Babalawô Ivanir dos Santos recebeu Thaíde, em live 5a. E agenda continua nesta 6a, com Vovô Ilê Aiyê e para sábado, a pauta será com Marquinhos de Oswaldo Cruz

A live de quinta feira com o Babalawô Ivanir dos Santos e Thaíde foi uma legítima aula de história.



Com o tema Corpo Fechado, Ivanir dos Santos, que dispensa apresentações, recebeu em sua página no facebook outra figura notória: Thaíde. Emblemático, Ivanir dos Santos é Professor;  Pós-doutorando em História Comparada (UFRJ), Babalawô; interlocutor da CCIR, entre outros créditos. Do outro lado, uma referência no cenário musical: Thaíde - rapper, compositor, produtor, apresentador e ator. Natural de São Paulo, vem promovendo reivindicações políticas, econômicas e sociais através da sua música.
O debate, ao vivo, levou um pouco mais de 1h, com em torno de 140 ouvintes, transcorreu leve e com troca de ensinamentos. Foi consenso dos dois que é preciso não abandonar a luta, referido ao povo preto e sua história. A conversa pontuou as muitas formas que o racismo se apresenta, pelas armadilhas construídas pela sociedade. Rememoram quando o samba, a capoeira e o rapper foram marginalizado e perseguido. Thaíde alegou que vem se se reinventado, vendo novos caminhos e preocupado com a comodidade, se superando com novas ideias e estudos em fase de pandemia. "Pra essa nova rapaziada, essa nova geração que estão aí, é pra tomar cuidado, estudem, se informem...", sugere o músico e conclui "Hoje estamos muito mais atentos...".

A live contou com muitas participações nos comentários, como o Grupo de Estudos Consciência e Realidade: Igualdade Racial em Pauta, que escreveu "Parabéns pela live". Além de Wuelerson Borghetti e Silva, que atestou "Que papo bacana, rico de informações, inteligente, parabéns Thaide, um salve para o Xuxa da Comunidade do Samba de Mauá".

Encontros como esses reforçam que o empoderamento negro chega forte, através da sua cultura e intelectualidade. "Nessa semana nossos debates nas lives levam para muita reflexão, como a fala contundente hoje, de Thaíde. Recebo ainda dois outros representantes veteranos, fechado a semana emoldurado por culturas de grande representação."



A live de hoje  (sexta), será com Antônio Carlos dos Santos, fundador e presidente do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê. Conhecido como Vovô Ilê Aiyê, é filho da Mãe Hilda, do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde é o Ògan de Obaluaê e vem dedicando a sua vida à preservação e promoção da cultura negra no Brasil. A live será facebook do CEAP.
Dia 14 (sexta) - às 14h - https://www.facebook.com/ceap.rj





No sábado, é a vez de receber Marquinhos de Oswaldo Cruz, veterano sambista reconhecido pela luta histórica de preservar as matrizes do samba e seus costumes no Projeto Trem do Samba e Feira das Yabás. O Tema não poderia ser outro: Trem do Samba, pelo face do Prof. Ivanir dos Santos.
Dia 15 (sábado) - às 14h -  https://www.facebook.com/babalawoivanirdossantos
"Cada encontro fortalece as nossas construções sociais por uma sociedade melhor, onde cada conversa traz a experiência que construímos em nossas trajetórias", finaliza Ivanir dos Santos.    



Comentários