João Pedrosa desfila pela Mocidade Alegre no Carnaval em homenagem a Léa Garcia Apresentador integra a última alegoria do desfile que celebra o legado, a militância e o protagonismo da atriz na cultura brasileira João Pedrosa (divulgação) João Pedrosa estará na avenida no Carnaval de São Paulo como parte do desfile da Mocidade Alegre, que leva para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, uma homenagem à atriz Léa Garcia (1933–2023), um dos maiores nomes da história do teatro e do cinema nacional e símbolo da luta por representatividade e protagonismo negro nas artes.
Assinado pelos carnavalescos Caio Araújo e Leonardo Antan, o enredo propõe uma viagem artística e política sobre a trajetória de Léa Garcia, revisitando sua força artística, sua militância e seu impacto cultural no Brasil e no mundo. O título faz referência ao termo “Malunga”, de origem bantu, que significa companheira de luta, definição que atravessa a vida e a obra da atriz, pioneira em um cenário historicamente marcado pela exclusão racial.
A narrativa celebra momentos emblemáticos de sua carreira, como a consagração internacional com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, sua atuação marcante em "Escrava Isaura" e sua presença transformadora na construção da cultura afro-brasileira. Integrante da escola desde 2021, João Pedrosa retorna à avenida em 2026 desfilando na última alegoria, ao lado de outros convidados, em um setor que propõe refletir o legado de Léa Garcia na contemporaneidade. “Esse ano a Mocidade Alegre homenageia Léa Garcia, uma das maiores atrizes da história do Brasil e figura muito importante para dramaturgia no nosso país. Desfilo junto a Mocidade desde o ano de 2021, e em 2026 estaremos juntos mais uma vez no Anhembi. Sou muito feliz e grato de fazer parte de uma festa tão bonita e principalmente com uma comunidade engajada e que ama o que faz. Todos os anos nos emocionamos juntos e esperamos trazer o título pro Limão. Venho na última alegoria da escola, junto a outros convidados pra mostrar o legado de Léa Garcia nos dias atuais”, afirma o apresentador. Professor, apresentador e influenciador, João ganhou projeção nacional após participar do Big Brother Brasil em 2021 e hoje soma mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. Reconhecido por sua atuação em pautas sociais, aborda temas como educação, comportamento, saúde mental, luta antirracista e direitos LGBTQIA+, tornando-se uma referência positiva para jovens, educadores e movimentos sociais. Com uma comunicação direta e domínio de temas contemporâneos, João transita entre o entretenimento e o conteúdo social, comandando painéis, entrevistas e eventos no Brasil e no exterior, além de coberturas de premières internacionais de filmes e séries, sempre com olhar atento à diversidade e à representatividade. O desfile da Mocidade Alegre acontece no Carnaval de 2026, no Sambódromo do Anhembi, com transmissão nacional. A participação de João Pedrosa reforça o encontro entre cultura, educação e representatividade que atravessa o enredo da escola neste ano. |

Comentários
Postar um comentário