Mestre da fusão de jazz, rap e funk carioca, Josiel Konrad se apresenta no O Novo Sempre Vem

 Josiel Konrad, mestre da fusão de jazz e funk carioca, se apresenta no O Novo Sempre Vem no dia 9 de dezembro

Série musical apresentada por João Marcello Bôscoli vai ao ar semanalmente na TV Cultura e também está disponível no YouTube




Assista à performance de “Boca Nº 0”

 

O próximo episódio de O Novo Sempre Vem ganha um significado especial ao apresentar o criador de um subgênero. Em um cenário extremamente competitivo em que artistas enfrentam uma miríade de desafios para serem notados, conquistar reconhecimento por originar uma nova linguagem musical é uma façanha rara. É o caso de Josiel Konrad, trombonista, cantor e compositor que uniu o jazz norte-americano às batidas do funk carioca, dando forma a uma vertente que nasceu na periferia e hoje desperta atenção internacional.

 

Nascido e criado em Nova Iguaçu (RJ), Konrad começou tocando trombone na igreja quando ainda era adolescente. Logo depois se aprofundou nos estudos formais e passou a dedicar-se intensamente à prática do instrumento. Paralelamente, absorvia tudo ao seu redor, da dura realidade das comunidades ao ambiente frenético dos bailes da Baixada Fluminense. Em 2015 iniciou sua produção autoral, baseada no experimentalismo e inspirada por temas como fé, negritude, ancestralidade e coletividade. “A música é um elo entre o sagrado e o cotidiano capaz de provocar transformação pessoal e social. Meu trabalho nasce desse encontro”, afirma o artista.

 

Dessa forma, encontrou um dialeto próprio, e a consolidação desse novo estilo, oficiosamente conhecido como jazz proibidão, veio com o lançamento do álbum Boca no Trombone (2023), responsável por colocá-lo definitivamente no mapa. A partir daí vieram apresentações no CCSP, Circo Voador, Jazz a La Calle (Uruguai) e nos clubes londrinos Ronnie Scott’s Jazz Club, Passing Clouds e Florence Latin Jazz. O ápice dessa expansão internacional ocorreu recentemente, com sua participação no International Trombone Festival 2025, realizado em London, na província de Ontário, no Canadá, tornando-se o primeiro brasileiro do jazz a integrar a programação do evento.

 

A fusão que Josiel Konrad desenvolve aproxima a liberdade jazzística da pressão sonora do funk carioca, preservando a tradição de cada estilo. É uma combinação aparentemente improvável na teoria, mas que, na prática, faz todo o sentido. Seu trombone assume papel de protagonista, por vezes com a mesma energia de um MC que rima em cima de um beat.

 

Em sua passagem por O Novo Sempre Vem, o músico apresenta composições de sua autoria que incorporam também fragmentos de MPB, samba rap, trap e soul, sempre a partir dessa estética híbrida que desafia padrões e renova a maneira como o público percebe e se relaciona com esses sons.

 

O episódio vai ao ar na terça-feira, 9 de dezembro, às 23h30, na TV Cultura. Após a exibição, ficará disponível no app Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, que também exibe conteúdos extras.

 

O Novo Sempre Vem conta com o patrocínio do Bradesco.

 

Serviço

O Novo Sempre Vem - Primeira Temporada

Exibição: terças-feiras, às 23h30

Reapresentação: domingos, às 22h

Transmissão: TV Cultura

Disponível após a exibição no app Cultura Play e no canal Trama TV (YouTube)

 

Fotos em alta resolução para imprensa disponíveis neste link

 

Repertório:

1 – Mulher Força

2 – Midnight Club

3 –  Boca Nº 0 

4 – Festa Tropical

Todas as faixas compostas por Josiel Konrad

 

Músicos:

Josiel Konrad – Voz e Trombone

Flávio Júnior – Bateria

Natan Gomes – Piano

Giordano Gasperin – Baixo

 

Programação:

