Plenária Pelo Manifesto Diversidade CaRIOca, reúne lideranças comunitárias, políticas e partidárias no IFCS

Unidos por uma causa 



O movimento da Diversidade "CaRIOca" reuniu, na quinta, dia 22,  no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), Centro da Cidade, diversas lideranças comunitárias, políticas e partidárias na primeira plenária após o lançamento de Manifesto por uma candidatura própria à prefeitura do Rio.
"O propósito veio para aguçar e construir um projeto inclusivo, que respeite as diversidades e que se baseie na identidade do carioca: plural, cordial, musical, amante da cultura, da boa conversa, da alma de braços abertos" - A Frete Favela e Alternativa Popular. 


Representatividade 


Estiveram presentes representantes acadêmicos, diversos movimentos, assim como de partidos como o PT, PSOL, PDT, PCdoB, PSB, UP. 

Durante a plenária, sucederam-se os discursos afirmando a importância da participação da sociedade civil no jogo político, fazendo frente ao desgaste dos partidos tradicionais. Os oradores também enfatizaram a importância do lançamento de candidatos a vereadores e a prefeito negros, advindos das comunidades, que tenham empatia por conhecer “na pele” os problemas da maioria da população carioca. 
 

Foi uma verdadeira confraternização de gerações, com jovens e veteranos trocando respeito mútuo à diversidade e às identidades. Populares, professores, doutores, lideranças se revezaram ao microfone clamando por um Rio mais justo e mais humano, em um momento no qual os três níveis de poder parecem ter esquecido da população, principalmente a classe média, os mais pobres e os negros.

Jonathan Raymundo - fortaleceu o evento afro Wakanda in Madureira


As próximas plenárias devem envolver temas sobre as mulheres; os jovens e o mercado de trabalho; a questão da violência, o racismo e o genocídio e encarceramento da população negra; bem como a construção de um plano de governo territorializado e discutido com as comunidades do Rio.

Presentes na plenária: CCPBA (SSM), UNEGRO, AFROAÇA, MAPI, CULP II, REINA, CASA DO NANDO, APNs, ICARAB- Seropédica, Judeus pela Democracia, ALERJ, KOINONIA, EDUCAFRO-MOV. NEGRO PDT/RJ, PDT, AMAVAG/APP VARGENS, PDT-AXÉ, MPFAVELAS, UP- UNIDADE POPULAR, WAKANDA, AGEN AFRO, UCAM, LHER, LUPA CARNAVAL, ERARIR/UFRJ, COLETIVO MAITÊ FERREIRA, entre outros.

Professora Helena Theodoro 

Entenda o encontro - A Frete Favela e Alternativa Popular, criaram um manisfesto por uma candidatura NEGRA advinda das comunidades à prefeitura do Rio de Janeiro. O cenário carioca pede mudança, uma política que trabalhe efetivamente ações contra a desigualdade.


O manifesto recebeu uma séria de assinaturas de apoio como: Martinho da Vila e o filho Tunico, Altay Veloso, Sérgio Loroza, passeando Rodrigo França, assim como Anielle Franco, Adelson Alves (Radialista), Movimento Negro Evangélico, IPEAFRO, Agentes de Pastorais Negros RJ, Anapuaka Tupinambá (indígena) Elisa Larkin, Reverendo Odenicio Jr. M. de Melo, Pastora Lusmarina Garcia, Haroldo Costa, Muniz Sodré, José Loreto, Jennifer Nascimento, Sandra de Sá, Léa Garcia, Elisa Lucinda, Aline Borges, entre coletivos, representações e entidades de grande relevância.   


Babalawô Ivanir dos Santos com Edson Santos

Carlos Santana com Marcelo Rosa

Do Baile Black Bom

Representante da Educafro

Geraldo do Frente Favela com Movimento Acredito

Negrogum com Cida Abreu (que já foi presidenta da Fundação Cultural Palmares)


Ouvintes

Comentários