Mostra 2025 Em Cena | Adulto, Carta à Rainha Louca, Mural da memória, Favela de Barro e o infantil Pa’ra – Rio de memórias fazem parte da programação da Mostra

 Adulto, Carta à Rainha Louca, Mural da memória, Favela de Barro e o infantil Pa’ra – Rio de memórias são destaques da Mostra 2025 Em Cena


Cinco olhares sobre memória, afeto e território: os destaques da Mostra 2025 Em Cena


A curadoria avaliou mais de 200 peças estreadas em São Paulo ao longo do ano, em diferentes teatros da cidade, públicos e privados
 

A Prefeitura de São Paulo realiza, entre 5 e 21 de dezembro, a Mostra 2025 Em Cena, com 21 espetáculos gratuitos que marcaram a produção teatral paulistana ao longo do ano. As apresentações ocupam os teatros Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker e Paulo Eiró, reafirmando a diversidade estética e temática da cena contemporânea da cidade.

Entre os destaques estão Adulto, de Fran Ferraretto, com direção de Lavínia Pannunzio; Carta à Rainha Louca, adaptação do romance de Maria Valéria Rezende, dirigida por Patrícia Gifford e com direção musical de Fernanda Maia; Mural da memória, dramaturgia de Ave Terrena com direção de Diego Moschkovich (LABTD); Favela de Barro – instáveis moradias em queda, criação e montagem da Esquadrilha Marginália, dirigida por Sander Newton; e o infantil Pa’ra – Rio de memórias, idealizado por Lenise Oliveira, com dramaturgia de Idylla Silmarovi e Lenise Oliveira e direção de Marina Esteves.

Adulto

Indicada ao Prêmio APCA 2024, a dramaturga Fran Ferraretto apresenta ADULTO, um drama contemporâneo que confronta afetos, segredos e idealizações sobre o amor. A encenação, assinada por Lavínia Pannunzio, acompanha dois casais de amigos que, diante da revelação de um segredo, vêem emergir conflitos silenciados por anos.

A peça desconstrói a noção de amor romântico ao explorar diferentes experiências e valores que atravessam os relacionamentos. Questões como traição, saúde mental, monogamia, machismo, maternidade e dinheiro são tratadas a partir de duas camadas narrativas: a ficção em construção — escrita por uma das personagens — e a crise conjugal de João e Sara, que se intensifica com a chegada dos amigos Vitor e Paula e suas visões provocativas sobre vínculos afetivos na vida adulta.

Carta à Rainha Louca

Baseado na obra de Maria Valéria Rezende, o espetáculo musical Carta à Rainha Louca é idealizado por Lilian de Lima, com direção de Patrícia Gifford e direção musical de Fernanda Maia, do Núcleo Toada. A montagem traz a força de um coro de vozes femininas e não binárias, que narra a trajetória de Isabel das Santas Virgens.

Isolada em um convento de Olinda, Isabel escreve à Rainha Maria I, conhecida como Rainha Louca, denunciando abusos e violências cometidas contra mulheres no Brasil colônia. Acusada injustamente ao tentar formar uma comunidade de acolhimento para mulheres pobres e sem destino — as chamadas sobrantes — Isabel revela, em sua carta, um país marcado por opressões, silenciamentos e resistências femininas.

Mural da Memória
Com dramaturgia de Ave Terrena e direção de Diego Moschkovich, o espetáculo revisita os impactos da ditadura a partir de uma ficção em que a Lei da Anistia é revogada. Em cena, atores permanecem o tempo todo no palco, compondo um mural vivo de testemunhos, documentos históricos e projeções que articulam memória, justiça e passado recente do país.

Favela de Barro – Instáveis Moradias em Queda
Criado pela Esquadrilha Marginália, o espetáculo insere o público no cotidiano de uma favela litorânea, explorando ancestralidade, apagamentos históricos e a relação com o território. A encenação combina barro, água e palafitas, enquanto música e performance revelam tensões sociais e estéticas que atravessam essas comunidades.

INFANTIL

Pa’ra – Rio de Memórias
Espetáculo infantil idealizado por Lenise Oliveira, inspirado na cosmovisão Sateré-Mawé. A peça acompanha Dalú, uma menina indígena que, ao migrar para São Paulo, revive memórias ancestrais em uma jornada sobre pertencimento, infância e territorialidade. Com elementos simbólicos e trilha contemporânea, a montagem celebra identidade e imaginação sem recorrer a estereótipos.

Serviço

Mostra 2025 Em Cena

Ingressos: Gratuitos

  • Adulto
    De 05 a 07/12, sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h.
    Teatro Alfredo MesquitaAv. Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo - SP
    Duração: 90 minutos | Classificação: 14 anos
  • Pa’ra – Rio de Memórias
    Dias 06 e 07/12, sábado e domingo às 11h
    Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295, Lapa - SP
    Duração: 50min | Classificação: Livre
     
  • Mural da Memória
    Dias 13 e 14/12, sábado e domingo, às 20h.
    Teatro Arthur Azevedo - Multiuso - Av. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo - SP
    Duração: 90min | Classificação: 14 anos
     
  • Favela de Barro - Instáveis Moradias em Queda
    De 19 a 21/12, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h.
    Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo - SP
    Duração: 90min | Classificação: 16 anos
  • Carta à Rainha Louca
    De 19 a 21/12, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h.
    Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo - SP
    Duração: 100min | Classificação: 12 anos

Programação completa disponível nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo

 

Comentários