T1E01: Fitti – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E02: Tuyo – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E03: Ina Arruda – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E04: Will Santt – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E05: Filipe Toca – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E06: Benziê – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E07: Cynthia Luz – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E08: João Sabiá – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E09: Silibrina – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E10: Flavia K – disponível no canal Trama TV (YouTube)

T1E11: Josiel Konrad – estreia em 9 de dezembro

T1E12: Vanessa Moreno – estreia em 16 de dezembro

T1E13: Matheus Marinho – estreia em 23 de dezembro

T1E14: Fabio Brazza – estreia em 30 de dezembro

 

Novos episódios e artistas serão anunciados em breve.



 

Sobre O Novo Sempre Vem

A série abre espaço a descobertas musicais, valoriza o frescor e a vitalidade da nova cena nacional e oferece visibilidade a diferentes recortes da produção atual. Em uma época em que grande parte do entretenimento é moldada por métricas digitais e decisões algorítmicas, o programa escolhe um caminho próprio, que dá protagonismo ao ser humano: da criação musical à singularidade de cada artista, passando pela curadoria e pelas equipes de produção. Produzido pela Trama e exibido pela TV Cultura, apresenta sessões de estúdio registradas em alta fidelidade sonora, com cuidado visual que valoriza cada detalhe da performance. Com direção de Luciano Cury, a primeira temporada traz versões inéditas e exclusivas, filmadas em 4K e com áudio multicanal nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo.

 

Sobre a Trama

Desde sua fundação em 1998 pelos sócios André Szajman e João Marcello Bôscoli, a Trama tem desempenhado um papel importante no cenário musical brasileiro, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a variedade da indústria fonográfica nacional. Reconhecida por revelar novos talentos, lançar iniciativas inovadoras e preservar a memória da Música Popular Brasileira, a empresa consolidou-se como uma referência. Em 2024, iniciou uma nova fase em suas operações, focada no resgate, digitalização e restauração de gravações históricas; na remasterização de seu acervo; no fortalecimento da cena musical por meio de lançamentos e promoção de artistas emergentes; e na produção do projeto O Novo Sempre Vem. 

 

Sobre a TV Cultura

Há 56 anos, a TV Cultura é reconhecida como a principal emissora pública do país, sustentada por três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada a públicos diversos, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão. A emissora já conquistou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Emmy Awards e mais de dez troféus Prix Jeunesse. É reconhecida ainda como a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One.

 

Ficha técnica 

Produção e realização: Trama

Produção executiva: André Szajman, João Marcello Bôscoli e Luciano Cury

Direção geral: Luciano Cury

Direção musical, curadoria artística e apresentação: João Marcello Bôscoli

Coordenação geral: Viviane Amado

Produção: H. Cajaiba e Allen Guimarães

Engenharia e edição de áudio: Caio Laranjeira e Douglas Martins (Trama NaCena)

Mixagem e masterização: Fabricio Modesto (Ready2Rumble)

Assistência de som e estúdio: Caio Laranjeira, Douglas Martins e Fernando Alves (Trama NaCena)

Direção de arte e cenografia: Theo Vieira

Direção de fotografia: Ulisses Andreguetto

Edição de vídeo: Theo Vieira

Finalização: Theo Vieira

Operadores de câmera: Renan Pacheco, André Araki, Fernando Morini, Ulisses Andreguetto e Eduardo Galeno

Iluminação: Renan Pacheco

Design gráfico: Theo Vieira

Fotografia de cena: Ulisses Andreguetto

Maquiagem: Eloyse Borges

Consultoria autoral: César Vieira

Jurídico: Dr. Claudio Serzedello Corrêa

Marketing digital: Verena Marigo Teles

Assessoria de imprensa: Marcus Cesar (Batucada Comunicação)

Estúdios de gravação: Trama NaCena – São Paulo (SP)

Exibição: TV Cultura

Patrocínio: Bradesco

 


Comentários