Fundação Norma e Leo Werthein expande atuação cultural no Brasil com MASP e Instituto Tomie Ohtake

 Fundação Norma e Leo Werthein expande atuação cultural no Brasil com MASP e Instituto Tomie Ohtake

 

Programa educacional levará experiências artísticas e culturais a mais de mil estudantes e professores entre 2025 e 2026


São Paulo, 2 de dezembro de 2025 – Reafirmando sua missão de promover transformação social por meio da educação, da sustentabilidade e da arte, a Fundação Norma e Leo Werthein anuncia o lançamento no Brasil do programa “A arte: impulso criativo e transformador”, que oferecerá experiências artísticas diretas a mais de mil estudantes e professores entre 2025 e 2026.

 

A iniciativa se integra ao apoio estratégico da Fundação à programação anual do MASP e do Instituto Tomie Ohtake, reforçando a importância da arte como ferramenta para ampliar horizontes, estimular criatividade e promover inclusão cultural. Entre 2025 e 2026, o programa permitirá que cerca de mil estudantes e professores participem de visitas guiadas e percursos educativos em museus emblemáticos de São Paulo.

 

“Acreditamos no poder da arte para abrir horizontes e gerar oportunidades. Nosso programa reforça o compromisso que temos com a educação e a cultura no Brasil”, afirma Álvaro Rufiner, diretor da Fundação Norma e Leo Werthein e responsável pela área de sustentabilidade da SKY Brasil.

 

A iniciativa começou na última semana com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti, de Jaguariúna (SP), em visita ao MASP. Já os estudantes e docentes da Escola Municipal Prefeito Joaquim Pires Sobrinho, do mesmo município, participarão de atividades no Instituto Tomie Ohtake.

 

Além disso, durante o mês de dezembro, haverá um percurso exclusivo para professores na exposição Abel Rodríguez – Mogaje Guihu: “A árvore da vida e da abundância”, acompanhado pelo curador Leandro Muniz no MASP.

 

A arte como motor de transformação

A iniciativa representa um passo firme no fortalecimento da presença da Fundação no país, integrando seus três eixos estratégicos: educação, sustentabilidade e arte e cultura. Nos últimos anos, a Fundação consolidou uma agenda robusta voltada à democratização do acesso à cultura, à promoção da educação de qualidade e ao estímulo da consciência ambiental. Entre as principais ações, destacam-se:

  • Inauguração de uma escola totalmente sustentável em Mogi das Cruzes (2024);
  • Apoio à exposição “Ana Frank: Deixem-nos ser”, na Unibes Cultural;
  • Jornadas de voluntariado para melhoria de espaços educativos em Jaguariúna;
  • Expansão do Escola Plus, hub gratuito de conteúdos audiovisuais educativos.
  • Produção do documentário “7.10 Sul Vermelho” (2025), exibido pela Record TV e apresentado no MIS e na Unibes Cultural, promovendo diálogo, convivência e direitos humanos.

 

Sobre a Fundação Norma e Leo Werthein

A Fundação atua para promover projetos que integrem educação, sustentabilidade e cultura, com o objetivo de gerar oportunidades reais, fortalecer a coesão social e ampliar o acesso a experiências artísticas e educativas de qualidade.





Comentários