.com/orquestranasescolas)


Semana da Consciência Negra
Dia 16/11
Concerto OSJC Santa Cruz
Largo da Carioca
16h30
Destaques do repertório:
- Maracangalha
- Trem das Onze
- Siyahamba (Domínio público)
- Yaye bobo
- Ciranda da Rosa Vermelha
- Marcha dos Santos (Domínio público)


Dia 17/11
Concerto Jazz Sinfônica
Central do Brasil
16h30
Destaques do repertório:
- Pagode Russo
- Seleção Tim Maia
- Samba de verão
- Summertime (Domínio público)
- Aquarela (toquinho)
- Medley funk



Dia 18/11
OSJC Rivadávia
Praça Mauá
16h30
Destaques do repertório:
- Star Wars
- Jackson in concert
- Marcha eslava (Domínio público)
- Baião
- Corcovado
- Medley funk carioca



Dia 19/11
OSJC Carneiro Felipe
Cinelândia
16h30
Destaques do repertório:
- Bolero de Ravel (Domínio público)
- Star Wars
- Marcha eslava
- Miniatura in jazz (Domínio público)
- Águas de março
- Seleção funk carioca




Dia 20/11
Camerata de Choro
Cais do Valongo
16h30
Destaques do repertório:
- Pedacinho do céu (Domínio publico)
- Brasileirinho
- Lamentos
- Naquele tempo
- Carioquinha
- Chorando Baixinho
- Carinhoso
- Gaúcho Corta Jaca (Domínio Público)



O morro canta Canudos
Dias 24 e 25/11
Cidade das Artes
19h
Direção: Caíque Oliveira
Participação especial: Toni Garrido
Transmissão exclusiva pela internet, ao vivo, nos dias 24 e 25 de novembro, por meio do canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.YouTube.com/orquestranasescolas)
Destaques do repertório:
1. Samba, riqueza e alegria: Favela! (Moana Martins)
2. Sinfonieta Secconda “Samba” (Ernani Aguiar)
3. A Voz do Morro (Zé Keti) (1955)
4. Gaúcho, o Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga, 1914)
5. Tico-Tico no Fubá (Zequinha Abreu, 1917)
6. Navio negreiro (Moana Martins)
7. Sonho Meu (Dona Ivone Lara)
8. Pelo telefone (Donga, 1917)
9. Suíte Pixinguinha, 5º mov: “Ainda me Recordo” (Anderson Alves)
10. Sou você (Caetano Veloso)
11. Alguém me avisou (Dona Ivone Lara)
12. O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim)  
13. O sol nascerá (Cartola)
14. Sinfonieta Secconda “Carnavale” (Ernani Aguiar)

Comentários