Viviane Araújo retorna como porta-voz de campanha de Carnaval contra o assédio no RJ criada pela NOVA

 Viviane Araújo retorna como porta-voz de campanha de Carnaval contra o assédio no RJ criada pela NOVA


Atriz, ritmista e Rainha de Bateria reforça a existência do decreto estadual contra o assédio no Rio de Janeiro por meio do Protocolo Não é Não, com destaque para a capacitação de mais de 15 mil profissionais

Atriz, ritmista e Rainha de Bateria, Viviane Araújo volta a liderar campanha no combate ao assédio no RJ. Não é Não! Respeite a decisão

 

Fevereiro de 2026 – Governo do Estado do Rio de Janeiro lança nova campanha de Carnaval focada no combate ao assédio, reforçando o compromisso contínuo com a segurança das mulheres durante a festa. A criação é da agência NOVA, que assina a iniciativa pelo quarto ano consecutivo.
 

Ancorada no conceito “Não é Não! Respeite a decisão”, a campanha traz novamente Viviane Araújo como porta-voz e protagonista da campanha. Presença constante nas ações dos últimos Carnavais, a atriz, ritmista e Rainha de Bateria reforça a mensagem de que o enfrentamento ao assédio é uma responsabilidade coletiva e permanente.
 


A comunicação parte do entendimento de que o assédio afasta mulheres da festa, do Carnaval e da vida social. Ao mesmo tempo, evidencia como as políticas públicas de prevenção, proteção, atendimento e investigação contribuem para garantir que elas estejam nesses espaços com segurança e liberdade.
 

Entre as iniciativas destacadas estão a Patrulha Maria da Penha, que já realizou mais de 370 mil atendimentos; o aplicativo Rede Mulher, com mais de 150 mil downloads; o Protocolo Não é Não, que já capacitou mais de 15 mil profissionais de estabelecimentos comerciais; e as Delegacias da Mulher, responsáveis por mais de 115 mil casos investigados em todo o estado.
 


Uma das mensagens centrais de Viviane Araújo na campanha reforça que o Rio de Janeiro conta com decreto estadual contra o assédio em estabelecimentos comerciais, por meio do Protocolo Não é Não. No lettering das peças, o destaque é claro: “Mais de 15 mil profissionais capacitados”.
 

A campanha também amplia o conhecimento da população sobre os canais de apoio e denúncia, com o chamado direto: “Ligue 190. Baixe o app Rede Mulher.”
 

Com foco na conscientização e na mobilização social, a iniciativa reforça que informar, proteger e apoiar não é apenas papel do poder público, mas de toda a sociedade. O mote final, dito por Viviane Araújo, sintetiza a mensagem: “Não é Não. Respeite a decisão”.
 

A campanha conta com filmes nas versões de 60” e 30”, spots e testemunhais de rádio, anúncios em revista e jornal, peças digitais e mídia exterior (OOH e DOOH), garantindo ampla cobertura durante o período carnavalesco em todo o estado do Rio de Janeiro.

 




Comentários