Galeria Alma da Rua exibe obra de artistas brasileiros em mostra no Parlamento Europeu

 Galeria Alma da Rua leva obra de artistas brasileiros

para mostra de arte no Parlamento Europeu, na Bélgica


Obra “A Pesca
Crédito imagem: Pardal

 

Bruxelas é palco para projeto que une arte e propósito, e marca a confluência e a união entre povos

 

A Galeria Alma da Rua marca presença mais uma vez na Europa, pontuando o sucesso e a expansão da arte de rua brasileira no mundo. “Arte para Todos, com Todos” intitula o projeto, e exposição de arte, que é parte de uma ação do Cour des Arts, espaço criativo em Bruxelas que tem à frente o brasileiro Tiago de Ales, em parceria com galerias, artistas e uma ampla rede internacional de colaboradores. Juntos, promovem o lançamento oficial deste projeto, no próximo dia 13, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

 

Sob curadoria de Lara Pap, Diretora e Curadora da Galeria Alma da Rua, os artistas Pardal e Jacaré foram convidados a criarem, juntos, e pela primeira vez, uma obra para ser exibida com exclusividade no evento. “A Pesca”, feita em esmalte e spray sobre tela, traz a linguagem de dois grandes nomes do graffiti brasileiro e, ao se unirem, demonstraram por meio de traços únicos, como as diferenças podem coexistir e criar histórias, já que entre os objetivos do projeto, é exibir criações artísticas nas quais haja a coprodução entre um artista com espectro especial, assim como Jacaré, e outro como Pardal, com ausência de excentricidades.

 

Para Lara, a escolha dos artistas partiu da sinergia de cada um que, juntos, segundo ela, geraria um ótimo resultado. “Busquei artistas que teriam, além da técnica, a disponibilidade e a compatibilidade de estarem juntos e trabalharem em parceria e, conhecendo ambos há anos, tive a certeza que daria certo. E deu!”, celebra a curadora.

 

Além dos países da União Europeia, o projeto “Arte para Todos, com Todos” estende seu convite a países de outros continentes, afirmando a arte como espaço legítimo de confluência global, diálogo intercultural e construção de pontes entre povos. Mais do que uma exposição, o projeto, que nasce da construção de uma rede viva de conexões, formada por artistas, galerias e instituições, onde a diversidade não é apenas representada, mas construída de forma colaborativa, marca um evento cultural de união, que utiliza a arte como linguagem comum para aproximar pessoas, culturas e realidades diversas.

 

Descrição obra

Título da obra: A Pesca (2025)

Medida: 110 x 110 cm

Técnica: Esmalte e spray sobre tela

Artistas: Pardal e Jacaré

Crédito de fotógrafo - Pardal

 

Pardal - @pardalone

Luiz Antônio Ferreira da Silva, 43 anos, nascido em São Paulo e mais conhecido em seus trabalhos como “Pardal”, iniciou sua trajetória com arte de rua no ano de 1996, nos muros da Freguesia do Ó e Brasilândia – São Paulo - SP. Desde cedo desenvolveu seu apreço por graffiti, letras, ilustrações, sketch e principalmente o manuseio com sprays. Formado em Design e Produção Gráfica pelo SENAC-SP e Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, há 29 anos acumula experiência com murais em prédios, painéis em grandes dimensões e também uma pintura em um avião. Pássaros, casinhas e natureza se misturam com o urbano. Levando estes ícones para os desenhos, Pardal tem trabalhos em vários estados do Brasil e também alguns trabalhos internacionais.

 

Jacaré - @guilherme.jacare.73

Nascido em 1986 no bairro de Guarapiranga, zona sul de São Paulo, Guilherme Batista Martins — conhecido no mundo da arte urbana como Jacaré — é um artista do espectro autista que vem ganhando destaque na cena paulistana por sua abordagem original e sensível do graffiti. Desde 2011, Jacaré constrói sua trajetória inspirado nas paisagens urbanas que o cercam e pelas obras que colorem os muros da cidade. Suas obras espalham-se por diversos pontos da cidade e são facilmente reconhecíveis por traços soltos e expressivos, que dão forma a jacarés estilizados — sua marca registrada.

 

Cour des Arts - @courdesarts

É um espaço cultural único na Bélgica, que combina restaurante de alta gastronomia italiana, hotel e galerias de arte, sendo um centro para arte contemporânea e urbana com reconhecimento internacional, liderado por Tiago de Ales, promovendo projetos como "Arte de Todos e com Todos" e recebendo artistas brasileiros em colaboração com instituições

 

Galeria Alma da Rua - @galeriaalmadarua

Fundada em 2009 pelo colecionador Tito Bertolucci como Alma do Mar, cujo foco era destacar arte voltada à cultura do surf, a galeria passou a ser chamada, em 2015, como Alma da Rua. Hoje, mais abrangente, o espaço é focado em grafite e pichação e é considerado um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas.

 

Serviço

Evento: Coquetel de lançamento do projeto “Arte para Todos, com Todos”

Abertura: 13 de janeiro

Período expositivo: de 13 a 17 de janeiro

Local: Parlamento Europeu – Bruxelas

Credenciamento: mediante solicitação prévia junto ao Cour des Arts pelo link: https://courdesartsgallery.rsvpify.com

Comentários