GRÁTIS Anunciações traz obras de novos talentos da Residência Artística do Museu Bispo do Rosario em exposição gratuita no Rio
''Anunciações'' traz obras de novos talentos da Residência Artística do Museu Bispo do Rosario em exposição gratuita no Rio
Casa B abre suas portas para novos artistas e se solidifica como referência na cena da arte brasileira
Após dois meses de encontros imersivos, os oito artistas selecionados em edital público para o Programa de Residência Artística da Casa B têm seus trabalhos expostos a partir do dia 24 de janeiro. Sob coordenação da curadora adjunta do Museu Bispo do Rosario, Napê Rocha, as obras de Azizi Cypriano, Beta Azevedo, Brenda Nicole, Gabe Ferreira, Karine Varjão (residente conterrânea de Arthur Bispo do Rosario, nascida em Japaratuba/Sergipe), Marcos Cacimba, Oz e Varone ocupam o espaço criativo da Galeria 4, na Zona Sudoeste do Rio, até o dia sete de março. O projeto, que recebeu mais de 300 inscrições, visa estimular a pesquisa e a produção artística no cenário da arte brasileira.
As obras apresentadas compõem um panorama sobre os modos de se posicionar através da arte para a produção de perguntas que desloquem verdades tidas como inquestionáveis. Para Napê, "Anunciações" marca o retorno e consolidação da residência artística Casa B e representa, também, o desejo de permanência e aprimoramento deste projeto ao fomentar as pesquisas de artistas atuantes na cena contemporânea. Segundo a curadora, ao trazer suas pesquisas para a Residência Artística Casa B, cada artista criou recortes de movimentos próprios, formando um tipo de ''anunciação coletiva'' de suas movências.
Na ocasião, também houve o interesse na produção de novas memórias, não só no que diz respeito ao Museu Bispo do Rosario e à Colônia Juliano Moreira, mas também às histórias, tradições e aos territórios convocados no cruzamento de cada percurso. "A exposição é resultado de um intenso processo de imersão e acompanhamento das pesquisas de oito artistas de diferentes localidades. Por meio da incursão em diferentes espaços e projetos do Museu Bispo do Rosario, os artistas foram convidados a refletir sobre a relação entre arte e território e expressar essas ideias por meio de criações que transitam em linguagens como escultura, performance, instalação, escultura e pintura. Em plena sintonia com a pluralidade da Residência, na abertura também teremos uma programação bastante diversa, aberta ao público com performances e apresentações musicais.", destaca a curadora e coordenadora da Residência Artística do Museu Bispo do Rosario.
O Museu
A instituição é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosario, além de desenvolver exposições, ações educativas e projetos com a comunidade local. A Residência do Museu recebe artistas que, ao longo do período de imersão, serão acompanhados no desenvolvimento de seus projetos por meio do diálogo com a curadoria do museu, com a comunidade, com o território e com outros programas da instituição. O Museu está situado na Colônia Juliano Moreira, no bairro da Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e a proposta da residência nasce justamente do potencial criativo e artístico-cultural da Colônia, que marcou a trajetória de nomes fundamentais da arte brasileira, como Arthur Bispo do Rosario, Stella do Patrocínio e Antônio Bragança. O espaço também abriga o Ateliê Gaia, importante espaço de criação permanente que conta com a atuação de artistas residentes que vivenciam o cotidiano no museu criando uma relação de pertencimento e importância na instituição.
Compreendido como um ''Museu Expandido'', o Museu Bispo do Rosario se destaca também no sentido de que sua atenção está voltada para a construção de uma relação orgânica com a comunidade e para a promoção da saúde mental por meio da arte, a proposta se dá em um programa imersivo no território da Colônia Juliano Moreira, local atravessado por sucessivas transformações ao longo do tempo: de território indígena a engenho no período colonial, de complexo manicomial a bairro em que diversas camadas de temporalidade convivem em um mesmo espaço.
O Museu Bispo do Rosario é aberto ao público e os dias e horários para visitação são: de terça a sábado - das 9h às 17h - com entrada gratuita. O projeto de Residência Artística da Casa B é uma realização do Museu Bispo do Rosário, apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura - com o patrocínio do Itaú e da Rede D'OR.
* Programação *
14h Abertura (Galeria)
*Fotos - crédito* Alex Motta | divulgação mBRAC
--> Coordenador de acervo do mBRAC, Vinícius José, com os residentes da Casa B
https://drive.google.com/file/
https://drive.google.com/file/
--> Napê Rocha - curadora adjunta do Museu Bispo do Rosario e coordenadora da Casa B
https://drive.google.com/file/
https://drive.google.com/file/
--> DJ Clebson Prates
https://drive.google.com/file/
Serviço
Exposição Anunciações -- Casa B | Residência Artística do Museu Bispo do Rosario
Local: Museu Bispo do Rosario
End :: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 - Colônia, Taquara.
Estacionamento no local
Abertura: 24 de Janeiro, às 14h
Período expositivo: 24 de Janeiro até 07 de março
Horários de visitação: terça a sábado - 9h às 17h.
Entrada gratuita.


Comentários
Postar um comentário