Sesc Santo André dedica janeiro ao brincar, à convivência e às experiências da infância

 Sesc Santo André dedica janeiro ao brincar, à convivência e às experiências da infância 

 

Programação inclui atividades que conectam arte, diversão e descoberta em diferentes formatos 

 


Serei Sereia 
Foto: Gislayne Myono 

 

Sesc Santo André abre o ano com mais uma edição do Queremos Férias!, que transforma janeiro em um período de encontros entre crianças, famílias e diferentes modos de brincar. A programação reúne propostas que estimulam descobertas, fortalecem vínculos e valorizam a infância como espaço de expressão e curiosidade.
 

Logo no início do mês, o público é convidado a experimentar novos percursos com o Circuito Lúdico com Pigmentos Naturais, do Grupo Curare de Permacultura, que colore o chão e propõe crianças a explorar caminhos e ritmos próprios. Uma sequência de ações voltadas à primeira infância, conduzidas pelo coletivo VerdeRosa, propõe experiências com água, cores, texturas e sons como em Água para BrincarBanho de QuintalCorpo Sentir e Circuito Cromático. Todas elas reforçam a importância do contato direto entre adultos e bebês, favorecendo descobertas compartilhadas.
 

A programação ainda contempla atividades e saberes de culturas indígenas. A ocupação Parapanã: Floresta de Borboletas, com Cia. Bambuzal, Arte Ameríndia e artistas Guarani, apresenta o ciclo das borboletas por meio de histórias, músicas e gestos que aproximam o público de modos de vida tradicionais. Em seguida, o Povo Kalapalo realiza uma feira de artesanato, compartilha jogos praticados nas aldeias e convidam o público a participar do lançamento do livro Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo, em uma atividade que reúne um bate-papo e demonstrações de canto e dança.
 

Artes visuais e criação manual aparecem em oficinas de Máscaras de PapelCrochê de Dedo e Stêncil Ecológico, enquanto o coletivo Pé de Brincadeira ocupa espaços com instalações de água, tecidos e música voltadas às crianças pequenas. Na biblioteca, o Coletivo Simbora conduz sessões de leitura que tratam o livro como objeto de brincar e aproximam bebês das narrativas literárias. O teatro integra o conjunto com o espetáculo Serei Sereia, da Cia. Truks, que acompanha a trajetória de Inaê e desperta reflexões sobre imaginação, limites e superações.
 

Assim, o Queremos Férias! reúne propostas que dialogam entre si e reforçam o brincar como linguagem essencial da infância. A programação cria oportunidades de convivência e promove experiências capazes de fortalecer vínculos, inspirar curiosidade e ampliar repertórios de crianças e famílias ao longo de todo o mês.
 

Programação: 

 

Circuito Lúdico com Pigmentos Naturais 
Com Grupo Curare de Permacultura

 

Circuitos lúdicos pintados com pigmentos naturais nos pisos das áreas abertas próximas ao gramado Superior do Sesc Santo André. Os circuitos serão desenhados por meio de tintas naturais pintadas no piso, convidando as crianças a percorrerem e pularem nas áreas abertas do Gramado Superior.
 
De 4 a 18/1, terças a domingos, das 10h às 20h 
Gramado Superior 
Grátis - Sem retirada de ingressos. 

Água para Brincar 
Com VerdeRosa

 

Uma instalação sensorial imersiva para a primeira infância que convida crianças e seus responsáveis a explorar a água em suas diversas formas: sólida, líquida, sonora e leve. A experiência foca na investigação e brincadeira com a água, não em se molhar.
 

De 8 a 11/1, quinta a domingo, das 10h30 às 17h 
Gramado Superior 
Grátis 
 

Corpo Sentir  
Com VerdeRosa

 

Uma atividade divertida para bebês e crianças pequenas, acompanhados por seus pais ou responsáveis, que busca explorar os sentidos e estimular a criatividade. O nome "Corpo-Sentir" representa a união entre o corpo e as sensações, onde o corpo se torna a ferramenta principal para descobrir e experimentar o mundo.
 
