Mangueira :Um verdadeiro ode à liberdade






Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, terceira escola a desfilar no domingo,  abriu o desfile com representantes de diversas denominações religiosas. Antes de seus componentes e alegorias cruzarem a avenida, a escola fez questão de levantar a bandeira da tolerância, e vinte religiosos trouxeram para a avenida a união, a força, e a luta em prol das liberdades e da pluralidade.

O enredo “A verdade vos fará livre”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, abordou os tipos de preconceito, principalmente com a intolerância religiosa. Mas claro, que o enredo despertou uma série de ataques, e a pedido do carnavalesco, o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos orquestrou o grupo mais que representativoInterlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), que há décadas vem fortalecendo as lutas em prol da tolerância no Brasil.



As lideranças que desfilaram - Babalawo Ivanir dos Santos (Candomblé), Pastora Lusmarina Campos Garcia (Luterana), Pastor Mozart Noronha (Luterano), Monge Beneditino Marcelo de Barros Souza (Católica); Pastor Edson Fernando Almeida (Cristã), Pastor Júlio Oliveira (Comunidade Batista de SG), Reverenda Inamar de Souza (Episcopal Anglicana do Brasil), Reverendo Rodrigo Coelho (Presbiteriana Unida do Brasil), Reverendo Daniel Rangel ( Episcopal Anglicana do Brasil), Pastor Eduardo Calil Ohana (Aliança dos Batistas do Brasil), Mãe Maria da Conceição Cotta Baptista (Candomblé), Ogã de Casa Branca Rafael Soares de Oliveira (candomblé)), Hélio Koifman (Judaísmo), Marco António Pinho Xavier (Umbanda), Maria Priscila das Chagas (Espiritismo), Sacerdote Bernardo Coupee da Silva (União Wicca do Brasil), Raga Bhumi Devi Dasi - ISKCON (Hare Krishna), Jorge Ubirajara Pinheiro (Fé Bahá'í), Tereza Correa da Silva (Indígena- Etnia: Arapium) e Monge zen-budista Alcio Braz (Zen-Budismo).



"Por meio de um acordo tácito, em que nossas obrigações, direitos e lutas pelas liberdadesentramos juntos e de mãos dadas simbolizando a construção da união e do diálogo Inter-religioso. Sacerdotes de diferentes denominações religiosas, vem ao longo dos anos apontando para a sociedade brasileira que a luta pela equidade religiosa é um dever de toda a sociedade", sentenciou o babalawô Ivanir dos Santos.

A surpresa no desfile contou com um faixa: "Independente da sua fé, o respeito deve prevalecer", a frase faz parte da campanha nacional de combate à intolerância religiosa, organizada pelo CEAP e UNIFOA, elabora para a 12ª Caminha, em Copacabana
"A homilia popular, proposta pela Mangueira, rompeu com todas as barreiras impostas por uma sociedade excludente, racista e intolerânciaafim de construir e reescrever uma sociedade mais igualitária, humana, plural e tolerante", acrescentou o sacerdote. Todos ficaram extasiados, a maioria nunca havia ido pra avenida, e sentiram na pele a emoção que é carnaval carioca. E ainda trouxeram o peso da responsabilidade em levar um assunto de extrema seriedade de uma forma lúdica e genuína.



Incansável, Ivanir participou ainda do desfile da Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande. O motivo não poderia ser outro: uma narrativa religiosa, apresentada pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.
"Com o verso "Eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé"a Grande Rio trouxe a história de Joãozinho da Gomeia, sacerdote das religiões de matrizes africanas, que enfrentou todas as formas de preconceito em prol da liberdade. Um enredo histórico e atual que coloca em questão da importância do respeito", alegou Ivanir, que veio como destaque no quinto carro - O Revoar da Liberdade.

Fotos de Rozangela Silva 








Comentários