Curiosidades e expectativas sobre o enredo da Mocidade Alegre : O Canto das Yabás !

Logo do enredo

Fonte : Lu Pereira (Assessoria de Imprensa ) 


Curiosidades sobre o enredo :

Esse enredo estava guardado pela escola há muitos anos, e foi proposto pela saudosa presidente Elaine Cristina, irmã da atual presidente Solange. Elaine faleceu em 2003. A escola precisou adaptar esse tema para a estrutura atual de desfile. 

Vale lembrar que esse enredo contém mensagens de clamor pelo respeito à natureza, à humanidade e, sobretudo à mulher, em todas as esferas. Tem muito empoderamento feminino. Mas nada é de forma panfletária ou polêmica: a poesia do carnaval é a linguagem que a escola optou! 

Tendo estreado no Grupo Especial no ano de 1971, a Mocidade é a escola que está a mais tempo neste grupo. 
Foi a única escola a estrear no Grupo Especial e sagrar-se, logo de cara, tricampeã: 1971, 1972 e 1973. 
A atual presidente, Solange Cruz, assumiu a escola já nos preparativos do Carnaval 2004. De lá pra cá a escola conquistou 6 dos seus 10 campeonatos.

O antigo bloco de sujos que deu origem à escola não permitia a entrada de mulheres. Hoje, em compensação, o protagonismo feminino é um dos segredos da escola: além da presidente, tem muitas mulheres atuando em segmentos que até pouco tempo eram só para homens: Bateria, Direção de Harmonia, Direção de Carnaval... 

Embora o carnaval tenha se profissionalizado – e muito, a escola não abre mão do envolvimento voluntário de seus componentes, que fazem mutirões e participam de todas as decisões importantes, pois acredita que essa entrega apaixonada dos sambistas faz com que a escola sempre desfile com sua própria cara, suas características. É um equilíbrio: os profissionais e os voluntários juntos e em permanente confraternização\; o componente da Mocidade Alegre tem prazer em estar na escola o ano todo. 

O apelido “Morada do Samba” surgiu pelo fato de a escola gostar de receber visita de sambistas de outras agremiações em seus ensaios e festas. 

O tema do enredo faz um trocadilho entre a palavra Morada (o planeta Terra, morada da vida... e o apelido da escola – Morada do Samba ou, simplesmente, Morada) 



Expectativas :

A comunidade da escola tem uma enorme identificação com enredos de temática afro-brasileira, e todas as vezes que a escola se utilizou desses temas promoveu desfiles antológicos, marcados pela emoção e pelas boas colocações. 


A presidente Solange Cruz /Foto : Adeleke Tony 


A presidente Solange fez questão de promover encontros com todos os segmentos e alas durante o ano, para aumentar a proximidade e o compromisso dos componentes e diretores com a escola e com o desfile. 

A emoção marcou o lançamento do enredo, a escolha do samba-enredo, os ensaios técnicos e a escola está firme no propósito de buscar seu 11º campeonato. 

O carnavalesco Edson Pereira, que já foi campeão no Rio de Janeiro em 2017 pela Mocidade Independente de Padre Miguel, estreia esse ano em São Paulo assinando o carnaval da Morada do Samba 

CAMPEONATOS CONQUISTADOS NO GRUPO ESPECIAL: 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013 e 2014.

Comentários