(22/9) TERÇA ABERTA NA QUARENTENA - Emilene Gutierrez, Isabella Mariotti e Karen Marçal




"Salivas”, de Emilene Gutierrez, "Ela passou por aqui", de Isabella Mariotti, e “Teto Poético - poesia no corpo e fora do corpo”, de Karen Marçal, são os três trabalhos que o programa Terça Aberta na Quarentena reúne no próximo dia 22 de setembro, às 19h, para serem apresentados ‘ao vivo-online via plataforma Zoom. Em seguida, as artistas conversam sobre seus processos de criação com a participação do público e mediação de Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

“Salivas” parte de uma pesquisa/escavação individual onde a carne-gordura-baba-vísceras tomam o espaço central, pornograficamente explícitos, do processo. É tentativa de tornar corpo uma espécie de subjetividade feminina, na qual a atriz Emilene Gutierrez se lança em disparadores físicos para a criação de estados, textos e ações. A dramaturgia caminha por uma "viagem digestiva" entre narrativas, depoimentos e imagens, tentando encontrar possíveis caminhos/espaços não domesticados entre a origem e o fim das coisas, dos desejos, dos abismos.




Experimento cênico adaptado para o formato online da peça "Ela passou por aqui", o trabalho solo e autoral da atriz Isabella Mariotti tem como ponto de partida o livro “Teoria King Kong”, da escritora Virginie Despentes. Conta um pouco da história de Isadora, uma mulher que foi presa pelo assassinato de seu namorado. A cena apresentada no Terça Aberta a sexualidade como abordagem central.

Em “Teto Poético - poesia no corpo e fora do corpo”, Karen Marçal é movida por fortes sentimentos cotidianos, onde o peso, a densidade e o volume das emoções se dissipam em palavras. Um jogo vai sendo construído com as frases poéticas e os sentidos experienciados simultaneamente.

Para assistir, o público deve fazer inscrição no link: www.bit.ly/tercaabertasetembro

No dia do evento, será enviado um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone.

A ação faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

___________________________

Serviço:

Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança

Com: Emilene Gutierrez (“Salivas”), Isabella Mariotti ("Ela passou por aqui"), e Karen Marçal (“Teto Poético - poesia no corpo e fora do corpo”)

Mediação: Janaína Leite e Vanessa Macedo.

Dia 22/9, 19h – Plataforma Zoom

Inscrições no Link:  www.bit.ly/tercaabertasetembro

Grátis

Um pouco das artistas




Emilene Gutierrez é atriz graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP (2008), com Licenciatura pela FPA (2014).Tem interesse na pesquisa de intersecção entre teatro, dança e performatividades, tendo desenvolvido trabalhos em núcleos de pesquisa, coletivos e grupos de teatro (Coletivo Labirinto e Quase9).




Isabella Mariotti é atriz, dramaturga e performer. Já trabalhou com diretores como Bruce Gomlewsky e Domingos Oliveira;  em São Paulo, atuou nas peças “Fissura” (2018/2019), dirigida por Maria Amélia Farah (Cia Hiato) e “Plantar cavalos para colher sementes" (2017/2018), com direção de Ronaldo Serruya (Grupo XIX). Em 2016, ganhou o prêmio de melhor atriz no festival O Cubo de Cinema (RJ), com o filme “Mácula”, de Rafael Aguiar. Como performer, trabalhou na exposição “Terra Comunal”, de Marina Abramovic, e sua performance de maior destaque é “Vermelha”, onde pesquisa as relações com seu próprio sangue menstrual.




Karen Marçal, artista formada em dança, com vivências em outras áreas, é também escritora e poeta e ama. Mulher negra, residente no extremo leste de São Pauloé comprometida com a vida e seus prazeres e tem presença em grupos, coletivos e trabalhos diversos,

 

 

·        A “Terça Aberta”, que antes da pandemia acontecia mensalmente no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia Fragmento de Dança, nasceu em 2016, viabilizada pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e tornou-se uma ação permanente e contínua da companhia dirigida por Vanessa Macedo. Espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, participam artistas que desejam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com o público, uma vez que, ao final das apresentações, é aberta uma roda de conversa. Em 2017, a companhia recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por esta iniciativa.

                *Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/

 

 

Comentários