De 8 a 11/1, quinta a domingo, das 13h às 17h 
Sala de Práticas Corporais 
Grátis - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência 
 

Banho de Quintal  
Com VerdeRosa

 

Uma ocupação brincante e sensorial para primeira infância e que convida a criança junto com seus responsáveis a brincar com a água. O nome vem da lembrança afetiva de estarmos em quintais de vó com uma mangueira, uma grande bacia de alumínio ou ainda em um tanque. A instalação convida a interação das crianças com algumas instalações para que haja movimento e muita brincadeira.
 

De 15 a 18/1, quinta a domingo, das 10h30 às 17h 
Gramado Superior 
Grátis 
 

Circuito Cromático 
Com VerdeRosa

 

Uma experiência lúdica e sensorial para bebês a partir de 8 meses (ou que já se sentam) e seus responsáveis, explorando as cores e suas percepções. Através de objetos coloridos, sacos sensoriais e uma cortina olfativa, a atividade provoca a investigação: Qual o cheiro da cor? Qual a textura da cor? Qual cor você reflete?
 
De 15 a 18/1, quinta a domingo, das 13h às 17h 
Sala de Práticas Corporais 
 
Grátis
 

Parapanã: Floresta de Borboletas 
Com Cia Bambuzal, Arte Ameríndia e Artistas Educadores Guaranis

 

Inspirada no ciclo de vida das borboletas, a ocupação "Parapanã: floresta das borboletas" convida crianças e famílias para uma experiência sensível, poética e brincante. Cada etapa da metamorfose é traduzida em histórias, pinturas, músicas, brincadeiras e movimentos, conectados aos saberes e práticas indígenas, convidando crianças e famílias a vivenciarem a beleza da transformação.

 

De 22 a 25/1, quinta a domingo, das 12h às 16h 
Sala de Práticas Corporais 
Grátis - Sem retirada de ingressos. 
 

Feira Indígena da Cultura Kalapalo 
Com Povo Kalapalo

 

Mostra de Artesanato da Cultura Indígena do Povo Kalapalo. Na mostra serão apresentados aspectos da cultura material do povo Kalapalo.
 

Dias 23 e 24/1, sexta e sábado, das 14h às 17h 
Área de Convivência 
Grátis - Sem retirada de ingressos. 
 

Jogos e Brincadeiras Kalapalo 
Com Povo Kalapalo

 

Serão apresentadas e praticadas cinco brincadeiras e jogos tradicionais do povo Kalapalo. Será uma oportunidade de conhecer como se brinca nas aldeias, onde o prazer de se divertir é mais importante do que competir. As atividades serão seguidas de um bate-papo sobre aspectos culturais dos Kalapalo, acompanhado de pinturas corporais, além de demonstrações de cantos e danças.
 
Dia 23/1, sexta, das 14h30 às 16h30 
Área de Convivência 
Grátis - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência 

Lançamento do livro: Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo 
Com Cacique Faremã Kalapalo, Marina Herrero e Ulysses Fernandes. Mediação de Geni Núñez.

 

O lançamento do livro se inicia com a apresentação de ritual Kalapalo com cantos e danças tradicionais. A apresentação é seguida de um bate-papo com Cacique Faremã Kalapalo e os autores do livro Marina Herrero e Ulysses Fernandes com a mediação de Geni Núñez, apresentando um panorama da cultura Kalapalo, a partir da ênfase nos jogos e brincadeiras.
 

Dia 24/1, sábado, das 14h30 às 16h30 
Área de Convivência 
Grátis - Sem retirada de ingressos. 
 

Água pra Brincar  
Com Pé de Brincadeira

 

Brincadeiras em contato com a água, com bacias, piscinas, água colorida, bolhas e exploração sensorial com diferentes objetos. O contato com a água toma a forma da diversão, resgatando brincares para a criação de memórias afetivas. Para bebês e crianças até 6 anos, acompanhadas por uma pessoa adulta de referência.
 

