Geração Futura 2026: formação aproxima jovens dos bastidores da produção audiovisual

 Geração Futura 2026: formação aproxima jovens dos bastidores da produção audiovisual

 

Iniciativa do Canal Futura, edição conta com a parceria do Instituto Rumo e tem 30 estudantes do Estado de São Paulo

Jovens do Geração Futura vivenciam produção audiovisual na prática. Foto: Laís Teixeira.

 

Uma nova edição do Geração Futura Juventudes começa nesta segunda-feira, 26, no Rio de Janeiro. Este ano, 30 jovens universitários do Estado de São Paulo terão a oportunidade de aprender sobre os processos que envolvem a criação de produtos audiovisuais para TV, cinema, internet e outras mídias. Criado há mais de 20 anos, o Geração Futura é uma iniciativa do Canal Futura e, nesta edição, conta com a parceria do Instituto Rumo.
 

Os jovens selecionados são das cidades de Santos, Campinas e São José do Rio Preto. Durante uma semana, eles participarão de palestras, workshops e conversas sobre edição, produção, roteiro, gravação e outras áreas deste universo, com profissionais experientes. A programação inclui, ainda, visitas aos estúdios do Futura e aos Estúdios Globo.
 

Com caráter imersivo, a formação do Geração Futura soma mais de 40 horas de atividades. Ao longo do percurso, os estudantes vivenciam a produção audiovisual na prática, por meio de exercícios de criação. Após as oficinas, os jovens retornam aos seus territórios e passam a ser acompanhados pela equipe do Futura no desenvolvimento de um curta-metragem.
 

Nesta edição, as produções têm como tema a ‘memória ferroviária’. Os curtas vão contar histórias de comunidades, ex-ferroviários e dos afetos construídos em torno dos trilhos. As obras também podem abordar o papel do trem no desenvolvimento urbano, social e ambiental, além de promover o diálogo entre passado e futuro, trazendo o olhar das juventudes. Os filmes desenvolvidos serão exibidos no Canal Futura e disponibilizados gratuitamente no Globoplay.
 

“Realizamos o Geração Futura desde 2003 e, ao longo desse período, formamos centenas de jovens de todo o país. É sempre muito especial reencontrá-los, às vezes anos depois, e ouvir o quanto o projeto fez diferença em suas trajetórias. Muitos hoje atuam na produção audiovisual, na TV, na internet ou em outras áreas da comunicação, e sempre lembram com carinho da experiência vivida no Geração Futura. Isso nos mostra o quanto essa ação é significativa e renova, a cada edição, o nosso entusiasmo em seguir com a formação dos futuros profissionais da área”, ressalta André Libonati, coordenador do Geração Futura.
 

Para Tatiana Montório, coordenadora do Instituto Rumo, a parceria reforça o compromisso com a educação e a valorização da memória. “Acreditamos no poder da educação e da cultura como ferramentas de transformação social. Apoiar o Geração Futura é contribuir para a formação de jovens talentos, ao mesmo tempo em que incentivamos o resgate da memória ferroviária, tão conectada à história e ao desenvolvimento dos territórios onde atuamos”, destaca.
 

Fique por dentro!

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, acompanhe as redes sociais do Futura e fique por dentro do que está rolando nas oficinas do Geração Futura Juventudes 2026. Também é possível acompanhar os bastidores por meio de uma websérie, produzida e divulgada na semana de formação.
 

Este projeto faz parte do Plano Plurianual do Canal Futura, viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Rumo.

 

Sobre o Instituto Rumo

O Instituto Rumo é uma associação privada, sem fins lucrativos, responsável por gerenciar e executar o Investimento Social Privado da Rumo S.A. Atua como impulsionador de redes e articulações nos territórios, fomentando o desenvolvimento local sustentável por meio da construção de soluções conjuntas que respondem às necessidades das comunidades onde a empresa opera.
 

Com foco na sustentabilidade e orientado para pessoas, o Instituto incentiva a cidadania corporativa por meio do trabalho voluntário e conecta a companhia a redes da sociedade civil organizada e a pactos empresariais, contribuindo para a transformação do ecossistema social.
 

Sua missão é promover a proteção social, a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico e sustentável de comunidades vulneráveis, por meio do fomento à educação, à assistência social, à cultura, à conservação e ao respeito ao meio ambiente, gerando valor compartilhado.
 

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho. Saiba mais: www.frm.org.br. 


Comentários