(20/01) Oficinas gratuitas na Casa das Artes de Paquetá para 50 pessoas entre 06 e 80 anos - diversidade
Casa de Artes de Paquetá recebe série de oficinas gratuitas do projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA)
Na próxima terça-feira (20), às 15h, o Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA) encerra seu ciclo de oficinas gratuitas de formação continuada, na Ilha de Paquetá. O evento contará com uma Mostra aberta artística, que será realizada na Casa das Artes de Paquetá.
Idealizado pela atriz e educadora Jessyca Meyreles, o projeto foi contemplado no Edital Pró Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretária Municipal de Cultura e busca também calendarizar as oficinas no território no cenário cultural de formação no Rio, atendendo 50 pessoas com idades entre 6 e 80 anos.
O UTA é uma iniciativa de de formação multiartístico, através de oficinas livres de teatro, dança, canto e arte terapia que surgiu através das pesquisas e treinamentos apreendidos e aprimorados pela proponente do projeto, Jessyca Meyreles, e Madson Vilela, professor de expressão corporal nas oficinas.
“Essas oficinas são utilizadas como meio de construção com a proposta de democratização do compartilhamento de técnicas que mesclam conhecimento de mestres nacionais e internacionais”, afirma Jessyca Meyreles.
Segundo ela, o Unificação do Trabalho do Ator também é um espaço para desenvolver a consciência de unificação do corpo, mente e voz através de Jogos de Cena, Corpo, Canto e arte terapia por meio da técnicas de oratória e retórica como projeção vocal, embocadura cênica.
“É importante ressaltar que no projeto os alunos desenvolvem habilidade de improvisação em múltiplos jogos cênicos e técnicas de aperfeiçoamento de Interpretação, assim como habilidades de expressão individual e em grupo”, explica a atriz e educadora.
Diversidade
O projeto Unificação do Trabalho do Ator, visando atender a uma parcela maior da sociedade, abriu espaço para pessoas de todas as idades se inscrever. Desta forma, para a turma 1C, adulta, foi uma oportunidade de que pessoas mais velhas pudessem se reinventar através da arte e ter também um local de afetividade e acolhimento.
Além disso, o UTA, através da arte terapia, buscou dar suporte às aulas de improviso, canto, dança e expressão corporal, potencializando os participantes e suas famílias, atendendo também crianças neuro divergentes, promovendo mais diversidade dentro da formação.
Outro ponto relevante da formação é a introdução de trabalhos de artistas indígenas como educadores, como o professor Yumo Apurinã que desenvolve as aulas de interpretação e improviso e que é um e fomentador de saberes
“Não é mais possível pensar as artes sem diversidade, sem as minorias representativas, por um simples motivo: pessoas enquadradas como as minorias também consomem cultura. Então, eles precisam fazer parte de todos os nossos planejamentos enquanto produtores”, finaliza Jessyca Meyreles.
Serviço
Encerramento do Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA)
20 de janeiro, às 15h
Casa das Artes de Paquetá - Praça de São Roque 31, Campo, Paquetá (praça do padroeiro)
Evento gratuito


Comentários
Postar um comentário