De 29/1 a 8/2, quintas a domingos, das 10h30 às 17h 
Gramado Superior 
Grátis 
 

Tecidos, Bordados e Músicas para Bebês 
Com Pé de Brincadeira

 

Uma instalação sensorial repleta de tecidos que estimulam a imaginação e as brincadeiras. Além dos diferentes tecidos, elementos musicais também farão parte da brincadeira para exploração de diferentes instrumentos, sons, cores e texturas.
Para bebês e crianças até 6 anos, acompanhadas por uma pessoa adulta de referência.

De 29/1 a 8/2, quintas a domingos, das 13h às 17h 
Sala de Práticas Corporais 
Grátis 
 

Máscaras de Papel 
Com Arumã Brasil

 

Oficinas de produção de máscaras feitas papel cartão e outros tipos de papel, trabalhando a variação de formas e cores variadas. A proposta é juntar a sustentabilidade, com a criatividade e muita diversão.

Dias 30 e 6/2, sextas, das 14h30 às 16h30 
Espaço de Tecnologias e Artes 
Grátis - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência 
 
 

Crochê de Dedo  
Com Pé de Brincadeira

 
Durante toda a ação, artistas-educadores conduzem uma vivência de tricô de

dedo com fios de malha, técnica simples, intuitiva e acessível para todas as idades. Cada participante é convidado a criar seu próprio cordão de malha e levá-lo como lembrança, simbolizando a continuidade dos fios que nos conectam.
 

Dias 31 e 7/2, sábados, das 14h30 às 16h30 
Espaço de Tecnologias e Artes 
Grátis - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência 
  

Engatinhando com as histórias 
Com Coletivo Simbora

 

O grupo Simbora convida bebês, crianças pequenas e seus responsáveis para sessões de mediação de leitura literária, o "Engatinhando com as Histórias". Com um acervo diversificado, brincadeiras e mediadores de leitura, a proposta compreende o livro como brinquedo e a leitura como brincadeira, unindo diversão e estímulo à formação de leitores desde a primeira infância.

De 8 a 29/1, quintas, das 11h30 às 13h30 
Biblioteca 
 

Simbora Lê 
Com o Coletivo Simbora de Leitura

 

Nesta proposta, além do acervo disponibilizado, mediadores de leitura interagem com o público participante ofertando as palavras literárias, propondo descobertas e conversas sobre os textos lidos, além de brincadeiras do repertório cultural tradicional da infância.
 

De 8 a 29/1, quintas, das 14h30 às 17h 
Biblioteca 
 

Stêncil Ecológico 
Com Arumã Brasil

 

Trabalhar formas, imagens, contornos diferentes, com material reciclável e tinta
natural. Nesta oficina, a proposta é juntar a sustentabilidade, com a criatividade e muita diversão.

De 9 a 17/1, sextas e sábados, das 14h30 às 16h30 
Espaço de Tecnologias e Artes 
Grátis - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência 

 

Teatro 
  

Serei Sereia 
Com a Cia. Truks

 

A menina Inaê nasceu com um grande desafio: ela não pode caminhar. Sua mãe, então, conta uma história em que, Inaê é uma sereia, e por isso jamais poderia andar como os humanos. A Cia, com sensível poesia, contará a trajetória da menina no caminho do entendimento dos limites entre a fantasia e realidade, bem como a luta da sua mãe para que ela se fortaleça e possa crescer de forma forte e saudável.

De 4 a 25/1, domingos, às 16h 
Teatro 
Livre - Autoclassificação 

Ingresso - R$40,00 / R$20,00 / R$12,00 
 

SESC SANTO ANDRÉ 

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Telefone – (11) 4469-1200

Estacionamento: R$ 7,00 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena). R$14,00 a primeira hora e R$ 3,50 por hora adicional (Outros)

Informações sobre outras programações:

Sescsp.org.br/santoandre

Comentários