O projeto Teatros em Movimento contempla, em fevereiro, o Grupo Pandora de Teatro e Teatro da Vertigem

Companhias teatrais alternam temporadas no centro e na periferia da cidade; projeto Teatros em Movimento contempla, em fevereiro, o Grupo Pandora de Teatro e Teatro da Vertigem



Cena do espetáculo Comum do Grupo Pandora de Teatro – Foto: Meire Ramos
 

No mês de fevereiro de 2020, o projeto Teatros em Movimento, contemplado na 9ª edição do Prêmio Zé Renato, apresenta os espetáculos Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem (localizado na Bela Vista) e Comum, do Grupo Pandora de Teatro (sediado em Perus).
O projeto prevê a circulação de companhias teatrais, seus trabalhos e processos criativos pelas sedes de outros grupos, em diferentes bairros da capital paulista e aposta que a circulação dos espetáculos e o intercâmbio de procedimentos, além de poder enriquecer a experiência dos grupos de teatro envolvidos, possa se traduzir também em oportunidade para que públicos de distintas regiões tenham acesso à produção teatral de outros lugares da cidade.
Desta forma, o intercâmbio se dá em mão dupla: assim como o Enquanto Ela Dormia vai para os bairros, a Bela Vista recebe, em 2020, o Grupo Pandora de Teatro, de Perus.
Comum se apresenta na sede do Teatro da Vertigem (R. Treze de Maio, 240/ 1º andar – Bela Vista) de 1º a 9 de fevereiro e o Enquanto Ela Dormia faz sessões de 14 a 29 de fevereiro de 2020 na Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora, na Rua Canhoba, 299, em Perus, São Paulo com entrada franca em ambos os locais.
O Grupo Pandora de Teatro, sediado no bairro de Perus, São Paulo/SP, desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa e criação teatral. Fundado em julho de 2004 a partir do Projeto Teatro Vocacional da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o grupo desenvolve trabalho contínuo de pesquisa e criação, fortalecendo parcerias com polos culturais e artistas da região.
Desde fevereiro de 2016, o grupo ocupa um espaço público ocioso que estava abandonado há anos e que nunca havia cumprido função social. Com a Ocupação Artística Canhoba, o grupo conseguiu revitalizar e ressignificar um espaço da cidade, tornando-o uma referência em cultura no bairro de Perus.
Sediado no bairro da Bela Vista, o Teatro da Vertigem é uma companhia teatral brasileira criada em 1992 como um projeto experimental de pesquisa de linguagem da expressão representativa. O grupo, encabeçado pelo encenador Antônio Araújo, foi responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais, realizador da Trilogia Bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.
Enquanto Ela Dormia, é um espetáculo estreado em julho de 2017, com produção original do SESI-SP. O texto nasceu de um de seus programas, o Núcleo de Dramaturgia, voltado para novos dramaturgos e coordenado por Marici Salomão. Em 2018, a montagem foi indicada na categoria Cenografia no Prêmio Shell e fez, desde então, inúmeras apresentações por diversos bairros da capital paulista.
A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.

Sinopses
Comum
Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. A busca de um filho por informações de seus pais desaparecidos políticos. O dilema de dois coveiros encarregados da criação de uma vala. Uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. 1970/1990 épocas distintas se entrelaçam nos fragmentos dessas histórias e evidenciam causas e consequências. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, São Paulo/SP.
Enquanto Ela Dormia
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. O espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

Fichas Técnicas
Comum
Criação: Grupo Pandora de Teatro Texto e direção: Lucas Vitorino Elenco: Filipe Pereira, Rodolfo Vetore, Rodrigo Vicente, Thalita Duarte e Wellington Candido Design de luz e música: Elves Ferreira Operação de Luz: Caroline Alves Edição de Vídeo: Filipe Dias Figurino: Thais Kaori Cenografia: Lucas Vitorino e Thalita Duarte Cenotecnia: Eprom Eventos e Luis Fernando Soares Operação de Vídeo: Lucas Vitorino Treinamento corporal: Rodrigo Vicente e Rodolfo Vetore Preparação corpo e voz: Paula Klein Produção: Caroline Alves e Thalita Duarte

Enquanto Ela Dormia
Diretora Artística: Eliana Monteiro Texto: Carol Pitzer Atriz: Lucienne Guedes Cenografia: Marisa Bentivegna Light Designer: Guilherme Bonfanti Trilha Sonora: Erico Theobaldo Figurinista: Marichilene Artisevskis Dramaturgismo: Antonio Duran Operadora de Som:  Nayara Konno Operadora de Vídeo: Aline Sayuri Operadora de Luz: Patricia Amorim Diretor de Cena/Contrarregra: Evaristo Moura Produção Geral: Marcelo Leão Fotos: Mayra Azzi Assessoria de Imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto.
Espetáculo realizado a partir de produção original do SESI-SP; texto original oriundo do projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

SERVIÇO
TEATROS EM MOVIMENTO
GRÁTIS. Os ingressos são distribuídos 1h antes do início das apresentações.

Comum
Dias 01, 02, 08 e 09 de fevereiro de 2020
Sábados, às 21h e domingos, às 19h
Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240 - 1o andar - Bela Vista
Duração: 110 min/ Classificação: 12 anos/ Capacidade: 50 lugares

 
Enquanto Ela Dormia
Dias 14, 15, 28 e 29 de fevereiro de 2020
Sextas e sábados, às 21h
Ocupação Artística Canhoba (Cine Teatro Pandora)
Rua Canhoba, 299 - Perus (próximo a caixa d'água)
Duração: 70 min/ Recomendação: 16 anos/ Capacidade: 50 lugares

Comentários