Bar Guanabara se reinventa, preserva tradição e retoma vocação cultural no centro de São Paulo

  Bar Guanabara se reinventa, preserva tradição e retoma vocação cultural no centro de São Paulo

 

Após sucessão familiar, bar mais antigo de São Paulo passa por reforma, amplia programação musical e volta a abrir à noite pela primeira vez desde os anos 1970


O Bar Guanabara, o mais antigo da capital paulista, vive uma nova fase após uma sucessão familiar que levou Edson Pinto a assumir a direção da casa. Filho de Nelson de Abreu Pinto, falecido em junho do último ano e que estava à frente da casa desde 1968, Edson passou a conduzir o estabelecimento centenário com um projeto de renovação que alia preservação histórica, conforto e retomada da vocação artística, mantendo vivo o clima da São Paulo antiga e respeitando a memória do bar fundado em 1910.

 

Além das melhorias estruturais e serviço impecável de garçons que trabalham há décadas no estabelecimento, o Guanabara retomou sua vocação cultural, passando a receber apresentações musicais regulares. Aos sábados à tarde, o bar promove shows do Trio Elegante, sob curadoria do músico e produtor Guga Stroeter. Já às quintas-feiras, a casa passou a abrir para happy hour, das 17h30 às 20h30, com apresentações de nomes relevantes da cena musical paulistana. “É uma retomada significativa, já que o bar não funcionava à noite desde os anos 1970”, declara Edson Pinto, proprietário do estabelecimento.

 

Ele conta que a decisão de ampliar os horários e retomar atividades no fim de tarde e início da noite também foi motivada pela expressiva melhora na segurança do centro da capital. “Nos últimos anos, a região passou por um processo de revitalização, impulsionado por projetos da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, que resultaram em maior ocupação e fortalecimento da segurança. Esse novo cenário transformou o Centro em uma das regiões mais seguras da cidade, criando condições favoráveis para a retomada de atividades culturais e de convivência urbana”, complementa.

 

Com 115 anos de história, o Bar Guanabara é um marco da vida cultural e gastronômica de São Paulo. Frequentado ao longo das décadas por artistas, intelectuais e figuras políticas, mantém no cardápio, agora assinado pelo Chef Rafael Spencer, clássicos como o filet à parmegiana, a coxa creme e a feijoada. Os murais artísticos pintados nas paredes reforçam a identidade histórica do Bar Guanabara, que se manifesta como patrimônio vivo da cultura paulistana.

 

O historiador Boris Fausto descreveu o papel emblemático do Guanabara como o espaço onde “a gente mais abastada do mundo do comércio almoçava, enquanto à noite artistas, políticos e intelectuais ocupavam suas mesas após espetáculos nos cinemas e teatros da região”. Edson Pinto ressalta que as disputadas mesas do fundo, os balcões de mármore e o vai e vem dos clientes faziam parte de um ritual social tipicamente paulistano. “E até hoje o Bar Guanabara é um lugar onde se come, se escuta música, se compartilha memória e se vive a cidade”, conclui.

 

Serviço:

Bar Guanabara

Avenida São João, 128, Centro Histórico, São Paulo

Aberto de segunda a sexta das 11h30 às 16h

Aos sábados das 11h30 às 17h

 

Happy hour às quintas das 17h30 às 20h30

Couvert artístico: R$ 10 por pessoa

 

Apresentação aos sábados das 13h às 16h20

Couvert artístico: R$ 10 por pessoa

Comentários