Galeria Alma da Rua leva obra de artistas brasileiros
para mostra de arte no Parlamento Europeu, na Bélgica
|
Bruxelas é palco para projeto que une arte e propósito, e marca a confluência e a união entre povos
A Galeria Alma da Rua marca presença mais uma vez na Europa, pontuando o sucesso e a expansão da arte de rua brasileira no mundo. “Arte para Todos, com Todos” intitula o projeto, e exposição de arte, que é parte de uma ação do Cour des Arts, espaço criativo em Bruxelas que tem à frente o brasileiro Tiago de Ales, em parceria com galerias, artistas e uma ampla rede internacional de colaboradores. Juntos, promovem o lançamento oficial deste projeto, no próximo dia 13, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Sob curadoria de Lara Pap, Diretora e Curadora da Galeria Alma da Rua, os artistas Pardal e Jacaré foram convidados a criarem, juntos, e pela primeira vez, uma obra para ser exibida com exclusividade no evento. “A Pesca”, feita em esmalte e spray sobre tela, traz a linguagem de dois grandes nomes do graffiti brasileiro e, ao se unirem, demonstraram por meio de traços únicos, como as diferenças podem coexistir e criar histórias, já que entre os objetivos do projeto, é exibir criações artísticas nas quais haja a coprodução entre um artista com espectro especial, assim como Jacaré, e outro como Pardal, com ausência de excentricidades.
Para Lara, a escolha dos artistas partiu da sinergia de cada um que, juntos, segundo ela, geraria um ótimo resultado. “Busquei artistas que teriam, além da técnica, a disponibilidade e a compatibilidade de estarem juntos e trabalharem em parceria e, conhecendo ambos há anos, tive a certeza que daria certo. E deu!”, celebra a curadora.
Além dos países da União Europeia, o projeto “Arte para Todos, com Todos” estende seu convite a países de outros continentes, afirmando a arte como espaço legítimo de confluência global, diálogo intercultural e construção de pontes entre povos. Mais do que uma exposição, o projeto, que nasce da construção de uma rede viva de conexões, formada por artistas, galerias e instituições, onde a diversidade não é apenas representada, mas construída de forma colaborativa, marca um evento cultural de união, que utiliza a arte como linguagem comum para aproximar pessoas, culturas e realidades diversas.
Descrição obra
Título da obra: A Pesca (2025)
Medida: 110 x 110 cm
Técnica: Esmalte e spray sobre tela
Artistas: Pardal e Jacaré
Crédito de fotógrafo - Pardal
Pardal - @pardalone
Luiz Antônio Ferreira da Silva, 43 anos, nascido em São Paulo e mais conhecido em seus trabalhos como “Pardal”, iniciou sua trajetória com arte de rua no ano de 1996, nos muros da Freguesia do Ó e Brasilândia – São Paulo - SP. Desde cedo desenvolveu seu apreço por graffiti, letras, ilustrações, sketch e principalmente o manuseio com sprays. Formado em Design e Produção Gráfica pelo SENAC-SP e Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, há 29 anos acumula experiência com murais em prédios, painéis em grandes dimensões e também uma pintura em um avião. Pássaros, casinhas e natureza se misturam com o urbano. Levando estes ícones para os desenhos, Pardal tem trabalhos em vários estados do Brasil e também alguns trabalhos internacionais.
Jacaré - @guilherme.jacare.73
Nascido em 1986 no bairro de Guarapiranga, zona sul de São Paulo, Guilherme Batista Martins — conhecido no mundo da arte urbana como Jacaré — é um artista do espectro autista que vem ganhando destaque na cena paulistana por sua abordagem original e sensível do graffiti. Desde 2011, Jacaré constrói sua trajetória inspirado nas paisagens urbanas que o cercam e pelas obras que colorem os muros da cidade. Suas obras espalham-se por diversos pontos da cidade e são facilmente reconhecíveis por traços soltos e expressivos, que dão forma a jacarés estilizados — sua marca registrada.
Cour des Arts - @courdesarts
É um espaço cultural único na Bélgica, que combina restaurante de alta gastronomia italiana, hotel e galerias de arte, sendo um centro para arte contemporânea e urbana com reconhecimento internacional, liderado por Tiago de Ales, promovendo projetos como "Arte de Todos e com Todos" e recebendo artistas brasileiros em colaboração com instituições
Galeria Alma da Rua - @galeriaalmadarua
Fundada em 2009 pelo colecionador Tito Bertolucci como Alma do Mar, cujo foco era destacar arte voltada à cultura do surf, a galeria passou a ser chamada, em 2015, como Alma da Rua. Hoje, mais abrangente, o espaço é focado em grafite e pichação e é considerado um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas.
Serviço
Evento: Coquetel de lançamento do projeto “Arte para Todos, com Todos”
Abertura: 13 de janeiro
Período expositivo: de 13 a 17 de janeiro
Local: Parlamento Europeu – Bruxelas
Credenciamento: mediante solicitação prévia junto ao Cour des Arts pelo link: https://courdesartsgallery.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário