Autor quilombola esgota as vendas de “Domingo na Roça”, seu 1° livro infantil - restam as últimas unidades da edição lançada no Centenário da Mãe Stella de Oxóssi.

 Autor quilombola de Feira de Santana esgota as vendas de “Domingo na Roça”, seu 1° livro infantil, lançado na celebração do Centenário da Mãe Stella de Oxóssi.

Vall Santos dedicou suas memórias como um menino de comunidade tradicional, recriadas pelo ilustrador Don Guto, ao acolhimento integral de todas as crianças negras do Brasil. Restam apenas 15 exemplares disponíveis para venda. 



2025 foi um ano muito prolífico na carreira do compositor e cantor Vall Santos. Ainda impactado pelas perdas da pandemia e a concentração de despedidas de pessoas fundamentais para a memória da Comunidade Tradicional de Lagoa Grande, o poeta se mobilizou com diferentes lançamentos musicais na segunda parte do ano passado em homenagem às suas origens, seu território, a pessoas emblemáticas e paisagens que não existem mais, como as retratadas no livro “Domingo na Roça”. Vall lançou antes do livro, os singles: “Coisa Boa”; “Amar é Pedagógico” e o seu 1° EP “A Voz de um Povo”.   


O livro foi o último lançamento de Vall Santos entre os previstos para 2025  e ocorreu no dia 6 de dezembro no Ilê Axé Opô Afonjá, Bahia -  tombado como patrimônio histórico pelo Iphan desde 2000 - em sua 1ª Feira de Arte, Música, Gastronomia e Literatura, compondo a programação educativa “Xirê das Palavras”. Além da sessão de autógrafos com o autor e o ilustrador, foi realizada a contação de histórias para crianças e mais atividades literárias em parceria com a Biblioteca Stella de Oxóssi. A iniciativa, que conduz atividades educativas de forma contínua no Ilê, recebeu a doação de vários exemplares do livro para a utilização em futuras programações. 


“Mesmo sendo especialmente dedicado às crianças, “Domingo na Roça”  tem valor poético para leitores de qualquer idade. Abordamos de forma sutil temas primordiais como o convívio em comunidade, a ancestralidade, o cuidado com o meio ambiente e o respeito aos mais velhos. Eu quero que as pessoas de Lagoa Grande se enxerguem nesta obra, pois trabalhamos para registrar a história de um povo que aos poucos, vem sendo desterritorializado pela urbanização. Nosso próximo passo será lançar a versão em audiolivro, pensando nos aspectos da acessibilidade, da pré-alfabetização e no hábito da contação de histórias na hora de dormir. Além de ter mais esta forma de registro e mediação cultural, para manter a memória quilombola viva”, afirma Vall Santos.


O livro, com a direção criativa da gestora cultural premiada Aryane Sánchez e ilustrações de Don Guto, teve a venda dos exemplares de sua primeira edição histórica, de lançamento no Centenário da Mãe Stella de Oxóssi, praticamente esgotada pelo público local. Restaram apenas 15 exemplares, que podem ser adquiridos diretamente com o autor Vall Santos, pelo valor de R$ 110,00 (cento e dez reais) cada, mais o frete da preferência dos compradores, com envios saindo de Salvador, pelo e-mail:  vallsantos.fsa@gmail.com



Saiba mais sobre Vall Santos:

Vall Santos é cantor e compositor quilombola, da comunidade de Lagoa Grande, Bahia. O artista traz em suas músicas a riqueza de suas raízes tradicionais e o encontro com a modernidade. Com uma identidade marcada pela fusão de linguagens artísticas - também como poeta - transita entre o sertão e o mar, paisagens urbanas e rurais.  


Estes contrastes, junto a influências como Gilberto Gil e Ney Matogrosso, encontraram terra fértil em Vall, nascido em uma família musicalmente inspiradora. Até a atualidade, seguem animando festas e ritos com o talento nato observado entre pessoas originárias das culturas de transmissão oral no Brasil. 


As canções de Vall Santos fazem referência a figuras históricas, às festas populares, à memória coletiva, ancestralidade, senso de identidade, pertencimento, à beleza da biodiversidade brasileira em seu território e todas as dualidades da peculiar vivência enraizada em sua herança imaterial, experimentada pelo autor logo cedo e em primeira pessoa.


Em 2023, o artista lançou seu 1° single "Princesa do Sertão": uma homenagem à Feira de Santana, sua terra natal. Apresentou em 2025 a faixa “Coisa Boa”, seu 2° single, no qual explorou ritmos afro-caribenhos e o pop latino. Em outubro de 2025 lançou seu 3° single, “Amar é Pedagógico”, em homenagem aos professores e em novembro de 2025 lançou seu 1°EP, “A Voz de um Povo”. Ainda em 2025, lançou seu 1° livro infantil “Domingo na Roça”, nas celebrações do Centenário da Mãe Stella de Oxóssi, no dia 6 de dezembro no Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, Bahia.



SERVIÇO:

Livro “Domingo na Roça”, de Vall Santos (últimos 15 exemplares).

Preço: R$110,00 (cento e dez reais) mais frete, com envios de Salvador, Bahia. 

Canal de venda: diretamente com o autor, pelo e-mail vallsantos.fsa@gmail.com.


Canais oficiais de Vall Santos: 

Instagram:

www.instagram.com/vallsantosoficial

You Tube: 

https://www.youtube.com/@vallsantosoficial

Spotify

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2LyTfoFvy9toWcg97n0ChZ?si=5pEE-gUwSZe7uaNA77BLfQ&nd=1&dlsi=214b923619374f18


Comentários