Studio 3 promove oficina gratuita de produção musical para público do Hip Hop, em Vila Velha (ES)

 

Studio 3 promove oficina gratuita de produção musical para público do Hip Hop, em Vila Velha (ES)


Curso oferece 20 vagas com inscrições abertas a partir de 2 de fevereiro

Marcelo Shimu (em destaque), produtor musical do Studio 3 - Crédito Demétrius Julice


O produtor musical e beatmaker Marcelo Shimu, do Studio 3, convida artistas, produtores, estudantes e DJs para a sua “Oficina de Produção Musical - HIP HOP”, que será realizada nos meses de março e abril de 2026, na Casa Cultural 155, em Vila Velha (ES). O curso teórico-prático foi idealizado para capacitar jovens e adultos interessados no universo da produção musical com foco no estilo hip hop. A oficina terá 12 encontros presenciais, e as aulas acontecerão aos sábados e domingos com duração de quatro horas. As vagas são limitadas a 20 pessoas divididas em duas turmas. As inscrições estão abertas a partir do dia 2 de fevereiro e podem ser realizadas online.


Faça sua inscrição gratuitamente: https://forms.gle/Gmfn5GQ1WL8RGov9A


A oficina tem o objetivo de fornecer conhecimentos fundamentais e avançados em áudio, produção musical e técnicas de criação no hip hop, abordando desde conceitos de ancestralidade musical até as práticas contemporâneas do mercado. 


“A produção musical no hip hop é uma forma de expressão que conecta a ancestralidade negra às tendências modernas. No entanto, muitos jovens artistas enfrentam barreiras para acessar ferramentas e conhecimentos técnicos de qualidade. A oficina busca romper essas barreiras, capacitando novos talentos para o mercado musical, que hoje é um dos setores mais lucrativos globalmente”, explica Marcelo Shimu.


O projeto também reforça a importância de multiplicar atitudes que promovam acessibilidade e inclusão. Ao longo da atividade, os alunos serão desafiados a criar coletivamente uma música autoral inédita com letra (rima) e ritmo (beat), desde a concepção até a masterização. Ao final do curso, a produção ganhará um videoclipe com legendagem e Libras como forma de divulgação e portfólio para entrada desses alunos no mercado de trabalho.


Os alunos contarão com seguintes aulas: Música ancestral e contemporânea; Fundamentos do áudio (conceitos básicos); Equalização no Hip Hop; Compressão no Hip Hop; Captação vocal; Estruturação e compressão de beats; Construção de obra autoral; Finalização. A penúltima aula conta com rodas de conversa com o produtor musical Golias Engelhardt (Sonorus Produções) falando sobre o mercado e a produção musical atual, e com a gestora de acessibilidade e tradutora intérprete de libras, Claudia Vieira, para falar da importância de se produzir músicas sempre pensando na acessibilidade. O curso se encerra com a apresentação da música composta pelos alunos finalizada e a confraternização da turma.


Conheça Marcelo Shimu

O produtor musical canela-verde se destaca na direção e produção musical do Studio 3, selo da diversidade musical capixaba desde 2017. Shimu também é o responsável por produzir nomes de relevância na cena capixaba e nacional como Fabriccio, Budah, Afronta, Cesar MC e, atualmente, Bruno Chico e Branu.


Há quase uma década, Shimu compartilha sua técnica musical com a juventude periférica em formações como oficinas e workshops, aplicando sua criatividade no desenvolvimento e inovação LowCostLowTech, uma forma de valorizar o faça você mesmo e a criatividade acima da alta fidelidade sonora. Anteriormente, promoveu a oficina “Introdução ao Áudio e Produção Musical Contemporânea“, no Mucane, na Casa da Escada (2018) e no projeto “Cultura em Toda Parte” (2022). Atuou em projetos de cultura urbana como “Pimp My Carroça”, “Origraffes” e eventos afrocentrados como "Oferenda Sonora" e o projeto musical “PretAtiva”.


Em 2024, Marcelo Shimu teve atuação mais próxima nos Centros de Referência da Juventude (CRJ), do Território do Bem, em Vitória; e Flexal, em Cariacica, com suas oficinas de produção musical e realizou a oficina de “Introdução à Produção Musical” por meio da Lei Paulo Gustavo, na cidade de Vila Velha (ES).


Ficha técnica

Marcelo Shimu (idealizador e ministrante) | Fabiola Mozine (coordenadora e produtora executiva) | Golias Engelhardt - Sonorus Produções (produtor musical convidado) | Cláudia Vieira (intérprete de Libras e convidada) | Henrique Lachesis (designer gráfico) | Taruira Negra Filmes (registro audiovisual e videomaker) | Orbe Comunicação (assessoria de imprensa).


Esse projeto é uma produção Studio 3 com apoio da Casa Cultural 155 e realização do Funcultura e Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo através do Edital 02/2024 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Hip Hop no Espírito Santo


Acompanhe

Studio 3: https://instagram.com/studio3.vix


Serviço

“Oficina de Produção Musical - Hip Hop”, com o produtor musical Marcelo Shimu

Período de inscrições: de 2 a 20 de fevereiro

Faça sua inscrição gratuitamente: https://forms.gle/Gmfn5GQ1WL8RGov9A
Local: Casa Cultural 155

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 155 - Centro - Vila Velha (ES)

Classificação etária: 16 anos





Comentários