Desvelo estreia “Bando!”, espetáculo de dança que aposta na força dos coletivos







Fonte : Marcelo Pria / Fotos : Raoni Reis
Espetáculo, que terá apresentações no sábado (23/03) e na segunda-feira (25/03) no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, propõe reviver a coletividade criativa. Quantas cabeças são necessárias para que o bando surja potente? 



Com apresentações neste sábado (23/03) e segunda-feira (25/03), o Coletivo Desvelo estreia seu mais novo espetáculo, “Bando!”, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (CRDSP), no centro da capital. No sábado (23), serão duas apresentações: às 15h e às 18h. Na segunda-feira (25), a apresentação será às 19h. Os ingressos são gratuitos.


“Bando!” propõe uma invenção nas relações entre mundos e nichos distintos. Como construir um bando em que cada integrante desse bando decide juntos seguir uma travessia, porém lidando com suas particularidades? Grupo, pacto, descarga, desejo, transformação, reinvenção, conflito, alívio, medos, instabilidade, confiança. É preciso reviver a coletividade, é preciso pausar a sua prática diária para intervir. Como isso é possível? Quantas cabeças são necessárias para que o bando surja potente?

Essas questões permearam o processo de criação da obra enquanto disparadores de reflexões, discussões entre os artistas envolvidos, que se configuram em jovens de 23 a 29 anos que encontram na dança e no Coletivo Desvelo esse espaço de liberdade, acalanto e cuidado, porém, onde a existência de conflitos é iminente.



Para embasar sua pesquisa, o Coletivo Desvelo buscou referências em obras literárias e grupos que tinham em suas narrativas a construção do que o Coletivo Desvelo compreende enquanto bando. Entres estas referências, o livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, onde o bando se organizava de maneiras específicas para garantir a sobrevivência de quem fazia parte; Dzi Croquettes – grupo de artistas multidisciplinares dos anos 70; e o artigo de Alexander R. Galloway, “Qual o Potencial de uma Rede”; entre outros materiais.

A partir destas pesquisas e estudos surge “Bando!”, um espaço de afetos que atravessam o sensível do acalanto à fúria dos conflitos. E se resolve nos laços das mãos. Potência criativa em transformação deste bando que busca regeneração e esperança em outras formas de experimentar o mundo.



Bando! é crescer junto, na parceria, no coletivo. É se estender às correntezas das águas e à corrente de vento. É ainda, pedir peso e destrinchar leveza. O igual que não é único. O diferente que não é novo. São danças particulares inspiradas nos grãos que podemos ser. 

Sobre o Coletivo Desvelo – Criado e sediado na cidade de São Paulo desde 2013, o Coletivo Desvelo tem como linha de pesquisa em seus trabalhos os espaços urbanos, a cidade e a reinvenção dos territórios, traçando uma poética onde a rua e/ou os espaços alternativos transformam-se em palco, personagem, cenografia, sonorização e dramaturgia.



Esses espaços se tornam ferramentas de investigação bem como as histórias, as lutas e frentes dos intérpretes, seus olhares com diversas perspectivas sobre um mesmo material que são colocadas em pautas para a criação, levando em consideração a pluralidade e diversidade do elenco.

A busca pelo encontro do ser e sua relação cotidiana faz a pesquisa do Coletivo Desvelo encontrar uma estética plural no sentindo de compreender que as histórias são compostas por diversos lados, sentidos e escolhas, e para que a compreensão assuma uma importância decisiva nas nos trabalhos do coletivo é necessário ouvir e enxergar o outro.

Por fim, o Coletivo Desvelo existe e resiste como um real anseio entre os artistas envolvidos, de poder dialogar com o público as questões que são de todos e para todos no encontro da democratização da prática em dança para além das ações políticas e poéticas.

SERVIÇO:
O que: Espetáculo “Bando!” - Coletivo Desvelo
Quando: Apresentações no dia 23/03 (sábado), às 15h e às 18h
E no dia 25/03 (segunda-feira), às 19h
Onde:  no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (CRDSP), na Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro, São Paulo.
Quanto: Espetáculo gratuito
Duração: 45 minutos
Classificação etária: livre
Informações: Tel.: 11 3214-3249

FICHA TÉCNICA
Concepção, direção e coreografia: Djalma Moura
Intérpretes-Criadores: Erico Santos, Juliana Nascimento, Victor Amaro, Sol Almeida, Piu Dominó, Monica Caldeira, Djalma Moura e Shayanny Sá
Direção Musical: Leandro Perez
Provocação Cênica: Aysha Nascimento
Preparação Corporal: Felipe Cirilo e Paulo Carpino 
Figurino e Produção: Coletivo Desvelo
Fotografia: Raoni Reis
Arte Gráfica: Ione Maria
Agradecimentos: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Fábrica de Cultura Jardim São Luís 




Comentários