No domingo, Dom Filó e DJ Nenném conduzem festa no IMS

 Dom Filó e DJ Nenném conduzem baile gratuito no

IMS Paulista, inspirado no filme Shaft (1971), de Gordon Parks


A festa acontece no domingo (7/12), às 15h, no térreo do centro cultural. O evento dialoga com a exposição e com a mostra de filmes de Gordon Parks, em cartaz no IMS.



Dom Filó em ação como MC na Noite do Shaft no Renascença Clube em 1972. Crédito: Acervo pessoal Dom Filó

 

No domingo (7 de dezembro), às 15h, o IMS Paulista promove uma reedição do baile histórico Noite do Shaft. Criada em 1974 pelo produtor cultural Dom Filó no Renascença Clube (RJ), a festa é um dos marcos da chegada da Black Music no Brasil e traz, em seu nome, uma homenagem ao personagem principal do filme Shaft (1971), de Gordon Parks, marco do cinema negro americano.
 

A festa no IMS será conduzida por Dom Filó e DJ Nenném, contando também com a participação de Eduardo BrechóValmir Black Power, João Kabelo e das Soul Sisters. Inspirado na estética e na sonoridade de Shaft, o evento celebra as raízes da black music brasileira, que ganhou força ao som de James Brown, Isaac Hayes, Aretha Franklin e Barry White, entre outros. Marco fundamental do Movimento Black Rio, a Noite do Shaft tornou-se referência cultural e símbolo de resistência durante a ditadura, impulsionando o surgimento de novas festas, equipes de som e vertentes musicais. 
 

O baile dialoga com a mostra de filmes de Gordon Parks, em cartaz no Cinema do IMS Paulista, e com a exposição do artista, exibida no 7 e no 8 andar do centro cultural.
 

Sobre a programação no cinema
 

Neste mês, como parte da mostra de filmes de Gordon Parks (1912-2006), o Cinema do IMS Paulista exibe três longas-metragens do diretor: Shaft (1971), um dos responsáveis por abrir as portas para o conjunto de filmes então chamado blaxploitationO grande golpe de Shaft (1972), continuação da saga, e Canção da liberdade (1976) cinebiografia do cantor e guitarrista de blues norte-americano Huddie William Ledbetter.
 

Além disso, como esquenta para o baile Noite do Shaft, de 2 a 7 de dezembro, o Cinema exibirá três curtas-metragens relacionados ao contexto do Movimento Black Soul: Black Rio (2023), uma produção da TV Rio, E seu corpo é belo (2024), de Yuri Costa, e Radial Filó (1988), de Walter Clark. Os curtas abrirão as sessões dos filmes em cartaz nesta semana.

 

Sobre a exposição Gordon Parks: a América sou eu
 

Maior exposição de Parks já feita na América Latina, a retrospectiva Gordon Parks: a América sou eu está em cartaz no IMS Paulista, com entrada gratuita, até 1 de março de 2026. A mostra, exibida no 7o e 8o andares do centro cultural, reúne cerca de 200 fotografias, tiradas sobretudo entre as décadas de 1940 e 1970, além de filmes, periódicos e livros. Entre as imagens exibidas, estão retratos de nomes centrais do movimento negro norte-americano, como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali, além de séries que abordam temas como a infância e o cotidiano. Realizada em parceria com a Fundação Gordon Parks, a mostra tem curadoria de Janaina Damaceno, com assistência de Iliriana Fontoura Rodrigues.

 

Serviço

Baile Noite do Shaft
7 de dezembro, domingo, 15h
IMS Paulista | térreo
Entrada gratuita
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
 

Mostra Gordon Parks: a América sou eu no Cinema do IMS

Filmes exibidos em dezembro: Shaft, O grande golpe de Shaft e Canção da liberdade

Confira os dias, horários e preços das sessões no site

 

Exposição Gordon Parks: a América sou eu

Visitação: Até 1 de março de 2026

Entrada gratuita

7 e 8 andar

 

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424. São Paulo

Tel.: 11 2842-9120

Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

 

Comentários