Filme "A Mensagem de Jequi" destaca a preservação das águas e une saberes ancestrais à educação climática
Filme “A Mensagem de Jequi” destaca a preservação das
águas e une saberes ancestrais à educação climática
- Patrocinado pelo Grupo SADA, longa-metragem encerra 2025 com circuito em premiados eventos de cinema no Brasil e no exterior e exibições itinerantes por todo o país
Dezembro de 2025 - Como se acompanhasse o movimento contínuo das águas, o filme “A Mensagem de Jequi” traçou seu próprio curso. Ao longo de 2025, mais de 12 mil espectadores assistiram ao longa-metragem em festivais e mostras nacionais e internacionais, grandes centros urbanos e povoados. A produção de forte temática socioambiental foi dirigida pelo cineasta e educador audiovisual Igor Amin e patrocinada pelo Grupo SADA.
Os afluentes de “A Mensagem de Jequi” tiveram início em janeiro, com exibição na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, reconhecido como um dos maiores eventos nacionais de cinema brasileiro contemporâneo. Em dezembro, o fluxo foi finalizado em Diamantina (MG), a apenas 30 quilômetros de distância de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro onde as filmagens aconteceram.
Após o lançamento em Tiradentes, o longa marcou presença em eventos estratégicos como a CineOP, em Ouro Preto (MG); e o FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil, no Rio de Janeiro; além de ser exibido na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Também foi exibido na COP30, em Belém (PA), como filme de abertura da Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, patrocinada pelo Grupo SADA e focada nas temáticas ambientais e das infâncias.
Simultaneamente, o filme realizou uma intensa circulação pelo interior de Minas Gerais. A Mostra Telas Amigáveis Itinerante passou por mais de 15 cidades, incluindo aquelas onde o Grupo SADA está presente, como Betim, Carbonita, Contagem, Igarapé, Itamarandiba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre e Várzea da Palma; além de outros municípios, como Almenara, Argirita, Brumadinho e Itaobim.
A estreia no circuito comercial ocorreu oficialmente em 7 de agosto, expandindo o alcance da obra para salas de cinema em todo o Brasil. E mais: o percurso do projeto ultrapassou as fronteiras brasileiras, chegando a quatro outros países: Alemanha (CineBrasil Berlim), Bélgica (Festival Internacional de Cinema para Jovens Públicos - Filem’On), Índia (Festival Internacional de Cinema Infantil de Ahmedabad) e Moçambique (Fórum de Cinema de Moçambique - Kugoma).
“A capilaridade de ‘A Mensagem de Jequi’ demonstra a força do cinema como ferramenta de transformação e transmissão da mensagem de preservação ambiental para diversos públicos, gerações e territórios. Estamos muito felizes em ter patrocinado este filme, reflexo de nosso compromisso com a cultura, a sustentabilidade e a valorização das raízes mineiras”, afirma a diretora de Sustentabilidade do Grupo SADA, Luisa Medioli.
Produzido a partir de oficinas com crianças quilombolas da Escola Estadual Mestre Virgínia Reis, no Vale do Jequitinhonha, o longa acompanha o menino quilombola Jequi na defesa das águas de sua comunidade. O protagonista, interpretado por Kaique Santos Silva, utiliza saberes ancestrais e uma mensagem na garrafa para alertar sobre os impactos da exploração predatória dos recursos naturais. A narrativa mistura realidade e imaginação para convidar o público a refletir sobre um futuro mais justo e sustentável, salientando as conexões ancestrais e o papel dos jovens na construção de um mundo mais justo e sustentável.
“Além de entreter, ‘A Mensagem de Jequi’ é um convite para refletirmos sobre o valor da água, da natureza e das comunidades tradicionais que vivem em harmonia com os rios. Ver essa história ganhar vida nas telonas é uma forma poderosa de tocar crianças, adolescentes e famílias com uma mensagem urgente e necessária”, pondera o cineasta Igor Amin.
Este filme conta com o patrocínio do Grupo SADA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Produção: Instituto Mundos. Distribuição: Ao Vento Filmes e Cocriativa. Fomento na distribuição do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Realização: Lei Paulo Gustavo, Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura, Governo Federal.
Ficha técnica
A Mensagem de Jequi
Brasil - Ficção - 73 minutos - Livre
Direção: Igor Amin
Elenco: Kaique Santos Silva, Mateus Andrade, Hillary Moreira, Meryê Paraguassu Cecília Pinto e Lírio Zango
Direção de produção: Renata Rocha | Roteiro: Adolfo Borges e Susane Meyer Portugal | Pesquisa: Roquinho | Edição: Marcos Cantanhede | Direção de arte e animações: Cecília Morbidoni | Direção de fotografia: Breno Conde | Direção de som: Daniel Nunes | Produção local: Arlei Ciano e Delane Euzébio | Gestão de projeto: Francisco Caram, Vanessa Toledo | Distribuição: Ao Vento Filmes, Cocriativa | Coordenação de distribuição: Letícia Santinon
Sobre o Grupo SADA
O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado, sendo o principal o de logística e transporte de veículos zero-quilômetro, e forma o maior conglomerado desse negócio na América Latina. Sua solidez está alicerçada em uma história de 49 anos e na visão de um futuro inovador, que transforma e colabora com o desenvolvimento do país.
Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina e Uruguai. O conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, fundição, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, terceiro setor, concessionárias de automóveis de passeio e de carga.
O Grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do empreendedorismo, do investimento em inovação e em ações alinhadas às agendas ASG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade como organização.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário