Escola de Samba aliada a Faculdade leva enredo contra o feminicídio para a avenida


Parceria entre carnaval e educação tem meta de disseminar conhecimento
Logo do Enredo para o Carnaval 2020

 Fonte : Rejane Romano 
Fotos : Reprodução do Facebook 


“A violência contra as minas digo não” é o refrão que o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire irá entoar no Sambódromo da Vila Matilde, no sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro.


O Reitor José Vicente da Faculdade Zumbi dos Palmares 

À esquerda a Presidente da GRCES Zumbi de Palmares e Filhos de Zaire 


Fundada em 2012, na zona leste de São Paulo, a agremiação que hoje integra o grupo Acesso de Bairros II, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), se uniu a Faculdade Zumbi dos Palmares, em setembro de 2019, tendo em vista a disseminação de conhecimento. “A academia com sua produção de conhecimento pode somar forças ao papel cultural e, porque não dizer, social, que o carnaval tem. Traduzir na avenida o que aprendemos nos bancos escolares é uma forma de disseminar conhecimento e contribuir, inclusive, com causas sociais”, acredita a presidente da Zumbi&Zaire, como a agremiação é conhecida, Rejane Romano.


A Ala Musical 

Bateria

Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira e Diretora 

Formada em jornalismo, foi justamente acompanhando o noticiário que Rejane resolveu tratar do feminicídio no enredo deste ano. “Os números da violência contra a mulher são alarmantes e a nossa sociedade não pode se calar diante desse enorme problema que precisa ser discutido nas casas, nas escolas, nas empresas e também no carnaval”, e ela completa explicando como foi a criação do tema intitulado: De Dandara à Marielle- histórias de mulheres que nunca se apagam,  a Primavera da Resistência. “Já na confraternização que fizemos com a comunidade, após o carnaval 2019, anunciei que iríamos abordar esse tema no Carnaval 2020. Com apoio de nossa antiga carnavalesca, a cineasta Stella Carneiro, que hoje está realizando mestrado em Roteiro pela Europa, nós escolhemos seguir um caminho lúdico no qual, através do protagonismo de 12 grandes mulheres demonstramos o quanto o respeito e a igualdade são extremamente necessários em nossa sociedade”, contou a presidente.


Baianas

1o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira 

2o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira 

Sobre as homenageadas
Desde a divulgação do enredo a Zumbi&Zaire tem seguido o que chamam de #CarnavalDoConhecimento, onde publicam nas redes sociais da agremiação as histórias das homenageadas. “No lançamento do enredo sensibilizamos os presentes sobre a relevância do tema através de uma Roda de Diálogos, com mulheres de diferentes idades, relatando sobre o que é ser mulher, os desafios e o medo da violência, entre outras questões”, lembra Rejane.
Beth Carvalho, Dandara, Frida Kahlo, Izza, Joana D’arc, Leci Brandão, Maria Bonita, Marie Curie, Marielle Franco, Tarsila do Amaral, as primeiras mulheres negras a integrarem a NASA e até as Guerreiras de Wakanda (do filme Pantera Negra) são as 12 homenageadas que serão enaltecidas em verso e prosa pela agremiação.
“A cada publicação que fazemos contando a história dessas mulheres brilhantes é gratificante ter o retorno das pessoas em comentários como: ‘que história fantástica’. Além da mensagem que iremos transmitir contra o feminicídio também estamos contribuindo em contar essas histórias, para pessoas que não as conheciam”, ressalta Rejane.
Confira as publicações no Instagram e Facebook da agremiação: @FilhosDoZaire

Comentários