Saudosa Maloca: última edição de 2025 do festival de samba traz Preta Batuque e participação de sambistas de toda São Paulo

 Saudosa Maloca: última edição de 2025 do festival de samba traz Preta Batuque e participação de sambistas de toda São Paulo

Evento reuniu público de mais de 15 mil pessoas desde a estreia, em agosto

Roda Saudosa, na edição de outubro. Foto: divulgação.

 

São Paulo, 19 de dezembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a última edição de 2025 do festival de samba Saudosa Maloca, neste sábado (20), com o grupo Preta Batuque, DJ Carol Selecta e a Roda Saudosa, das 14h às 20h, no galpão do Centro Cultural Vila Itororó.

 

Desde a estréia em agosto, o festival reuniu público de mais de 15 mil pessoas e recebeu grandes convidados como Velha Guarda Musical do Vai-Vai, Pagode da 27, Samba de Dandara, Samba pros Orixás, Demônios da Garoa, Samba da Vela, Berço do Samba de São Mateus, Luiz Ayrão, Graça Braga, Bernadete, Osvaldinho da Cuíca, Fabiana Cozza e Simoninha,

 

O projeto foi inspirado no clássico samba “Saudosa Maloca” e “Um samba no bixiga”, compostos por Adoniran Barbosa para celebrar a tradição do samba paulistano e suas diversas expressões, conectando artistas da nova geração com nomes consagrados da chamada “Velha Guarda”.

 

Nesta “saideira” de 2025, a atração especial é Preta Batuque, projeto que reúne seis mulheres sambistas de diferentes rodas: Ana Lia Alves (percussão), Carol Nascimento (voz e violão), Florence (voz), Layza Alves (cavaco), Monalisa Madalena (percussão) e Mô Trindade (percussão) e participação da cantora Bebeth Nascimento. Na Roda Saudosa, os destaques são Graça Braga e Raquel Tobias, que já participaram de outras edições do festival.

 

Também estarão presentes sambistas de coletivos, rodas, grupos, comunidades e projetos de samba como Berço do Samba de São Mateus, Inimigos do Batente, Samba do Morro de Quitaúna, Bloco Pagu, Pagoterapia, Projeto Samba Solidário, Conjunto Picafumo, Batuqueiros e Sua Gente e Samba da Revoada representantes de Embu das Artes, São Bernardo do Campo, Campinas, Osasco e Santo André, além dos bairros de São Mateus, Belém, Pompeia, Perdizes e Pirituba.

 

Serviço

 

Atração: Festival de samba Saudosa Maloca

Quando: sábado (20), das 14h às 20h

Onde: Galpão da Vila Itororó - Rua Pedroso 238, Bela Vista - São Paulo/SP

Classificação: Livre

Programação:

14h | Abertura da casa com a DJ Carol Selecta

15h | Preta Batuque com participação de Bebeth Nascimento

16h | DJ Carol Selecta

17h | Roda Saudosa

 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.


Comentários